Holding Familiar ES: 5 vantagens em relação ao inventário

Você sabe quais são as 5 vantagens da holding familiar ES em relação ao inventário? Uma holding familiar tem como principal objetivo garantir a blindagem patrimonial das pessoas membros de uma família e proporcionar o planejamento sucessório de forma garantida, de acordo com o valor avaliado dos bens e do patrimônio da família em questão. Deste modo, uma contabilidade consultiva especializada em holding familiar, como a Fraga Contabilidade, pode ser uma excelente escolha para que o patrimônio familiar esteja seguro e bem administrado com a criação de um CNPJ ativo para a blindagem patrimonial.

Holding familiar ES

Além disso, a holding familiar pode representar uma grande vantagem sobre o inventário tradicional! Isso porque o processo de documentação e os gastos com o inventário tendem a ser muito mais burocráticos e com um custo maior do que a criação de um CNPJ para a holding familiar. Em outras palavras, quando estamos falando de um inventário, estes custos podem superar os R$ 14.000 de acordo com a distribuição de bens e direitos do patrimônio de uma família. Já com a holding familiar, os titulares do planejamento sucessório podem economizar cerca de 45% dos gastos com a transmissão dos bens, e assim garantir que a propriedade destes bens esteja em nome da holding familiar, e não de pessoas físicas.

Portanto, logo abaixo, você vai conferir as principais vantagens da holding familiar ES em relação ao inventário. E também saber quais são os benefícios tributários e contábeis com a criação de um CNPJ para o registro dos bens de uma família. Portanto, como uma outra grande vantagem, podemos dizer também que a holding familiar evita que disputas judiciais ocorram em razão da reivindicação dos bens por um dos membros de uma família. Pode-se dizer também que com o registro do patrimônio familiar em um CNPJ, ele garante que a distribuição proporcional dos bens e direitos do patrimônio seja equilibrada de acordo com os titulares da holding. E assim para que cada membro desta sociedade tenha a sua participação garantida no planejamento sucessório.

O que é contabilidade para holding e como a holding familiar se difere do inventário?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é e como funciona a holding familiar ES, vamos esclarecer neste tópico como a contabilidade para holding familiar pode ajudar com a blindagem patrimonial e o planejamento sucessório, além de saber quais são as principais diferenças em relação ao inventário tradicional. Por definição, o termo “holding” significa a garantia de que o patrimônio de uma empresa ou família esteja registrado em nome de uma pessoa jurídica. Ou seja: cria-se um CNPJ para que todos os bens – sejam eles capitais financeiros, imóveis, automóveis, dentre outros patrimônios, estejam em nome de uma sociedade com um CNPJ ativo.

Vantagens da holding familiar
Vantagens da holding familiar

Como o nosso objetivo é definir quais são as principais vantagens da holding familiar ES em relação ao inventário, é necessário antes você saber como a nossa contabilidade trabalha com o gerenciamento de capital de uma holding familiar. Portanto, a Fraga Contabilidade – consultoria contábil com mais de 50 anos de mercado, é uma contabilidade especializada em holding familiar e holding patrimonial. Deste modo, a contabilidade para holdings, de uma forma geral, permite que – no caso da holding familiar, todos os bens e direitos pertencentes a uma família estejam em nome de um CNPJ. Vamos explicar melhor! Confira a tabela abaixo da lista de documentos que comprovam a criação e as atividades da holding familiar:

