Especialidades

Conheça nossas especialidades e como elas podem ajudar o seu negócio a crescer.

Contabilidade ES para arquitetos

Contabilidade ES para arquitetos
Contabilidade ES para arquitetos

A contabilidade ES para arquitetos é de fundamental importância para os profissionais da área de arquitetura e urbanismo que sonham em empreender e conquistar o seu espaço no mercado de trabalho! Portanto, antes de mais nada, é necessário que os arquitetos no ES conheçam as possibilidades jurídicas para atuarem como Microempresa (ME) – onde o tipo de empresa ideal pode ser definida para o seu negócio com a Fraga Contabilidade. Deste modo, os modelos de sociedade empresarial, envolvem três modalidades: Empresário Individual (EI), EIRELI, Sociedade Empresária Limitada (LTDA), e Sociedade Simples. Além disso, existem outros tipos de sociedades para Pessoa Jurídica conforme mostraremos a você ao decorrer desta leitura.

Acima de tudo, contar com uma contabilidade consultiva para ajudar os arquitetos a darem os seus primeiros passos no rumo do empreendedorismo é o objetivo da Fraga Contabilidade! Estamos há mais de 50 anos no mercado contábil brasileiro, portanto.

Temos como missão e valores proporcionar serviços de qualidade e eficiência aos profissionais da área de arquitetura, e trabalhamos com honestidade e integridade para entregar os melhores resultados aos nossos clientes no Espírito Santo e no Brasil.

Em outras palavras, a contabilidade ES para arquitetos é o passo inicial e fundamental para que os arquitetos no ES possam abrir um CNPJ em primeiro lugar, atrair clientes e expandir os seus serviços do escritório de arquitetura.

Deste modo, como uma das especialidades da Fraga Contabilidade, a consultoria contábil para arquitetos conta com um plano completo e organizado para que a sua empresa de arquitetura no Espírito Santo possa se destacar no mercado, e assim gerar fluxo de caixa e valor de mercado no ramo da construção civil. Acompanhe a seguir o que é e como funciona a nossa contabilidade para arquitetos no ES!

O que é e como funciona a contabilidade ES para arquitetos?

Quando estamos falando de uma contabilidade ES para arquitetos, esta atividade envolve o registro, a análise e o gerenciamento das transações financeiras relacionadas às atividades profissionais dos arquitetos. Em outras palavras, pode-se dizer que a contabilidade para arquitetos envolve a análise tributária, financeira e administrativa do futuro empreendimento a partir de métricas econômicas e tributárias,

A seguir, são apresentados alguns aspectos importantes sobre como a contabilidade funciona para profissionais dessa área, conforme exemplificado na Tabela – I:

ItemAção contábilDescrição
1Registro de receitas e despesas, por exemploOs arquitetos precisam manter um registro detalhado de todas as receitas e despesas associadas às suas atividades profissionais. Isso inclui honorários, custos de materiais, despesas com viagens, entre outros, por exemplo.
2Emissão de Notas Fiscais, por exemploA emissão de notas fiscais é uma prática essencial para os arquitetos, pois é um documento que comprova a prestação de serviços. As notas fiscais devem estar em conformidade com as regulamentações fiscais locais.
3Planejamento Tributário, por exemploA contabilidade para arquitetos também envolve o planejamento tributário. Isso significa entender as leis fiscais locais e buscar maneiras legais de otimizar a carga tributária, aproveitando deduções fiscais e benefícios disponíveis, por exemplo.
4Gestão de Custos, por exemploOs arquitetos muitas vezes lidam com projetos que envolvem diferentes custos, como mão de obra, materiais, despesas com deslocamento, entre outros. Uma contabilidade eficiente inclui a gestão detalhada desses custos para garantir que os projetos sejam financeiramente viáveis.
5Controle de Fluxo de Caixa, por exemploManter um controle eficiente do fluxo de caixa é fundamental para garantir que a empresa tenha fundos disponíveis para suas operações diárias, além de honrar compromissos financeiros, como pagamento de fornecedores e despesas fixas, por exemplo.
6Gestão de Contratos e Pagamentos, por exemploA contabilidade para arquitetos também envolve a gestão de contratos e pagamentos. Isso inclui o acompanhamento de prazos de pagamento de clientes, a emissão de faturas e o gerenciamento de pagamentos a fornecedores e colaboradores.
7Cumprimento de Obrigações Legais, por exemploOs profissionais precisam cumprir várias obrigações legais, como a entrega de declarações fiscais, o pagamento de impostos e a conformidade com regulamentações específicas para profissionais autônomos ou empresas de arquitetura, por exemplo.
8Relacionamento com Profissionais Contábeis, por exemploMuitos arquitetos optam por contar com a assistência de profissionais contábeis especializados. Contadores podem fornecer orientação sobre aspectos fiscais, previdenciários e trabalhistas, garantindo que a contabilidade esteja em conformidade com as normas legais e fiscais.
9Contabilidade de Custos do Projeto, por exemploPara projetos específicos, a contabilidade pode ser realizada de forma mais detalhada, considerando custos diretos e indiretos, além de ajudar na formação de preços e orçamentos futuros, por exemplo.
10Utilização de Ferramentas Contábeis, por exemploO uso de software contábil facilita a organização financeira. Ferramentas específicas para profissionais criativos podem ajudar a simplificar processos e a gerar relatórios financeiros úteis.
Tabela I – Atividades da contabilidade para arquitetos no ES.

