Quando vale a pena criar uma holding familiar ES: Entenda todos os pontos

Tópicos

Holding familiar ES
Holding familiar ES

Uma holding familiar é a estratégia ideal para cuidar bem do patrimônio e protegê-lo. É uma forma de aumentar as chances de ampliar o seu dinheiro e ainda garantir que ele chegue às próximas gerações. Mas afinal, quando vale a pena ter uma holding familiar? Deste modo, nesta leitura, você vai conferir o que é uma holding familiar ES e quando vale a pena cria-la!

Além disso, vamos falar sobre como funciona o processo de criação de uma holding familiar, quanto custa uma holding e quais são as vantagens, como garantir o planejamento sucessório com uma contabilidade ES especialista em holdings, e como a nossa contabilidade no Espírito Santo – Fraga Contabilidade pode propor soluções inovadores e seguras para a administração patrimonial de holdings familiares, por exemplo.

Em outras palavras, uma estrutura societária é baseada na criação de uma empresa, capaz de trazer benefícios para a administração de bens e direitos. Pode estar relacionada a questões como o planejamento sucessório, evolução dos bens e blindagem patrimonial. Acima de tudo, com a administração e gerenciamento de holdings familiares pela nossa contabilidade, fica muito mais fácil, simples e seguro definir estas estratégias de planejamento sucessório. Deste modo, todas as ações de compra e venda de imóveis, por exemplo, passam pela análise criteriosa da contabilidade, e é definida pela sociedade empresarial dos participantes da holding familiar.

Portanto, quer descobrir quais são os principais aspectos sobre a holding familiar ES e seu funcionamento? E principalmente, se vale a pena ter uma holding familiar? Veja a seguir os principais pontos sobre o assunto. Além disso, na página do nosso blog para holdings no ES é possível encontrar uma série de conteúdos e informações relevantes sobre como funcionam as holdings familiares! A Fraga Contabilidade conta com uma equipe de consultores capacitados em bem atendê-lo e propor soluções inovadoras para a sua empresa no Espírito Santo. Acesse a nossa página e solicite um orçamento.

O que é uma holding familiar ES e quando vale a pena criar?

Em primeiro lugar, uma holding consiste em um tipo societário que centraliza de bens e direitos, podendo ter diferentes formatos. Uma holding empresarial, por exemplo, pode controlar outras empresas que fazem parte do grupo. Já no caso da holding familiar ES, ela consiste em uma estrutura societária que reúne o patrimônio dos membros de uma mesma família. Uma das diferenças em relação ao modelo tradicional é que esse tipo de holding é voltado para pessoas físicas — e não para empresas.

Deste modo, com a criação dessa estrutura, os bens e direitos que compõem o patrimônio familiar ficam no nome da holding. Desse modo, imóveis, valores mobiliários ou empresas deixam de estar no nome das pessoas físicas e passam a ser administrados pela holding. Além disso, com a criação de uma holding familiar através de uma contabilidade ES especializada, todas as questões tributárias podem ser gerenciadas de uma forma segura.

Portanto, é preciso também levar em consideração a categoria tributária da holding familiar! Ou seja, o regime de tributação de uma holding familiar é o Lucro Presumido. Em outras palavras, a empresa realiza a apuração simplificada do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Deve-se levar em consideração também que na contabilidade para holding familiar ES, o principal motivo da tributação da holding familiar ser tão vantajosa se deve ao fato do valor monetário dos bens imóveis transferidos e integrados no capital social da holding ser o que consta na Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física do ano vigente. Acima de tudo, A constituição de uma holding familiar propicia a divisão do patrimônio ainda em vida. Isso evita perdas no patrimônio, como poderia ocorrer em caso de processo de inventário comum.

Quando vale a pena criar uma holding familiar:

Deste modo, vale a pena criar uma holding familiar quando o principal objetivo da holding é proteger os ativos familiares e planejar as regras e diretrizes de gestão corporativa dos sucessores ainda em vida. Esse processo também conhecido como planejamento sucessório. Além disso, atualmente, uma holding familiar é um dos meios mais eficientes de se realizar o planejamento patrimonial, pois engloba vantagens dos campos tributário e sucessório. A holding também é uma empresa que tem o propósito de gerenciar o patrimônio de pessoas físicas que são da mesma família e passam a ter participações societárias. Em inglês, holding, “to hold”, tem o sentido de deter, reter, conter, segurar.