ItemDocumentoDescrição
1Contratos sociais.Este documento define a estrutura e o objetivo da empresa, bem como as regras e os regulamentos que a regem.
2Comprovante de CNPJ.Esse é o documento oficial que estabelece a criação da holding, incluindo detalhes como o nome da empresa, sua localização, capital social e estrutura de propriedade.
3Procurações da holding familiar ES.Se houver vários membros da família envolvidos na administração da holding, talvez você precise de procurações que concedam autoridade a determinados indivíduos para agir em nome da empresa.
4Acordos de acionistas ou sócios.Se a holding tiver vários acionistas ou sócios, é essencial ter acordos que regulem os direitos e as responsabilidades de cada parte, bem como os procedimentos para a tomada de decisões importantes.
5Certificados de ações.Esses documentos certificam a propriedade de ações ou participações na holding pelos acionistas ou sócios.
6Acordo de participação nos lucros.Define como os lucros serão distribuídos entre os membros da família que são proprietários da holding.
7Declaração de confidencialidade da holding familiar ES.Especialmente importante se a holding lidar com informações confidenciais que devem ser protegidas.
8Documentação legal.Pode incluir registros de registro da empresa, licenças comerciais, registros fiscais, entre outros, dependendo das regulamentações locais e da natureza da atividade comercial.
Tabela I – Documentos de atividade da holding familiar.

Como a contabilidade para holding familiar pode ajudar com a blindagem patrimonial e o planejamento sucessório:

A nossa contabilidade para holding familiar ES – Fraga Contabilidade esclarece que a holding familiar pode ajudar com a blindagem patrimonial, uma vez que todos os bens de uma família estão seguros e protegidos com a criação de uma sociedade empresarial através de um CNPJ. Deste modo, mostraremos para você logo abaixo quais são os tipos de sociedades empresariais para holding familiar e quais são os documentos exigidos para que um CNPJ possa ser criado de forma segura e com total eficiência. Confira a seguir!

Documentos necessários para a criação da holding:

Documentos pessoais dos sócios:
  • RG e CPF dos sócios;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de casamento (se aplicável);
  • Pacto ou contrato antenupcial (se aplicável).
Documentos dos imóveis e bens a serem integralizados:
  • Matrícula atualizada dos imóveis;
  • Documentos de posse e propriedade de outros bens;
  • Avaliação dos bens realizada por um profissional habilitado (opcional, mas recomendado).
Documentos de regularização fiscal:
  • Inscrição Estadual (se aplicável);
  • Inscrição Municipal (se aplicável);
  • Enquadramento tributário escolhido (Lucro Real, Lucro Presumido, etc.).
Documentos de sócios e administradores:
  • Declaração de Imposto de Renda das pessoas físicas envolvidas;
  • Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) dos administradores (se houver).

Em segundo lugar, a nossa contabilidade para holding familiar pode ajudar com o planejamento sucessório dos bens da sua família, uma vez que este tipo de holding é uma estrutura empresarial que detém a participação de todos os membros integrantes do capital social da holding. Em outras palavras, os titulares da holding são quem definem – através de reuniões com a contabilidade e os envolvidos desta sociedade, mudanças na transmissão de bens, porcentagem da distribuição de dividendos, como imóveis alugados, por exemplo, dentre outros investimentos pertencentes à holding familiar.

Quais são os tipos de holding?

Holding Pura:

A holding pura é aquela cujo intuito é apenas de participação no capital social de outras empresas. Dessa forma, esse tipo de empresa não realiza outras atividades econômicas, apenas exerce o controle sob as empresas sob seu controle.

Holding Familiar Mista:

Neste tipo de holding, além dos sócios terem o objetivo de controlar os bens, é possível explorar outras atividades empresariais, como prestação de serviços comerciais e civis. Esse tipo de holding é o mais usado no Brasil.

Holding Patrimonial:

Holding patrimonial é o termo utilizado para descrever uma empresa criada com o único objetivo de gerenciar os bens imóveis de um determinado grupo de pessoas. Esse grupo pode ser formado por pessoas da mesma família ou por sócios de um negócio.

Holding Administrativa:

A holding administrativa é aquela cujo objetivo é incrementar a eficiência no controle de uma ou mais empresas. Dessa forma, o objetivo principal desse tipo de companhia é atuar no processo de decisões das empresas administradas.

Holding de Controle:

No geral, esse tipo de holding visa facilitar o negócio ou grupo de pessoas para manter um percentual de uma ou mais empresas.

