Controle interno como uma ferramenta para auxiliar as operações de uma empresa

Descrição: Neste post, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo (a) a saber quais são as ferramentas de controle interno para as operações das empresas no ES. Confira:

Controle interno
Controle interno

Muito se tem falado sobre controle interno no ES. O que é um controle interno? É um normativo? É um sistema? Afinal, para que serve um controle interno? É uma ferramenta para auxiliar as operações de uma empresa (CNPJ) no ES. Ou para atrapalhar? É um instrumento que só é útil à auditoria ou a toda empresa (CNPJ)?

Estas perguntas eram respondidas de diferentes maneiras, conforme a quem se perguntava. Gerentes tinham uma opinião sobre controle interno que não era a mesma dos auditores internos. Que por sua vez tinham uma visão diferente dos funcionários da controladoria no ES. A falta de um denominador comum ajudava a aumentar a confusão sobre o papel e significado dos controles internos para a empresa (CNPJ).

Segundo o COSO, o ponto de partida é a definição de controle interno. O que é e para que servem os controles internos? O grupo chegou à seguinte definição, por exemplo:

“Controle Interno é um processo, desenvolvido para garantir, com razoável certeza, que sejam atingidos os objetivos da empresa, nas seguintes categorias:”

Eficiência e efetividade operacional (objetivos de desempenho ou estratégia): esta categoria está relacionada com os objetivos básicos da entidade no ES. Inclusive com os objetivos e metas de desempenho e rentabilidade. Bem como da segurança e qualidade dos ativos;

Confiança nos registros contábeis/financeiros (objetivos de informação): todas as transações devem ser registradas. Todos os registros devem refletir transações reais no ES. Consignadas pelos valores e enquadramentos corretos;

Conformidade (objetivos de conformidade): com leis e normativos aplicáveis à entidade no ES. E sua área de atuação.

Por que a gestão do controle é de responsabilidade de todos?

Empresas do Espírito Santo
Empresas do Espírito Santo

De acordo com a definição acima. O objetivo principal do controle interno é auxiliar a entidade atingir seus objetivos. Ele é um elemento que compõe o processo de gestão (CNPJ) no ES, por exemplo.

Que também proporciona uma garantia razoável. Nunca uma garantia absoluta. Controle interno efetivo no ES auxilia a entidade na consecução de seus objetivos, mas não garante que eles serão atingidos. E por quê? Por vários motivos, por exemplo:

Custo/benefício no ES: todo controle interno tem um custo, que deve ser inferior à perda. Decorrente da consumação do risco controlado;

Conluio entre empregados no ES: da mesma maneira que as pessoas são responsáveis pelos controles. Estas pessoas podem valer-se de seus conhecimentos e competências para burlar os controles. Com objetivos ilícitos, por exemplo.

Eventos externos no ES: eventos externos estão além do controle de qualquer organização. Exemplo disso, foram os acontecimentos do dia 11/09/2001, nos Estados Unidos (USA). Quem poderia prever ou controlar os fatos ocorridos?

Como vimos, controle interno é um processo. Este processo é constituído de 8 elementos. Que estão interrelacionados entre si. E presentes em todo o controle interno (CNPJ) no ES. Os 8 elementos são:

  • Ambiente de Controle, por exemplo
  • Avaliação e Gerenciamento dos Riscos (%), por exemplo
  • Fixação de Objetivos, por exemplo
  • Atividade de Controle, por exemplo
  • Identificação de eventos, por exemplo
  • Resposta a Risco (%), por exemplo
  • Informação e Comunicação no ES, por exemplo
  • Monitoramento no ES, por exemplo

Controle interno: Como funciona o ambiente de controle?

Ambiente de controle é a consciência de controle da entidade (CNPJ) no ES. Sua cultura de controle. Ambiente de controle é efetivo quando as pessoas das empresas do Espírito Santo (ES) sabem quais são suas responsabilidades. Os limites de sua autoridade e se têm a consciência. Competência e o comprometimento de fazerem o que é correto da maneira correta. Ou seja: os funcionários no ES sabem o que deve ser feito? Se sim, eles sabem como fazê-lo? Se sim, eles querem fazê-lo? A resposta não a quaisquer dessas perguntas é um indicativo de comprometimento. Do ambiente de controle (CNPJ), por exemplo.

Ambiente de controle (CNPJ) no ES envolve competência técnica e compromisso ético. É um fator intangível. Essencial à efetividade dos controles internos (CI) no ES.