Além disso, uma outra situação em que vale a pena criar esta sociedade empresarial através da contabilidade para holding familiar ES é quando deseja-se blindar todo o patrimônio familiar! Neste sentido, todo o patrimônio, como, por exemplo: imóveis, automóveis e aplicações podem estar bem protegidos sob a administração societária. Entretanto, ao optar-se pela holding familiar, os herdeiros não tornam-se autônomos em relação à gestão do patrimônio. Isso porquê quando uma holding familiar é criada, são estabelecidas regras legais que conduzem o patrimônio que foi doado em forma de cotas aos herdeiros.

Holding familiar ES

Como funciona o processo de criação de uma holding familiar no Espírito Santo?

Até aqui, vimos sobre o que é uma holding familiar e quando vale a pena criar uma sociedade empresarial para este tipo de holding. Nesta seção, vamos falar sobre como funciona o processo de criação de uma holding familiar no Espírito Santo! Em outras palavras, Além de entender o que significa uma holding familiar é fundamental compreender como ela funciona. Assim, fica mais fácil compreender como ela pode ajudar a sua família, se for o caso de contar com esse tipo societário. Deste modo, entenda a seguir o funcionamento da holding familiar ES e veja quais são os pontos que exigem atenção!

Quais são os tipos de holding familiar e como funciona a constituição societária?

Para começar, vale saber que as holdings são divididas em dois tipos: as puras e as mistas. As primeiras são aquelas cujo objeto social tem apenas a finalidade de participação no patrimônio. Logo, a finalidade é apenas estruturar os bens e direitos da família. Deste modo, as holdings mistas preveem, além da participação do patrimônio, a exploração das atividades com fins lucrativos. Assim, é possível controlar os imóveis e fazer a administração e a locação dos bens, por exemplo.

Além disso, com os serviços financeiros em Vila Velha – ES da Fraga Contabilidade é possível encontrar várias soluções contábeis para a administração de bens e balanço financeiro das sociedades empresariais. A Fraga Contabilidade conta com 50 anos de experiência no mercado financeiro e contábil. E pode ajudar os integrantes de uma família com o planejamento tributário e sucessório com a criação da holding familiar. Solicite um orçamento com a nossa equipe técnica e descubra os benefícios!

Como funciona a constituição societária e a tomada de decisão em holdings familiares?

Geralmente, as holdings familiares são constituídas como sociedades limitadas (LTDA). Como o patrimônio dos sócios está integralizado como capital social, eles ficam protegidos contra problemas comuns entre as pessoas físicas, como a comunicação do patrimônio em relação a dívidas. Deste modo, ocorre também a melhor administração financeira e tributária contratando-se os serviços de uma contabilidade especializada. Em outras palavras, as holdings familiares devem estar também legalizadas na categoria do Lucro Presumido, por exemplo.

Portanto, cada sócio tem uma quota de participação na sociedade. Desse modo, qualquer lucro recebido com o patrimônio que está sob domínio da holding será dividido proporcionalmente, de acordo com o que consta no contrato social. Os nossos serviços financeiros em Vila Velha – ES também salienta que, com relação à tomada de decisão dentro das holdings familiares, outro aspecto para considerar é que a criação de uma holding familiar com o capital social formado pelos bens dos sócios faz com que a administração seja conjunta. Portanto, qualquer decisão sobre a gestão, alienação, pagamentos e outros detalhes deve contar com a participação de todos.

Deste modo, para a holding familiar ES, nesse sentido, é comum realizar assembleias para que os sócios da holding possam dar seus votos e debater os temas principais. Assim, é possível evitar que as partes sejam prejudicadas por determinadas decisões — como a venda de um bem ou uma escolha sobre a administração. Acima de tudo, existe um enquadramento jurídico para a holding familiar que pode ser constituída sob a forma de Sociedade Limitada ou Sociedade Anônima. Tal possibilidade está formalizada no Art. 2º, § 3º, da Lei nº 6.404/76, a lei das Sociedades Anônimas. Tornando, portanto, perfeitamente legal a constituição de uma holding. Clique neste link e confira!