Holding Setorial:

A holding setorial é responsável por agrupar diversas sociedades em função de seus objetivos comuns, como industriais, comerciais, rurais, financeiros, entre outros. Para garantir a profissionalização e o alcance de seus objetivos, é encabeçada por uma empresa que seja especializada no setor em questão.

Quais são as principais diferenças da holding familiar em relação ao inventário tradicional?

Por que escolher a holding familiar?

Gestão centralizada dos negócios: Com a holding familiar, evita-se que disputas judiciais e extra-judiciais ocorrem em função da disputa de bens da família que possuí muitos patrimônios, como, por exemplo: empresas, investimentos, ações, ganhos de capitais, imóveis, automóveis, etc.

Divisão de bens facilitada, mais barata e mais rápida: Em uma holding familiar, a tributação sobre o patrimônio da família será significativamente reduzida quando os sócios da holding familiar tiver muitas empresas ou patrimônios registrados no CNPJ.

Facilidade da gestão patrimonial: Principalmente se o patrimônio de uma família for grande, no processo de criação de uma holding familiar, todos os familiares serão titulares das cotas, o que torna todos os custos e frutos gerados pelo bem da sociedade familiar.

Excelente opção de economia financeira: Com a holding familiar, é possível que a família mantenha a continuidade do negócio e garanta maior proteção patrimonial ao longo da vida.

Quais são as desvantagens do inventário?

Inventário extrajudicial: É feito quando não há um testamento em caso de falecimento e todos os herdeiros estão em comum acordo em relação à herança. Ele não é feito por um juiz, e sim no cartório, e o processo é feito por um advogado especialista no assunto.

O inventário extrajudicial não pode ser realizado, a não ser que um herdeiro seja menor de idade, ou haja testamento do falecido, ou discordância em relação à herança.

Inventário judicial: É realizado caso haja um testamento, os herdeiros sejam menores de idade ou interditados e estiverem em divergência em relação à herança. É por causa desses fatores que o processo é considerado um dos mais demorados, podendo levar anos para ser concluído. O inventário judicial também deve ser feito por um advogado especialista no assunto e é julgado por um juiz.

O inventário judicial também possui muitas desvantagens. Como já dito, ele é um processo muito longo e demorado, podendo demorar anos, o que gera uma dor de cabeça desnecessária para os herdeiros, que já estão em uma situação muito delicada. Além disso, a taxa judiciária e o tempo do processo aumentam ainda mais os custos.

Quais são as 5 vantagens da holding familiar em relação ao inventário?

Vamos agora falar neste tópico sobre quais são as vantagens da holding familiar e como ele se diferencia em relação ao inventário tradicional! Como sabemos o inventário comum pode ser um processo mais burocrático, e que acaba gerando mais custos para os herdeiros do planejamento sucessório. Confira logo abaixo as principais vantagens em abrir um CNPJ para holding familiar com a Fraga Contabilidade. É um processo bem simples, e que garante a blindagem patrimonial dos bens da sua família de forma segura e com total eficiência. Veja a seguir:

  • Administração duradoura: Com a criação de uma holding familiar, é possível que a gestão contínua e eficaz do seu patrimônio seja proporcionada pela blindagem patrimonial e que todos os bens da família, assim como as suas participações, estejam vinculadas a um CNPJ para a administração dos bens familiares.
  • Sucessão harmoniosa: Ao contrário do inventário tradicional, onde há disputas pela sucessão dos bens do titular, com a holding familiar estes problemas não acontecem! Uma vez que os bens e patrimônios da família estão vinculados a uma pessoa jurídica, ocorre o planejamento sucessório sem conflitos e a transferência de bens e direitos de forma justa e equilibrada.
  • Menos impostos: É possível pagar menos impostos com a holding familiar! Ao contrário do inventário, onde há taxas de cartório e de transferência de bens da pessoa física, com a holding familiar ocorre a redução tributária sobre os bens e rendimentos. Seja os bens investidos em ganho de capital, imóveis, renda fixa, automóveis, títulos públicos ou poupança, por exemplo.
  • Adaptação facilitada: A holding familiar também proporciona flexibilidade em mudanças familiares e de mercado. Isso porque, uma vez que os bens da família estão registrados em uma pessoa jurídica, o patrimônio fica mais protegido e blindado com as mudanças de mercado e condições econômicas sobre os bens. Como, por exemplo, podemos citar caso haja mudanças no mercado imobiliário, e um dos titulares da holding possuir dívidas em seu CPF, os bens não podem ser bloqueados para a pessoa jurídica (CNPJ), uma vez que a holding familiar possui a função de proteger os bens da família em caso de endividamento ou bloqueio, por exemplo.
  • Proteção patrimonial e conservação da riqueza: Com a criação de um CNPJ para os bens da família, além da proteção de eventuais débitos da pessoa física, com o registro do patrimônio sob a forma jurídica, há a salvaguarda do patrimônio por gerações. Em outras palavras, ocorre a conservação e preservação da riqueza familiar, onde o crescimento do patrimônio pode ser observado através de relatórios e balancetes financeiros emitidos pela contabilidade.