Além disso, o escritório de arquitetura ES deve estar devidamente registrado no CAU/ES – Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo, para que todos os trâmites legais e administrativos referentes à legalização e registro do profissional empreendedor possam ser realizados com segurança.

Acima de tudo, sem o registro no CAU/ES, o arquiteto formado não pode atuar como pessoa jurídica no Espírito Santo! Portanto, entre em contato agora mesmo com a Fraga Contabilidade, que mostraremos à você todos os passos para se tornar uma Pessoa Jurídica no ramo de Arquitetura e Urbanismo no ES.

Em suma, pode-se dizer também que manter uma contabilidade eficiente é fundamental para o sucesso financeiro e a sustentabilidade do negócio de arquitetura. Profissionais contábeis especializados podem fornecer orientação valiosa e ajudar a garantir o cumprimento das obrigações legais e fiscais. Para isso, a Fraga Contabilidade é a melhor opção em termos de planos contábeis para os profissionais arquitetos que desejam empreender no ramo. Contamos com os seguintes planos para arquitetos:

Plano Essencial: Neste plano oferecemos aos empreendedores que possuem faturamento de até 100 mil reais por mês. Nele, oferecemos sistema de gestão financeira, contabilidade digital, apuração de impostos, suporte on-line completo, simples nacional,análise e apuração de impostos mensais, envio das obrigações mensais, folha de pagamento de sócios, sistema de gestão financeira, contratação de 1 funcionário, sede virtual gratuita, suporte pelo WhatsApp, E-mail e Telefone.
Plano Plus: Oferecemos aos empreendedores que possuem faturamento de até 200 mil reais por mês. Neste plano, está incluso toda a gestão financeira, contabilidade digital, suporte através do aplicativo da Fraga Contabilidade, toda a apuração de impostos mensais, envio das obrigações mensais, contratação de 1 funcionário, folha de pagamento de sócios, sede virtual gratuita, suporte pelo WhatsApp, E-mail e Telefone.
  • Plano Premium: Este plano foi desenvolvido para os empreendedores que possuem faturamento de até 400 mil reais por mês. Portanto, ele é ideal para os profissionais de arquitetura que já possuem empresas no Brasil, e que desejam aproveitar todos os serviços de uma contabilidade digital – como os serviços da Fraga Contabilidade. Portanto, neste plano você poderá contar com gestão financeira, contabilidade digital, apuração de impostos mensais, envio das obrigações mensais, contratação de 1 funcionário, folha de pagamento de sócios, sede virtual gratuita, suporte pelo WhatsApp, E-mail e Telefone.

Viu só como o seu escritório de arquitetura ES pode contar com estas e outras vantagens que só a Fraga Contabilidade oferece? Deste modo, a contabilidade para arquitetos é uma opção muito vantajosa e viável para os profissionais de Arquitetura e Urbanismo que estão começando agora a sua jornada no empreendedorismo!

E também para aqueles arquitetos que já estão há muito tempo no mercado de trabalho, e desejam inovar a sua empresa com as soluções inovadoras que só a Fraga Contabilidade pode oferecer. Não perca tempo! Entre em contato conosco e solicite uma proposta 100% personalizada para o seu perfil de negócios.

Como a nossa especialidade de contabilidade ES para arquitetos pode ajudar os profissionais autônomos com a definição do tipo de empresa ideal para o seu negócio?

