A importância da assessoria contábil na abertura de uma empresa
O Brasil é um país bastante burocrático quando o assunto é ter uma empresa. Apenas o processo de abertura de uma empresa já compete uma porção de ações que vão desde um plano de negócios até a verificação de estoque, administração de funcionários — além das questões legislativas e tributarias.
Se não forem feitas da maneira certa, todas essas operações podem ter um resultado amargo para o empreendedor. Ainda por cima, não ter uma assessoria contábil para cuidar dos impostos e dos assuntos legais pode ser bastante prejudicial.
Por que uma assessoria contábil?
A importância de uma assessoria contábil abrange, não só o momento da abertura da empresa e todos os âmbitos legais que envolvem esse processo, mas também a trajetória da companhia.
É de responsabilidade da assessoria analisar minuciosamente os balanços mensais e anuais das despesas, controlar as finanças, planejamentos e o fluxo de caixa. Além do mais, ela deve estar sempre atualizada a respeito da legislação brasileira.
Afinal, o empresário precisará consultá-la sempre que surgir alguma dúvida, pois, sem o seu diagnóstico, é impossível gerir um negócio no Brasil. Relatórios sobre lucros e perdas também ficam a cargo da assessoria contábil.
No que mais uma assessoria contábil pode ajudar?
Como já ressaltamos, uma assessoria contábil acompanhará o empreendedor durante a vida do negócio. A sua importância se estende para várias outras ações como, por exemplo, a gestão. Atividades como a preparação de contratos, reuniões e folha de pagamento, são algumas de suas responsabilidades.
Verificar as informações de registros contábeis (auditoria), solucionar casos jurídicos (perícia contábil), analisar riscos e elaborar estratégias para os seguros e a capitalização (atuária) e auxiliar a tomada de decisões referentes a administração (controladoria), também fazem parte da lista de atividades de uma assessoria.
Em relação aos tributos, o planejamento é uma das tarefas mais importantes. A assessoria contábil tem a obrigação de calcular as contribuições para o governo, a fim de impedir as multas e os juros. Impostos como o IR, IPI, INSS, PIS, COFINS e IOS são alguns dos tributos obrigatórios para empreendedores e que devem ser gerenciados com responsabilidade para evitar que o fluxo de caixa sofra perdas.
Além dos tributos, alguns assuntos legislativos são de incumbência do setor contábil. Desde 2003, o Código Civil atribuiu algumas responsabilidades para os contadores, principalmente relacionadas ao Fisco e a administração do Livro Diário que contém todas as informações das atividades do negócio e precisa estar autenticado no órgão de registro habilitado. Também cabe a assessoria a condução do regime tributário que a empresa escolheu, ele pode colaborar muito no valor final dos impostos.
Com isso, fica claro que o trabalho de uma assessoria contábil para uma empresa é fundamental se esta pretende ter uma vida longa no mercado. Não apenas pelas burocracias que o país determina, mas, também, para lidar com os diversos tributos e manter o fluxo das finanças de acordo com os interesses do proprietário.
Gostou do nosso post sobre a importância de uma assessoria contábil para a sua empresa? Que tal nós ajudar a difundir esse conhecimento compartilhando o nosso artigo nas suas redes sociais?
Stevens Fraga
Fraga Contabilidade
Vila Velha – ES
[…] o auxílio de um escritório contábil, será necessário fazer uma comparação entre os lucros presumido, real e Simples Nacional, com […]