Se você ficou interessado(a) e quer saber mais sobre as vantagens da holding familiar, entre em contato agora mesmo com a Fraga Contabilidade e solicite um orçamento personalizado para a sua família! Contamos com toda a experiência de mercado necessária e podemos ajudar a sua família com as questões tributárias e administrativas da holding familiar. Não arrisque! Ter o seu patrimônio blindado e seguro garante que a sucessão patrimonial de bens e direitos seja realizada de forma tranqüila, e com total eficiência para que os titularas possam ser beneficiados com a sua participação na holding.

Por que abrir uma holding familiar para a proteção dos bens da sua família?

Contabilidade para holding familiar
Contabilidade para holding familiar

Ao contratar os serviços do contador Espírito Santo para a proteção dos bens da sua família, ele se torna uma estrutura empresarial utilizada para proteger o patrimônio familiar. Deste modo, basicamente, a holding familiar possuí um CNPJ ativo para deter as participações em outras empresas, imóveis, investimentos e outros ativos familiares, por exemplo. Confira logo abaixo as várias razões pelas quais a s famílias optam por estabelecer uma holding familiar para a blindagem patrimonial:

Proteção Patrimonial:

Ao transferir os ativos familiares para uma holding, os membros da família podem separar seus bens pessoais dos negócios, protegendo assim seus ativos em caso de processos judiciais ou falências.

Sucessão Familiar:

A holding familiar facilita a transição de gerações, permitindo uma transferência suave de propriedade e controle dos ativos para os herdeiros, evitando disputas e simplificando questões fiscais.

Planejamento Tributário:

Dependendo da jurisdição, as holdings familiares podem oferecer vantagens fiscais significativas, como redução de impostos sobre herança, imposto de renda e ganhos de capital.

Gestão Eficiente de Ativos:

Centralizar os ativos familiares em uma única estrutura pode simplificar a gestão e facilitar a tomada de decisões estratégicas.

Além disso, com os serviços de abertura de CNPJ para holding familiar da Fraga Contabilidade, é possível que todas as Leis sejam cumpridas de acordo com a legislação vigente. Portanto, a holding familiar ES torna-se um instrumento jurídico e de defesa patrimonial. Em outras palavras, a previsão de sociedades com esse objeto social na legislação brasileira aparece apenas na Lei das Sociedades Anônimas (Lei nº 6.404), que diz ser possível ter uma companhia que participe de outras empresas.

Contador Espírito Santo

Holding familiar: Por que escolher a Fraga Contabilidade como a consultoria ideal para o planejamento sucessório?

Ao contar com as soluções da Fraga Contabilidade para holding, o planejamento sucessório dos bens da sua família torna-se um processo seguro e com total eficiência. Isso porque como a holding familiar possuí muitas vantagens em relação ao inventário, ela também possuí como principal objetivo administrar o patrimônio de um conjunto de pessoas membros de uma família. Para que a execução e o gerenciamento dos bens destes indivíduos possam ser realizados com total garantia e credibilidade! Acessando agora mesmo a página das nossas especialidades, é possível encontrar mais informações e saber como a Fraga Contabilidade pode ajudá-lo com a criação de em CNPJ.