Com a contabilidade ES para arquitetos, é possível que se possa definir o tipo de empresa ideal para o seu negócio! Em outras palavras, a contabilidade é um conjunto de técnicas que lida com o patrimônio de empresas ou de pessoas físicas. Todas as movimentações de bens são registradas pela contabilidade e transformadas em relatórios que serão muito úteis para futuras tomadas de decisões. Deste modo, cabe à contabilidade escriturar e apurar os resultados pertinentes às variações quantitativas e qualitativas do patrimônio.

Por meio dessas informações, será possível definir indicadores de desempenho, planejar e controlar a maneira com que as finanças são conduzidas e definir ações. Além disso, para que uma empresa de arquitetura tenha sucesso, é preciso saber mais do que apenas criar projetos incríveis!

Acima de tudo, manter um negócio saudável, lucrativo e regularizado é uma tarefa que pode ser facilitada por meio de uma boa contabilidade e de algumas tarefas do setor financeiro. Portanto, a Fraga Contabilidade permite que se faça um planejamento tributário por meio das informações coletadas, tais como valor de ativos, receitas, despesas, rentabilidade, lucratividade, produtividade da mão de obra, etc.

Pensando nisso, a definição do tipo de empresa ideal para um arquiteto é uma parte fundamental nos planos de uma consultoria contábil. Confira a seguir os tipos de sociedades empresariais para arquitetos no ES:

Em primeiro lugar, o arquiteto não pode ser MEI! Isso porque, as profissões regulamentadas não podem se enquadrar no formato jurídico de Micro Empreendedor Individual (MEI). Deste modo, com o suporte da Fraga Contabilidade, os arquitetos no Espírito Santo podem começar o seu negócio com um dos tipos de sociedade apresentados abaixo, que podem ser, respectivamente: Empresário Individual (EI), EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), e Sociedade Limitada (LTDA). Confira:

Empresário Individual (EI): O Empresário Individual (EI) é uma forma de constituição empresarial no Brasil destinada a pessoas que desejam empreender de forma individual, ou seja, sem a participação de sócios. É uma opção simplificada e mais fácil de ser gerenciada, principalmente para pequenos negócios. Além disso, o EI possui algumas vantagens, como a simplicidade na constituição e na gestão, menor burocracia e menor carga tributária em comparação com outras formas jurídicas, como as sociedades limitadas. No entanto, é importante considerar as responsabilidades financeiras que o empresário individual assume.
  • EIRELI: A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) é uma forma de constituição empresarial no Brasil que surgiu para oferecer uma alternativa ao Empresário Individual. Trazendo a vantagem da limitação da responsabilidade do empresário em relação às dívidas da empresa. A principal característica da EIRELI é a possibilidade de constituir uma pessoa jurídica com um único sócio, sem a necessidade de ter sócios adicionais! Como é o caso de outras formas societárias, como a sociedade limitada. A principal vantagem da EIRELI em relação ao Empresário Individual é que o patrimônio pessoal do empresário não é integralmente responsável pelas dívidas da empresa, havendo uma separação patrimonial.
  • Sociedade Limitada (LTDA): A Sociedade Limitada (Ltda) é uma forma de constituição de empresa muito comum no Brasil e em vários outros países. É uma alternativa popular para empreendedores que buscam uma estrutura mais flexível do que algumas formas tradicionais de sociedades! Como a Sociedade Anônima, mas com a vantagem da limitação da responsabilidade dos sócios. Deste modo, a Sociedade Limitada oferece uma estrutura flexível, pois permite adaptações mais personalizadas de acordo com os interesses e necessidades dos sócios. Essa forma societária é bastante utilizada por pequenas e médias empresas, startups e empreendedores que desejam um modelo mais simples e ágil.

Portanto, para os arquitetos no Espírito Santo, escolher o tipo de sociedade em que a empresa será aberta, é de fundamental importância para a definição das modalidades tributárias, limites de faturamento, planos contábeis, contratação de funcionários, apurações fiscais. Dentre outros fatos contábeis que fazem toda a diferença no seu negócio. Além disso, ter uma Contabilidade eficiente ajuda a impedir que a empresa tenha problemas com o fisco da Receita Federal! Assegurando que todos os impostos sejam pagos e todas as movimentações financeiras sejam declaradas, neste caso.

Quais são as categorias tributárias na contabilidade ES para arquitetos?

