O FGTS Digital em 2024 começou em março: Saiba quais são as mudanças?

FGTS digital em 2024
FGTS digital em 2024

O FGTS digital em 2024 começou em março! Você sabe quais são as principais mudanças? Em suma, a partir de Março/2024, o FGTS só será pago pelo PIX, usando QR Code ou Copia e Cola. Não precisa ter chave PIX, só uma conta que permita esse tipo de pagamento. Além disso, com o FGTS Digital, a data de vencimento muda do dia 7 para o dia 20 de cada mês. Portanto, deve-se ajustar o fluxo de caixa das empresas, porque agora terão mais guias vencendo no dia 20.

O que é muito importante notar, é que essa mudança vale só a partir de Março/24. Ou seja, em 07/03/2024, ainda têm que pagar o FGTS de Fevereiro/24, gerado na SEFIP.Você vai conferir logo abaixo quais são os benefícios garantidos com o novo FGTS digital, quais são as principais mudanças em 2024, quem está obrigado a utilizar o FGTS digital e quais são as principais vantagens do novo modelo de FGTS. Além disso, a Fraga Contabilidade pode oferecer aos nossos clientes no Espírito Santo e no Brasil o que há de mais inovador e completo em soluções tributárias e previdenciárias para os trabalhadores brasileiros.

Portanto, o FGTS digital em 2024 veio para simplificar todos os procedimentos e trâmites dos trabalhadores com relação à Previdência Social!Em outras palavras, em março de 2024 o FGTS será integrado à nova plataforma da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho – SIT. Acima de tudo, para os empresários e empregadores é importante ficar atento às principais mudanças: Forma de pagamento – que deverá ser pago exclusivamente através do PIX. Além disso, com a entrada do novo FGTS digital, haverá a mudança na data de vencimento da guia mensal, que passa do dia 7 para o dia 20 de cada mês, conforme mencionado no começo da matéria.  

O que é o FGTS Digital em 2024 e quais são as principais mudanças?

Com o FGTS digital em 2024, as principais mudanças estão relacionadas com a solicitação de procuração para que a nossa contabilidade possa acessar os dados. Em outras palavras, com a nova plataforma do FGTS digital, os trabalhadores e empreendedores no ES e no Brasil devem autorizar a Fraga Contabilidade a consultar todos os dados e procedimentos da sua empresa ou questões previdenciárias relacionadas, por exemplo. Portanto, confira na imagem a seguir o que muda com a nova plataforma do FGTS para empresas e trabalhadores no ES:

Principais alterações do FGTS em 2024.
Principais alterações do FGTS em 2024.

Além disso, a nossa contabilidade ES ainda esclarece que O FGTS digital envolve a digitalização de vários processos relacionados a esse fundo, como consulta de saldo, saque, depósito, e informações sobre contas vinculadas. Acessando agora mesmo a página de serviços da Fraga Contabilidade, é possível encontrar soluções administrativas e contábeis para a situação cadastral do seu FGTS junto à Caixa Econômica Federal. Confira a seguir a principal Tabela de mudanças do FGTS em 2024:

ItemMudançaDescrição
1Eliminar burocracias e custos adicionais.Com a nova plataforma do FGTS digital, custos desnecessários e processos burocráticos podem ser eliminados, garantindo agilidade e eficiência.
2Diminuir os custos operacionais incorridos pelo FGTS.Algumas operações geram custos desnecessários, como, por exemplo, procedimentos bancários, taxa de juros e multas. Com o novo FGTS 2024, estas despesas extraordinárias poderão ser diminuídas.
3Reduzir as despesas com tarifas pagas à rede arrecadadora do FGTS.Despesas como tarifas pagas e outros custos da rede arrecadadora do FGTS poderão ser reduzidas com o novo modelo de FGTS em 2024.
4Digitalizar serviços (agilizar e automatizar procedimentos).A digitalização de serviços pode automatizar procedimentos e garantir a total eficiência de trâmites e operações digitais dentro do sistema do novo FGTS em 2024.
5Melhorar os serviços voltados para trabalhador e empregador.Com esta nova plataforma digital do FGTS, a melhoria de serviços prestados ao trabalhador brasileiro e para o empregador poderá garantir a maior segurança e agilidade em concessão de benefícios e direitos, por exemplo.
6Promover a integração de ambientes e facilitar o acesso e gerenciamento de informações.Com o FGTS digital, o acesso e gerenciamento de informações podem ser facilitados, garantindo-se a integração de ambientes digitais e a busca de dados de empresas e trabalhadores.
7Diminuir a postergação da arrecadação anual do FGTS.Com as facilidades e os benefícios do FGTS digital, atrasos com a arrecadação anual do FGTS poderão ser diminuídos. Com isso, o trabalhador e o empregador possuem o benefício de que todos os seus trâmites e processos sejam atendidos com mais facilidade e menor burocracia.
Tabela I – Mudanças do FGTS digital em 2024.