Como funciona a questão tributária para holdings familiares?

A tributação é outro ponto importante a considerar sobre a holding familiar. Na prática, a cobrança de impostos difere da que acontece no caso de pessoas físicas devido ao formato societário por meio do qual ela funciona. Um exemplo é que os lucros são distribuídos para os sócios proporcionalmente. Por lei, esses dividendos têm isenção do Imposto de Renda (IR), o que pode ajudar a aumentar os ganhos com a estrutura. Portanto, a Fraga Contabilidade pode atuar também como assessora contábil para a legalização e enquadramento da sociedade empresarial de acordo com o Lucro Presumido, por exemplo.

Além disso, com o contador em Vila Velha – ES é possível que considerem-se as diferentes alíquotas de IR! Em outras palavras, como pessoa jurídica, o imposto sobre o aluguel pode ser menor que a alíquota cobrada sobre pessoa física, dependendo do regime de tributação escolhido, por exemplo. Mas toda esta análise precisa ser planejada e discutida com a contabilidade ES, para que o balanço patrimonial e o planejamento financeiro da holding familiar possa ser bem analisado. Para que as melhores decisões administrativas e financeiras sejam tomadas juntamente com a contabilidade ES.

Quanto custa uma holding familiar ES e quais são as vantagens?

Contabilidade para holding familiar ES
Contabilidade para holding familiar ES

Abrir uma holding familiar significa começar uma empresa específica para administrar o patrimônio de algumas pessoas. Os custos para fazer isso dependem do porte da empresa e de diversos detalhes do processo. Além disso, Uma holding familiar demandará dois tipos de custos: para criar a holding e para mantê-la. Para sua criação, o custo gira em torno de R$ 15.000,00. Estão incluídos nesse valor gastos, por exemplo, com:

  • Honorários advocatícios;
  • Contador;
  • Taxas diversas;
  • Registro em cartório;
  • Emissão de certidões e livros.

Entretanto, com um contador em Vila Velha – ES, todos os processos administrativos e burocráticos para a criação de uma holding familiar podem ser simplificados! Por exemplo, uma holding que tenha o objetivo de gerir muitos bens envolve burocracia e custos maiores – especialmente se existirem diversas empresas sob controle dela. Então, é preciso consultar um profissional para calcular os custos de acordo com as especificidades da família. Acesse agora mesmo a nossa página de especialidades no ES e confira!

Deste modo, além do valor citado acima, há também a necessidade de desembolsar cerca de R$ 4.000,00 por imóvel, se for o caso, para que seja feito o registro no cartório oficializando a transferência do bem da pessoa física para a holding. Já para realizar a manutenção da holding, o custo mensal pode variar de acordo com o tipo de serviço contratado e demandas específicas dos gestores.

Quais são as vantagens da holding familiar ES:

Agora que você conhece o funcionamento, mas ainda está em dúvida se vale a pena ter uma holding familiar, é interessante saber quais são os seus principais benefícios. Desse modo, há como entender por que tantas pessoas recorrem a essa alternativa na gestão de recursos. Descubra através deste link quais são os principais pontos positivos de abrir uma holding familiar patrimonial!

Melhoria do controle do patrimônio:

O primeiro benefício de compor uma estrutura desse tipo é a otimização da administração patrimonial. Ao criar a sociedade, o controle dos bens passa a ser da pessoa jurídica, que pode ser uma sociedade anônima, simples ou empresária. Além disso, existe a possibilidade de nomear um administrador com experiência na área — que não precisa ser um dos sócios. Ele fará a gestão de todo o patrimônio da holding familiar conforme os interesses dos donos dos bens.

Portanto, a nossa contabilidade para holding familiar ES ainda afirma que Dessa forma, há a chance de otimizar a administração do patrimônio, tornando-a mais estratégica e evitando a dilapidação causada por má gestão. Ainda, a atuação profissional pode contribuir para melhorar a geração de rendimentos. Como consequência, é possível fazer o patrimônio evoluir.