A contabilidade ES para arquitetos possui algumas categorias tributárias que aplicam-se aos três tipos de sociedades empresariais citadas acima, ou seja: Empresário Individual (EI), EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), e Sociedade Limitada (LTDA). Além disso, o regime tributário é definido em função do faturamento de sua empresa e é preciso ter certeza de que será o mais indicado para o seu negócio pagar menos impostos, sem infringir a Lei.

Portanto, confira na tabela a seguir quais são estes regimes tributários aplicáveis aos arquitetos no ES, as suas respectivas descrições. E o limite de faturamento para cada modalidade tributária escolhida pelo arquiteto empreendedor. Confira abaixo:

Escritório de arquitetura ES
Escritório de arquitetura ES
Modalidade tributáriaDescriçãoLimite de faturamentoSociedade empresarial
Lucro RealComo o próprio nome diz, o cálculo dos impostos é baseado no lucro realmente obtido pela empresa. Isso exige uma estrutura contábil bastante eficiente e pode custar caro para o negócio. Mas, para grandes empresa que podem arcar com essa despesa, é o mais indicado.A obrigatoriedade de adotar o Lucro Real ocorre quando a empresa ultrapassa o limite de R$ 78 milhões de faturamento no ano-calendário, por exemplo.A sociedade empresarial que opta pelo regime de tributação pelo Lucro Real é aquela que realiza o cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) com base no lucro contábil apurado em sua contabilidade.
Lucro PresumidoO Lucro Presumido é um regime de tributação simplificado adotado por algumas empresas, oferecendo uma forma mais simplificada de calcular o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Ao contrário do Lucro Real, que exige o cálculo com base no lucro contábil, o Lucro Presumido determina uma margem de lucro presumida sobre a receita bruta para calcular os impostos.O limite de faturamento para empresas optantes pelo Lucro Presumido varia conforme a legislação vigente no país. O Lucro Presumido é uma opção para empresas que não ultrapassam o limite de R$ 78 milhões de faturamento bruto no ano-calendário anterior.Sociedade empresariais optantes pelo lucro presumido: Empresário Individual (EI), EIRELI, Sociedade Limitada (LTDA), Sociedade Anônima (SA), Sociedade em Nome Coletivo, Sociedade em Comandita Simples e por Ações, Cooperativas.
Simples NacionalSimples e fácil de ser administrado, o Simples Nacional é ideal para quem não quer ter trabalho com o cálculo dos impostos. Além disso, tem alíquotas menores para incentivar as empresas com receita anual máxima de 3,6 milhões de reais. Vale lembrar que a profissão de arquiteto é regulamentada. Portanto, a sua empresa precisa estar registrada junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo.Destacam-se os novos limites anuais de faturamento para o Simples Nacional (R$ 4,8 milhões) e para o Microempreendedor Individual – MEI (R$ 81 mil). Os limites para recolhimento do ICMS e do ISS na forma do Simples Nacional permaneceram em R$ 3,6 milhões, por exemplo.Sociedade empresária, Sociedade Simples, Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)  ou Empresário individual e a receita bruta que tem que estar dentro do limite máximo anual estabelecido em Lei.
Tabela II – Limites de faturamento das modalidades tributárias.

Portanto, com o suporte da nossa contabilidade ES para os profissionais de arquitetura no Espírito Santo, fica muito mais simples, seguro e eficiente definir o melhor regime de tributação e sociedade empresarial que melhor vai aderir ao seu perfil de negócios e às suas demandas!

Portanto entrando em contato agora mesmo com a Fraga Contabilidade, é possível solicitar uma proposta que melhor se adere ao tipo de empreendimento de arquitetura e urbanismo que você pretende desenvolver.

Além disso, contamos com uma equipe de contadores experientes e bem capacitados, especialistas em soluções de sistemas ERP – como a Conta Azul, por exemplo! Para que o seu fluxo de notas fiscais e relatórios de desempenho financeiro sejam emitidos com qualidade e eficiência.  

Contabilidade ES para arquitetos: Por que definir as atividades do seu negócio de acordo com o tipo de empresa para o seu negócio?