A postura da alta administração (adm) desempenha papel determinante neste componente. Ela deve deixar claro para seus comandados quais são as políticas, procedimentos. Código de Ética (CE). E Código de Conduta (CC). A serem adotados. Estas definições podem ser feitas de maneira formal ou informal, o importante é que sejam claras aos funcionários das empresas do Espírito Santo (CNPJ) no ES. O exemplo “vem de cima”. Quem dá o tom de controle da entidade no ES são seus principais administradores, por exemplo.

Controle interno: Quais são os maiores detalhes dos treinamentos da Fraga Contabilidade sobre procedimentos internos?

Para que a gestão administrativa possa ocorrer de forma eficaz nas empresas (CNPJ) no ES, a Fraga Contabilidade (https://fragacontabilidade.com.br/contato/). Recomenda que os empreendedores prestem maior atenção aos detalhes dos treinamentos da nossa contabilidade no ES. Deste modo, os procedimentos internos das empresas do Espírito Santo (CNPJ) no ES. Poderão ser cumpridos com mais facilidade (%). Confira abaixo alguns pontos dos nossos treinamentos para empreendedores no ES:

  1. O ambiente de controle é mais efetivo (%). Na medida em que as pessoas tenham a sensação que estão sendo controladas, por exemplo;
  2. Certifique-se que os funcionários conhecem suas responsabilidades. E a função de seus serviços no ES;
  3. Checar se há um plano adequado de treinamento, por exemplo;
  4. Verifique se os funcionários sabem qual o padrão de conduta (CC). E ética a serem seguidos;
  5. Verifique se são tomadas as ações (%) corretivas disciplinares devidas. Quando o funcionário não agir de acordo com os padrões de conduta (CC). E comportamento esperados no ES. Ou de acordo com as políticas e procedimentos recomendados das operações empresariais ES, por exemplo.

Controle interno: Por que o controle administrativo é de responsabilidade de todos dentro das empresas no ES?

Gestão administrativa
Gestão administrativa

O controle administrativo (CA) é de fundamental importância para que toda a organização (CNPJ) no ES possa manter a sua rotina de modo saudável. E sem grandes problemas de gestão estrutural interna (EI). Portanto, a realização do controle para as atividades (%) administrativas e gerenciais das empresas (CNPJ) no ES. Podem trazer grandes benefícios à organização. Como, por exemplo, o menor tempo (%) para que os funcionários realizem as suas atividades. Através da elaboração de padrões de trabalho no ES.

Deste modo, tanto os funcionários no ES – que são os responsáveis pela elaboração destes procedimentos internos de controle administrativo (CA). Quanto os clientes poderão se sentir mais satisfeitos e confortáveis com a escolha das decisões a serem tomadas no dia a dia da empresa (CNPJ) no ES e nas operações empresariais ES.

Assim sendo, o controle das atividades administrativas (AA) é de responsabilidade de todos dentro das empresas (CNPJ) no ES. Uma vez que todos os procedimentos são catalogados e administrados, as técnicas de treinamento da Fraga Contabilidade mostradas acima poderão ser aplicadas dentro do ambiente corporativo (CNPJ) no ES e na gestão administrativa (GA).  

Por que o nosso escritório de contabilidade em Vila Velha – ES pode ajudar a sua empresa com as operações de controle?

Como vimos neste artigo, o controle interno (CI) serve para auxiliar as operações de gestão administrativa de uma empresa (CNPJ) no ES de forma rápida (%), fácil e segura, por exemplo. Estas ferramentas e técnicas de administração jamais servem para atrapalhar a rotina dentro das empresas (CNPJ) no ES. Muito pelo contrário! Com os treinamentos de sistemas ERP (https://www.sap.com/) da Fraga Contabilidade, por exemplo, fica muito mais fácil administrar o fluxo (%) de processos administrativos dentro de um determinado setor no ES.

Ficou interessado? Então entre agora mesmo em contato conosco em um dos nossos canais de atendimento no ES:

Telefone do nosso escritório de contabilidade em Vila Velha – ES: (27) 3239-3352.

E-mail: contato@fragacontabilidade.com.br

Facebook: https://pt-br.facebook.com/fraga.contabilidade/

Instagram: https://www.instagram.com/fragacontabilidade/

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Nós utilizamos cookies:
Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
× Como posso te ajudar?