Obtenção da blindagem patrimonial:

O aumento da proteção patrimonial é outro benefício que pode ser obtido com a criação de uma holding familiar. Primeiramente, isso acontece porque a participação societária é limitada a pessoas específicas e aprovadas da mesma família. Então há como proibir a entrada de terceiros. Deste modo, como a holding tem uma personalidade jurídica, os bens pertencem à sociedade, e não aos sócios individualmente. Logo, se um deles sofrer uma cobrança, contrair dívidas ou for alvo de uma execução judicial, o patrimônio da empresa não será atingido.

Isso acontece porque a dívida pertence à pessoa física do sócio e não à sociedade. Desse modo, os bens da pessoa jurídica não sofrerão constrição. Porém, aqui é preciso ficar atento a alguns pontos legais. Além disso, na holding familiar ES, o sócio não pode utilizar a holding para manipular dívidas, evadir-se de obrigações ou cometer fraudes contra credores. Se uma dessas situações ficar comprovada em um processo judicial, os credores podem utilizar o incidente de desconsideração de personalidade jurídica.

Facilidade com o planejamento sucessório:

A nossa contabilidade para holding familiar ES também afirma que a holding também é muito utilizada para facilitar a sucessão de bens, ou seja, a divisão que ocorre na herança. Nesse caso, é fundamental que todas as regras sobre o assunto estejam elencadas no contrato social da sociedade. Acima de tudo, para entender melhor, vale considerar que, sem a holding, a sucessão e a herança serão determinadas pelo Direito de Família aplicado às pessoas físicas. Assim, existem herdeiros obrigatórios que devem receber, pelo menos, 50% dos bens do falecido.

Deste modo, os outros 50% são de livre disposição. Se não houver um testamento em vida, os bens restantes serão divididos entre os herdeiros necessários, como os filhos. Na prática, as etapas são executadas com a ajuda de um processo de inventário e de partilha de bens. Em geral, esse procedimento tende a ser demorado e custoso, especialmente quando as partes não entram em acordo. Há gastos com a própria justiça, honorários advocatícios e tributos para a transmissão das propriedades, por exemplo.

Aumento da eficiência tributária:

Recorrer a um holding familiar também pode ser benéfico do ponto de vista dos impostos. Com essa estrutura, você pode realizar um planejamento tributário eficiente, ajudando na realização da elisão fiscal. Convém notar que esse termo não é o mesmo que evasão fiscal. Enquanto evadir recursos significa diminuir o pagamento de impostos de modo ilícito, fazer a elisão envolve diminuir a carga tributária de maneira totalmente legal.

Além disso, os nossos serviços financeiros em Vila Velha – ES ainda salienta que como as condições de tributação podem ser diferenciadas, a holding pode pagar menos impostos em suas operações. Os sócios também podem se beneficiar da estratégia, já que os custos sobre o seu patrimônio serão menores e há chances de receber dividendos isentos de IR.

Diminuição dos custos:

No geral, recorrer a uma holding familiar ajuda a diminuir os custos relacionados à gestão e à manutenção do patrimônio. Como você viu, o processo sucessório pode se tornar mais simples, ajudando a diminuir os custos. Também podem ocorrer menos cobranças de tributos. É o que acontece diante da não incidência do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) ou do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Em outras palavras, como consequência, é possível evitar a dilapidação do patrimônio e aumentar sua proteção. Com isso, as próximas gerações podem ser especialmente favorecidas, já que será possível reduzir as perdas financeiras com o passar do tempo, por exemplo.

Composição personalizada:

Ao montar uma holding familiar ES, essa estrutura pode atender às características e necessidades específicas da sua família. Há como definir quem fará parte do contrato social e como ocorrerá a distribuição de cotas, por exemplo.Também existe a chance de decidir como ocorrerá a integralização do patrimônio e quais são as regras para observar nessa estrutura. Deste modo, todas as necessidades da família e do patrimônio podem ser contempladas.

Além disso, esse benefício ajuda a garantir a satisfação de todos envolvidos e torna a ferramenta útil para superar os principais desafios da gestão patrimonial. Se você ficou interessado(a) e quer saber mais a respeito das Leis sobre holdings familiares, acesse agora mesmo o link deste site e confira a jurisprudência e legislação sobre as sociedades empresariais.