Arquitetos no Espírito Santo
Arquitetos no Espírito Santo

Os serviços de arquitetura ES da Fraga Contabilidade podem ajudar os arquitetos a definir o plano de atividades para o seu negócio! Assim como a melhor modalidade tributária de acordo com o tipo e o perfil da sua empresa. Em outras palavras, a Contabilidade permite que se faça um planejamento tributário por meio das informações coletada. Tais como: valor de ativos, receitas, despesas, rentabilidade, lucratividade, produtividade da mão de obra, etc. Deste modo, confira logo abaixo as quatro dicas para a definição das atividades do seu negócio, de acordo com o tipo de empresa:

Formalize o seu negócio de arquitetura no ES: O primeiro passo talvez seja o mais difícil. Isso porque abrir uma empresa no Brasil é um processo extremamente burocrático, demorado e cansativo. Porém, necessário. Quando o seu negócio é formalizado, você terá mais credibilidade no mercado. Além disso, o acesso a linhas de crédito é facilitado. Trabalhar como pessoa jurídica pode acarretar em uma economia de até 10% em impostos. Além disso, existem clientes que só trabalham com quem faz emissão de notas fiscais. Na verdade, trabalhar de outra forma é extremamente arriscado, por exemplo.
Definição do tipo de empresa ideal para arquitetos no ES: Conforme mencionado anteriormente, sua empresa não pode ser MEI! De acordo com Portal do Empreendedor, profissões regulamentadas não podem se enquadrar no formato jurídico de Micro Empreendedor Individual (MEI). Há algumas exceções, mas não é o caso dos profissionais de Arquitetura. Portanto, depois de excluir essa possibilidade, ainda restam mais 3 alternativas:Empresário Individual (EI), EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), e Sociedade Limitada (LTDA).
  • Seja claro sobre as atividades do seu escritório de arquitetura no ES: Com base no tipo de empresa, algumas atividades poderão ou não ser exercidas pelo seu escritório de arquitetura. Um detalhe que muitos deixam passar e pode trazer consequências fiscais graves para o seu negócio é que Serviços de Arquitetura recebe uma Classificação de Atividade Econômica diferente de Reformas e de Desenhos Técnicos. Veja as diferenças nesses exemplos:
  1. Desenho técnico especializado para arquitetura e engenharia: CNAE 7119-7/03, por exemplo.
  2. Reforma de apartamentos, casas, conjuntos habitacionais, prédios, edifícios etc: CNAE 4120-4/00.
  3. Reforma de calçadas: CNAE 4213-8/00, por exemplo.
  4. Serviços de arquitetura e paisagística: CNAE 7111-1/00.
  • Diferentes regimes tributários para arquitetos no ES: Conforme também comentamos no início da leitura, o regime tributário é definido em função do faturamento de sua empresa e é preciso ter certeza de que será o mais indicado para o seu negócio pagar menos impostos, sem infringir a lei. Portanto, há as seguintes modalidades tributárias para arquitetos no Espírito Santo: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.

Deste modo, os serviços de arquitetura ES podem ser desenvolvidos contando com o suporte da Fraga Contabilidade! Estamos há mais de 50 anos no mercado contábil brasileiro, promovendo histórias de sucesso e ajudando os pequenos e médios empresários a realizarem os seus sonhos. Se você é arquiteto(a) e ficou interessado(a) em nossas soluções em contabilidade, entre em contato agora mesmo, e solicite uma proposta 100% personalizada para o seu empreendimento.

Contabilidade ES para arquitetos: Por que Fraga Contabilidade pode ajudar os arquitetos no ES com abertura de empresa e plano de negócios em 2024?

Ao contar com os serviços da Fraga Contabilidade para serviços de arquitetura ES, os arquitetos ME no Espírito Santo podem estar formalizados com a legalização tributária para a prestação de serviços com um CNPJ ativo. Além disso, os arquitetos que atuam como autônomos podem estar mais bem orientados e seguros com relação às atividades do CNAE, para que eles possam prestar serviços e emitir a nota fiscal no Espírito Santo.

Deste modo, podemos propor o que há de mais novo e eficaz em soluções tributárias e regularização de Microempresa – ME, consultoria contábil, orientação para emissão de notas fiscais no ES e cadastro na Junta Comercial do ES, e muito mais!

Acessando-se a página das nossas especialidades no Espírito Santo é possível conferir todas as soluções que nós – da Fraga Contabilidade podemos oferecer para pessoas jurídicas e empreendedores autônomos no Brasil.

Gostou das dicas sobre contabilidade 2024 no ES para arquitetos? Deixe o seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais. Siga a Fraga Contabilidade no Instagram!

Nome:

E-mail:

Comentários:

Nós utilizamos cookies: Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.