Abertura de Empresa para Médicos – Da Legalização ao Funcionamento das Atividades

Abertura de Empresa para Médicos: conheça a forma prática, segura e econômica para abrir um CNPJ na área médica.

Diante do cenário atual de redução de custos e novas formas de contratação, muitos médicos se veem na situação de ter que abrir uma empresa na área médica.

Se você tem curiosidade de saber como funciona a abertura de empresa para médicos, fique atento a este conteúdo até o final do post.  

Portanto, na hora de formalizar a empresa, é comum que o empresário tenha dúvidas sobre qual é o melhor tipo de empresa, quais suas diferenças entre os tipos de empresas e quais as vantagens de legalizar um negócio.

Médicos: Abrir empresa na área médica

Sumário

Abertura de Empresa para Médicos na prática
Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)
Vantagens da Sociedade Limitada Unipessoal SLU
A melhor forma jurídica para abrir uma clínica médica?
Documentos para abertura de uma SLU
Como a contabilidade consultiva e gestão lucrativa ajuda médicos a legalizar uma empresa de forma segura e econômica
Como funciona o nosso trabalho de contabilidade e gestão lucrativa para empresas
Abertura de Empresa para Médicos na prática

Abertura de Empresa para Médicos na Prática

Para abrir empresa na área médica com sucessoé indispensável contar com  ajuda de um contador que tenha experiência com gestão e legalização de negócios.

Vale ressaltar inicialmente, que médicos podem atuar diretamente com seu CPF, direito adquirido pela formação acadêmica, regulamentada pelo CFM.

Para escolher o tipo de empresa mais adequado para cada caso, é necessário que o empresário responda a algumas questões, como:

➡️Qual atividade será exercida?

➡️Atuação individual ou em sociedade?

➡️Quanto será o investimento inicial (capital social)?

➡️Qual será o número de funcionários?

➡️Qual será o faturamento anual?

Outros pontos importantes a ser tratado, é escolha do imóvel (ponto comercial), contrato de locação de imóvel comercial, sociedade-contrato social, registro da marca, contratação de empregado, contabilidade, notas fiscais etc.

É de riquíssimo valor econômico – redução de custos e evita dor de cabeça, compreender a estratégia do negócio para então definir a estrutura necessária para legalizar e funcionar a empresa.  

Certamente, o novo tipo empresarial mais recomendado por especialistas para médico plantonista é a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), sendo uma natureza jurídica criada pela Lei da Liberdade Econômica (Lei nº 13.874/2019).

Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)

Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)

A Sociedade Limitada Unipessoal é um tipo de instituto jurídico que separa os bens materiais e imateriais postos a comércio, da pessoa do empresário.

Então a legislação brasileira através da SLU, busca separar a responsabilidade da pessoa do empreendedor da responsabilidade de seus ativos negociais, oferecendo maior segurança jurídica a quem se arrisca no mercado.

Faltas e atestado médico
Faltas e atestado médico

Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) fundamenta-se na Lei nº 13.874/2019, permitindo que uma única pessoa participe do quadro societário de uma sociedade.

Por força de lei (14.195 de 2021) não existe mais EIRELI, sendo todas as empresas automaticamente migradas para Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).

SLU e a extinta EIRELI têm naturezas jurídicas distintas. Enquanto na Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) não é exigido valor mínimo de Capital Social. O formato Empresa EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, era preciso integrar o valor correspondente a 100 vezes o salário-mínimo vigente.

Desse modo, o médico que busca empreender na área médica e cria uma SLU, fica com seu patrimônio pessoal separado do patrimônio da empresa.

Caso queira saber mais como ajudamos médicos no processo de criar uma empresa, acesse nossa página de apoio a gestão. É assim que funciona a Abertura de Empresa para Médicos.

Ao abrir uma empresa na área médica, de natureza jurídica SLU, em sua constituição é preciso garantir a existência de capital social mínimo. E nesse caso, o único sócio responde apenas com o patrimônio investido, com suas “ressalvas” podemos dizer.

De fato, a criação da SLU foi compreendida como um incentivo aos empresários que buscam empreender sem a obrigatoriedade de procurar um sócio para isso.

O nome empresarial ou razão social da empresa precisa incluir o nome do proprietário acompanhado do termo LTDA (limitada). Já o nome fantasia não são influenciados pela razão social, podendo ter um nome diferente.

Vantagens da Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)

Vantagens da Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)

➡️Não tem capital mínimo;

➡️Dispensa a necessidade de sócios;

➡️Sem restrições de atividades (CNAEs);

➡️Protege o patrimônio do titular, que não é envolvido com a empresa;

➡️Engloba profissionais que exercem atividades regulamentadas (como advogados, médicos, dentistas, contadores, engenheiros, arquitetos etc.);

➡️Sem restrições para contratação de funcionários;

➡️Pode ter mais de uma SLU ao mesmo tempo;

➡️Pode ingressar no Simples Nacional;

➡️Sem limite máximo de faturamento.

Nossa assessoria contábil voltada a ajudar empreendedores, tem ajudado empresários na escolha do modelo societário mais adequado para cada situação. Quer saber como podemos te ajudar? Entre em contato conosco!

Já de início ressalto que certamente é impossível definir a melhor forma jurídica (PJ) para abrir uma empresa sem conhecer a situação atual do empreendedor e onde ele espera chegar.

A melhor forma jurídica para abrir uma clínica médica?

A melhor forma jurídica para abrir uma clínica médica?

Para decidir qual é a melhor forma jurídica para abrir uma empresa, é feito conjuntamente com empresário uma análise da real situação do empreendimento em questão, sob um olhar sistêmico, evitando prejuízos e dores de cabeça.