Com a nossa contabilidade ESFraga Contabilidade, fica muito mais simples, rápido e seguro a sua empresa oferecer ao trabalhador toda a plataforma do FGTS digital, de forma instantânea e cumprindo todos os pré-requisitos da Receita Federal! Além disso a nossa contabilidade on-line pode oferecer aos nossos clientes no ES e no Brasil atendimento 100% personalizado, plano contábil e de negócios, gestão do BPO financeiro da sua empresa, além de regularização tributária e análise de pendências trabalhistas com a Previdência Social.

Somos especialistas em direitos tributários dos trabalhadores e empregadores brasileiros. Estamos há mais de 50 anos no mercado contábil do Espírito Santo, oferecendo soluções inovadoras, que realmente têm impacto positivo e transformador na vida de empreendedores e trabalhadores. Se você quer dar o próximo passo e quiser saber ainda mais sobre as nossas soluções em FGTS e Previdência, entre em contato com um de nossos consultores, ou se preferir saiba mais sobre os nossos planos contábeis disponíveis em nossa página. A Fraga Contabilidade está comprometida em bem atendê-lo(a) e proporcionar a melhor experiência de serviços aos nossos clientes no ES e no Brasil!

Quais são as formas de pagamento do FGTS Digital em 2024?

O nosso escritório de contabilidade ES vai ajudar você nesta etapa a saber quais são as formas de pagamento do FGTS digital para o ano de 2024! Deste modo, a partir de março de 2024, o FGTS deverá ser pago exclusivamente através do PIX, QR-Code ou transação Copia e Cola. Lembrando que não é necessário possuir uma Chave PIX, apenas uma conta habilitada para esse tipo de pagamento. Portanto, a guia que você receberá para pagamento virá no seguinte formato como a imagem abaixo exemplifica:

Guia de pagamento do FGTS digital em 2024

Além disso, vamos mostrar a você logo abaixo como funcionam estas formas de pagamento! Confira:

  • PIX: O funcionamento do Pix é baseado, principalmente, no uso de meios digitais para a realização de transferências. Um pagamento via Pix, portanto, costuma ser feito com o apoio da internet — como no internet banking em site ou aplicativo. Na hora de enviar recursos, é preciso ter a chave da conta de destino.
  • QR-Code: Um código QR armazena dados, da mesma maneira que um código de barras. Esses dados podem incluir URLs de sites, números de telefone ou até 4.000 caracteres de texto. Os códigos QR também podem ser usados para: Levar diretamente para o download de um aplicativo na Apple App Store ou no Google Play.
  • Copia e Cola: O Pix Copia e Cola funciona exatamente como a versão tradicional de transferência. Mas, como o nome já indica, é preciso “copiar” o link, ou a sequência de códigos cadastrados, e “colar” no app do seu banco. Depois de confirmar as informações e colocar a sua senha, o Pix é concluído com sucesso!

Portanto, com o FGTS digital em 2024 é possível aproveitar todas as vantagens e facilidades que o PIX oferece. Em outras palavras, a nova plataforma digital do FGTS, além de garantir a otimização do tempo de processos burocráticos e proporcionar maior facilidade e segurança ao trabalhador e ao empregador, ela ainda foi desenvolvida para que todos os bancos digitais possam aproveitar das vantagens do PIX, QR-Code e Copia-Cola para as movimentações financeiras, por exemplo.

Quais são as vantagens do FGTS Digital em 2024?

Contabilidade ES
Contabilidade ES

O nosso contador Espírito Santo salienta que há inúmeras vantagens ao utilizar a nova plataforma do FGTS digital! Você vai conferir na Tabela a seguir. Mas, como, alguns exemplos, podemos citar o acesso mais fácil às informações, agilidade nos saques, maior controle dos trabalhadores aos trâmites e processos e redução da burocracia. Estes são alguns exemplos os quais mostram como empregadores tanto como trabalhadores podem aproveitar estas novas funcionalidades!

ItemVantagemDescrição
1Acesso mais fácil às informaçõesOs trabalhadores podem consultar o saldo de suas contas do FGTS, extratos e informações sobre depósitos diretamente por meio de aplicativos ou sites do governo, por exemplo.
2Agilidade nos saquesOs saques de contas do FGTS podem ser solicitados e autorizados digitalmente, o que torna o processo mais rápido e conveniente.
3Maior controleOs trabalhadores podem acompanhar de perto as informações sobre seus depósitos e saldo, garantindo maior transparência, por exemplo.
4Redução da burocraciaA digitalização dos processos reduz a necessidade de papelada e torna os procedimentos mais eficientes.
Tabela II – Tabela de vantagens do FGTS digital em 2024.