Holding familiar ES

Como garantir o planejamento sucessório com a contabilidade para holding familiar ES?

Com a ajuda de um contador em Vila Velha – ES, é possível que uma das principais vantagens da holding familiar se relaciona com a facilidade na sucessão patrimonial. Sem uma holding familiar, a sucessão causa mortis ocorre por meio de inventário, seja ele administrativo ou judicial. Quanto mais bens o falecido tiver, mais complexa será a divisão destes entre os herdeiros, que podem ser necessários ou testamentários – os primeiros são os que possuem direito aos bens previsto por lei e os segundos são os que foram incluídos pelo proprietário antes do falecimento.

Deste modo, Para evitar processos burocráticos como esse, elabora-se então o planejamento sucessório. Ele, é realizado por meio da constituição de uma ou mais pessoas jurídicas, denominada, holding familiar. Nela, os bens passam a ser pessoas jurídicas e os herdeiros passam a ser “donos” de ações desta empresa. Vale lembrar que, ainda que as ações tenham sido doadas aos herdeiros, enquanto vivo, o patriarca ainda detém poder sobre elas.

Portanto, por indicar quais são os sucessores na empresa, a holding evita os problemas relacionados a herança que podem surgir quando se utiliza apenas o inventário. Além disso, utilizar esse tipo de pessoa jurídica faz com que a administração do patrimônio familiar se torne mais fácil e a um custo menor, já que pressupõe a divisão de bens do patriarca com este ainda vivo, o que reduz os gastos com inventário quando há sucessão causa mortis. Acima de tudo, com o contador em Vila Velha – ES é possível que todas as etapas do planejamento sucessório para holdings familiares sejam feitas com segurança e eficiência nos processos tributários e administrativos!

Serviços financeiros em Vila Velha – ES
Serviços financeiros em Vila Velha – ES

Por que a nossa contabilidade para holding familiar ES – Fraga Contabilidade pode oferecer as melhores soluções em criação e administração de holdings no ES? 

Conte com o suporte de uma contabilidade especializada em soluções financeiras e administrativas para criação e administração de holdings familiares no ES, como a Fraga Contabilidade. O nosso escritório contábil oferece atendimento segmentado e especializado em atividades de planejamento sucessório, administração financeira e gerenciamento tributário. Tenha o apoio de uma contabilidade para holding familiar ES para pessoas físicas e jurídicas no Espírito Santo. Visamos apoiar todo o funcionamento e gestão do planejamento sucessório para holdings e serviços administrativos.

Conheça alguns dos serviços oferecidos pela nossa contabilidade: contabilidade para holding familiar ES, contabilidade consultiva ES, emissão de certificado digital ES, abertura de empresa ES, assessoria fiscal ES, assessoria contábil ES, assessoria trabalhista ES, dentre outras soluções que podemos propor para os empreendedores, pessoas físicas, pessoas jurídicas e empresas no Espírito Santo e no Brasil.

A Fraga Contabilidade conta com 50 anos de experiência em assessoria contábil e tributária para soluções em administração e gerenciamento empresarial, e pode ajudar você com a projeção de balanços financeiros, balanço patrimonial e gerenciamento de holdings familiares no Espírito Santo! Podemos propor as melhores soluções em termos de tecnologia e inovações tributárias agregada aos processos fiscais e jurídicos em Vila Velha – ES.

Tudo isso, com segurança e eficiência! Somos especialistas em gerenciar e administrar as atividades financeiras e tributárias no ES juntamente com o planejamento sucessório para pessoas físicas e jurídicas. Contando-se com o apoio da nossa equipe de especialistas dedicados em nossos processos de consultoria, é possível garantir a segurança administrativa e tributária para holdings familiares e gerenciar os trâmites de planejamento sucessório de forma garantida! 

Gostou do nosso post sobre as nossas soluções em gerenciamento, administração societária e consultoria contábil para as questões de holdings familiares no Espírito Santo? Então acompanhe as postagens da Fraga Contabilidade no Instagram e conheça mais sobre os serviços administrativos e contábeis que podemos trazer a você e à sua empresa no ES e no Brasil. 

Escreva-nos e entraremos em contato com você

Compartilhe esse post

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Nós utilizamos cookies: Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.