Contabilidade para MEI em Vila Velha – ES
Contabilidade para MEI em Vila Velha – ES

Eu e minha equipe definimos em conjunto com empresário, o passo a passo para criar o contrato social da empresa, registrar na Junta Comercial, abrir o CNPJ e obter o alvará de funcionamento, localização e publicidade.

A elaboração e assinatura do Contrato Social passa pelas informações sobre a empresa e suas características, sendo elas, o tipo da empresa, atividades e serviços a serem desenvolvidos, endereço de localização, dados pessoais do sócio proprietário e demais detalhes.

Para as Sociedades Limitadas Unipessoais, as decisões do sócio único serão refletidas em documento escrito (instrumento particular ou público) subscrito pelo próprio sócio ou por seu procurador com poderes específicos.

Logo após o desenvolvimento do Contrato Social, segue-se para registro do empreendimento na Junta Comercial da cidade em que a empresa será aberta, em alinho acontece a criação do CNPJ pela Receita Federal.

Neste sentido, a nossa contabilidade consultiva e gestão lucrativa para médicos recomenda os seguintes passos para abrir uma Sociedade Limitada Unipessoal:

➡️Definir o seu modelo de negócios e o nome da empresa;

➡️Escolher o porte do seu negócio: ME, EPP, Médio ou Grande Porte;

➡️Escolher CNAEs e regime tributário: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real;

➡️Elaborar o Contrato Social e juntar os documentos que devem ser apresentados à Junta Comercial;

➡️Executar o processo de inscrição municipal e estadual para obter as licenças (como ambiental, sanitárias, bombeiros etc.) que permita a expedição de alvará de localização, funcionamento e publicidade.

Então, o nosso apoio a gestão do negócio evita problemas durante a abertura de clínica médica no formato de Sociedade Limitada Unipessoal.

Já conhece o nosso canal do YouTube? Inscreva-se já. Nele você vê assuntos como o de Abertura de Empresa para Médicos entre outros.

Documentos para abertura de uma SLU

Documentos para abertura de uma SLU:

  • RG e CPF do sócio;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de Casamento (se for casado);
  • Averbação de Divórcio (se for divorciado)
  • IPTU onde consta o número de cadastro e informações do terreno;
  • Recibo de entrega do último IRPF. Caso nunca tenha entregado IRPF, encaminhar o título de eleitor.

A contratação de profissionais da área médica e equipamentos médico-hospitalares pode ser feita através da terceirização de serviços administrativos e financeiros com a nossa contabilidade! Contamos também as melhores soluções em gestão do Imposto de Renda.

Como a contabilidade consultiva e gestão lucrativa ajuda médicos a legalizar uma empresa de forma segura e econômica

Como a contabilidade consultiva e gestão lucrativa ajuda médicos a legalizar uma empresa de forma segura e econômica

A saber, todo negócio lucrativo passa por um crivo de avaliações prévias que permite observar a sua estratégia de negócio, para conseguinte desenvolver a sua estrutura.

Em nosso apoio a gestão de empresas, ensinamos como cuidar da áreas mais importante do negócio, desde precificar serviços e produtos e usar as ferramentas corretamente, e que possam por exemplo, analisar seus números e margens, bem como identificar o que precisa ser ajustado e criar estratégias em cima disso.

Terceirização serviços administrativos ES – Espírito Santo
Terceirização serviços administrativos ES – Espírito Santo

Certamente, se você seguir o nosso passo a passo, dedicando-se a implementar todo dia para fazer o controle do seu negócio, tenho certeza de que você vai prosperar.

A mais de 15 anos, ajudamos empreendedores a lucrar mais, desde um pequeno ou médio negócio, sendo 100% à prova de crises e altamente lucrativo.

É nossa missão compartilhar com empresário in loco, onde estão os gargalos e oportunidades de melhoria do seu negócio!

Como funciona o nosso trabalho de contabilidade e gestão lucratica para empresas

Como funciona o nosso trabalho de contabilidade e gestão lucrativa para empresas

Em nosso trabalho de contabilidade consultiva e gestão lucrativa para empresas, é desenvolvido em conjunto com o empresário, orientações sobre os Fatores Críticos de Sucesso em pequenos negócios, como:

  • De fato, saber exatamente quais são as áreas mais importantes do negócio;
  • Implementar ações de melhorias nas 7 áreas mais importantes da vida;
  • Enxergar de forma clara a real situação da empresa e para onde vai (visão);
  • Ter condições de planejar o crescimento da sua empresa de maneira segura, sabendo em que produtos ou serviços apostar;
  • Ter condições de dormir com tranquilidade sabendo que sua empresa está preparada para enfrentar qualquer desafio;
  • Realizar um trabalho de qualidade, sem prejudicar você ou sua equipe;
  • Obter capital para colocar em prática todos os planos que você tem;
  • Desenvolver estratégias eficientes para aumentar seu faturamento;
  • Fazer planos de crescimento para você e para sua empresa.

Certamente, cremos que o contador deve ser um parceiro do seu negócio, e nessa pegada ajudamos você empresário a compreender os fenômenos financeiros, suas variáveis e, consequentemente, seus impactos no patrimônio das empresas.

A contabilidade é o pilar que sustenta e estrutura de um negócio, e como contador, tenho o papel de diagnosticar e prognosticar a saúde da empresa.

Ao longo dos anos ajudando empresários, desenvolvemos um trabalho de contabilidade consultiva e gestão empresarial lucrativa, que nada mais é do que a interação entre o contador e o empresário sob um olhar sistêmico do negócio, que entenda a real necessidade do empreendedor e consiga ajudá-lo nas tomadas de decisões, promovendo soluções assertivas ao longo do tempo.

Ficou alguma dúvida? Então entre em contato e vamos te atender com agilidade e profissionalismo.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Nós utilizamos cookies:
Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
× Como posso te ajudar?