FGTS Digital em 2024: Quem está obrigado a utilizar o FGTS digital neste ano?

Com relação ao FGTS Espírito Santo, a partir da entrada em vigor do sistema, todos os empregadores obrigados a recolher FGTS deverão utilizar o FGTS Digital. Ou seja, empresas dos Grupos 1, 2, 3 e 4 do eSocial, conforme o cronograma, que já transmitem eventos de remuneração devem gerar guias e realizar a gestão do pagamento pela plataforma. Confira a descrição a seguir:

  • eSocial calcula as bases de FGTS de acordo com as incidências das rubricas utilizadas pelo empregador nas remunerações. 
  • As rubricas, por sua vez, também são declaradas e cadastradas pelo empregador, o que define se haverá ou não incidência de FGTS.
  • Com a plataforma digital, a arrecadação do FGTS é feita exclusivamente pelo PIX, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central.
  • Isso significa que a guia deixa de ter código de barra e passa a contar com QR Code e código do tipo Pix Copia e Cola.

Vale a pena ressaltar também que o prazo de vencimento do FGTS permanece até o 20º dia do mês seguinte ao da competência.

Contador Espírito Santo
Contador Espírito Santo

Além disso, a Fraga Contabilidade está aqui para auxiliar os nossos clientes, empresas e trabalhadores com as questões tributárias e contábeis do novo FGTS Digital em 2024. Entre em contato conosco através de um de nossos links disponibilizados abaixo, siga-nos em nossas redes sociais e solicite um orçamento personalizado com um de nossos consultores! Contamos com toda a experiência de mercado necessária para auxiliar a sua empresa, contabilizando cases de sucesso e muitos clientes satisfeitos.

FGTS Digital em 2024: Por que Fraga Contabilidade pode ajudar o MEI com as questões cadastrais e tributárias em 2024?

Ao contar com os serviços da Fraga Contabilidade para FGTS digital em 2024, os trabalhadores e pessoas físicas no Espírito Santo podem estar mais bem informados e seguros com as obrigações tributárias e previdenciárias junto à Previdência Social (https://www.gov.br/previdencia/pt-br). Além disso, os trabalhadores que atuam como CLT podem estar mais bem orientados e seguros com relação às contribuições previdenciárias e o FGTS Espírito Santo, para que eles possam trabalhar e contribuir junto ao INSS.

Deste modo, podemos propor o que há de mais novo e eficaz em soluções tributárias e regularização de contratos de trabalho, consultoria contábil, orientação para emissão de protocolos junto à Previdência Social, FGTS digital em 2024, e muito mais! Acessando-se a página das nossas especialidades no Espírito Santo é possível conferir todas as soluções que nós – da Fraga Contabilidade podemos oferecer para pessoas jurídicas e empreendedores autônomos no Brasil.

Gostou das dicas sobre contabilidade 2024 no ES? Deixe o seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais. Siga a Fraga Contabilidade no Instagram!

Quer saber mais sobre a gestão de empreendimentos? Acompanhe nosso blog e aprenda como emitir notas fiscais para a sua empresa! 

Assuntos relacionados:
escritório de contabilidade es – papel contadorcontabilidade tributária – santa maria de jetibácontabilidade consultiva jaguaré – papel contadorcontabilidade de custos sooretama – contador profissionalcontabilidade para licitações es – escritório de contabilidade escnpj empresas regiao metropolitana escnpj empresas conceição da barracnpj empreendimenros alegrecnpj empresas baixo guanducnpj empresas ibatibacnpj empresas mimoso do sulcnpj empreendimentos iúnacnpj empresas vila velhacnpj empresas santa teresacnpj empreas rio bananalcnpj empresas pancascnpj empresas vargem altacnpj empresas montanha – prestacao contascontabilidade para empresas muniz freire – gestão transparentecontabilidade para empresas joão neiva – auditorias empresariaiscontabilidade empresas vila valério  – emissão de notas fiscaiscontabilidade para empresas irupi – prestacao contas, como abrir cnpj empresas es-casteloconheça melhor contabilidade holding familiar vila velhaconheça melhor contabilidade de custos escontabilidade – essencial para cafeterias escontabilidade para empresas de telefonia em domingos martinscontabilidade para padarias espírito santocontrate contabilidade especializada esfolha de pagamento – contabilidade consultiva esfolha de funcionários – contabilidade tributária são gabriel da palhamelhor contabilidade para empresas es – inovando sempreobrigações contador para empresas essalario contador e imposto de renda esserviços para administração de empresas no esserviços para conciliação bancária em afonso cláudio escontabilidade para emissão do DARF em vitória com qualidade.

Compartilhe esse post

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Nós utilizamos cookies: Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.