Além disso, o planejamento sucessório é a transição do patrimônio particular para parte de uma empresa. Ou seja, transição do patrimônio da família para a empresa holding familiar, que permite uma maior flexibilidade e agilidade em momentos tipicamente associados à falta de recursos para a realização do inventário. Deste modo, o inventário é um procedimento muito caro e que gera tempo de espera para que a sucessão dos bens possa ser realizada de forma adequada. Neste caso, a blindagem patrimonial ES é um recurso muito necessário dentro da criação da holding familiar.

Além disso, o planejamento sucessório depende que o patrimônio da família esteja protegido com as Leis de sociedades empresariais e que, do mesmo modo, todo o processo de abertura de CNPJ para holding seja realizado em caráter multidisciplinar. Ou seja, garantindo-se a solidez em todas as frentes para que a etapa da transmissão dos bens e a sua respectiva manutenção sejam rigorosamente cumpridos.

Acessando agora mesmo a nossa página de planos contábeis,é possível escolher a melhor opção que se enquadre ao perfil de holding que se deseja abrir. Ou seja: holding familiar mista, holding familiar pura, holding familiar financeira, etc. Portanto, também entrando em contato conosco é possível solicitar uma proposta personalizada para a abertura da holding familiar, e conferir todas as nossas soluções administrativas e tributárias para a administração do patrimônio familiar no Espírito Santo e no Brasil.  

Você ficou interessado(a) e quer saber mais a respeito da contabilidade para holding familiar? Siga-nos no Instagram ou se preferir entre em contato em nosso formulário disponibilizado logo abaixo. Assim, um de nossos consultores especializados irá atendê-lo(a) o mais rápido possível. Somente a Fraga Contabilidade possuí mais de 50 anos de experiência no Espírito Santo, e pode ajudar a sua família com o planejamento sucessório, eliminando gastos desnecessários com o inventário e garantindo assim a segurança e a transparência em todos os processos de emissão de CNPJ ativo para a holding familiar e a sucessão do patrimônio de sua família.

Quer saber mais sobre a gestão de empreendimentos? Acompanhe nosso blog e aprenda como emitir notas fiscais para a sua empresa! 

Assuntos relacionados:
escritório de contabilidade es – papel contadorcontabilidade tributária – santa maria de jetibácontabilidade consultiva jaguaré – papel contadorcontabilidade de custos sooretama – contador profissionalcontabilidade para licitações es – escritório de contabilidade escnpj empresas regiao metropolitana escnpj empresas conceição da barracnpj empreendimenros alegrecnpj empresas baixo guanducnpj empresas ibatibacnpj empresas mimoso do sulcnpj empreendimentos iúnacnpj empresas vila velhacnpj empresas santa teresacnpj empreas rio bananalcnpj empresas pancascnpj empresas vargem altacnpj empresas montanha – prestacao contascontabilidade para empresas muniz freire – gestão transparentecontabilidade para empresas joão neiva – auditorias empresariaiscontabilidade empresas vila valério  – emissão de notas fiscaiscontabilidade para empresas irupi – prestacao contas, como abrir cnpj empresas es-casteloconheça melhor contabilidade holding familiar vila velhaconheça melhor contabilidade de custos escontabilidade – essencial para cafeterias escontabilidade para empresas de telefonia em domingos martinscontabilidade para padarias espírito santocontrate contabilidade especializada esfolha de pagamento – contabilidade consultiva esfolha de funcionários – contabilidade tributária são gabriel da palhamelhor contabilidade para empresas es – inovando sempreobrigações contador para empresas essalario contador e imposto de renda esserviços para administração de empresas no esserviços para conciliação bancária em afonso cláudio escontabilidade para emissão do DARF em vitória com qualidade.

Compartilhe esse post

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Nós utilizamos cookies: Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.