Pró-labore para empresas ES ou distribuição de lucros: entenda a diferença

Tópicos

Pró-labore para empresas ES

O pró-labore para empresas ES ou distribuição de lucros, você sabe qual é a diferença? Esse é um assunto que costuma gerar muitas dúvidas entre empresários e empreendedores de diferentes segmentos e partes do país.

Deste modo, a Fraga Contabilidade vai mostrar à você nesta leitura o que é o conceito de pró-labore, qual o valor mínimo do pró-labore para empresas, o que é distribuição dos lucros e quais as diferenças em relação ao pró-labore, como ocorre a distribuição dos lucros, e quais são os documentos aceitos como comprovante de renda, além de saber como a nossa contabilidade no Espírito Santo pode ajudar empreendedores com a administração financeira e contábil do seu negócio.

Além disso, ao contrário dos lucros distribuídos aos sócios, que são uma parcela do resultado positivo da empresa após todas as despesas e obrigações serem pagas, o pró-labore é uma remuneração fixa mensal destinada aos sócios ou diretores pela dedicação ao trabalho na empresa.

Portanto, com as especialidades da Fraga Contabilidade é possível contar com serviços 100% exclusivos! E pensados na gestão administrativa e contábil do seu empreendimento, de acordo com o pró-labore.

Acima de tudo, a definição do valor do pró-labore para empresas ES pode variar de acordo com diferentes fatores, como o porte da empresa, o setor de atuação, a experiência do profissional e as responsabilidades associadas ao cargo. É comum que a definição do pró-labore seja estabelecida em contrato ou acordo entre os sócios ou diretores da empresa.

O que é pró-labore para empresas ES?

Em primeiro lugar, o pró-labore para empresas ES é o salário que um empresário ou sócio recebe da empresa em que atua. É uma remuneração paga pelo trabalho executado e é tributada como renda. Em outras palavras, a remuneração em questão é obrigatória para empresários e sócios que prestam serviços diretamente para as suas respectivas empresas! E opcional para sócios que são apenas detentores de participação, conforme esclarece a Receita Federal, através da COSIT 120/16, que diz o seguinte:

“O sócio da sociedade civil de prestação de serviços profissionais que presta serviços à sociedade da qual é sócio é segurado obrigatório na categoria de contribuinte individual, conforme a alínea “f”, inciso V, art. 12 da Lei nº 8.212, de 1991, sendo obrigatória a discriminação entre a parcela da distribuição de lucro e aquela paga pelo trabalho.”

Portanto, a nossa contabilidade ES para empresas ainda esclarece que o fato gerador da contribuição previdenciária ocorre no mês em que for paga ou creditada a remuneração do contribuinte individual. Pelo menos parte dos valores pagos pela sociedade ao sócio que presta serviço à sociedade terá necessariamente natureza jurídica de retribuição pelo trabalho. Sujeita à incidência de contribuição previdenciária.

Pró-labore para empresas no Espírito Santo
Pró-labore para empresas no Espírito Santo

Além disso, o pró-labore oferece várias vantagens para as empresas, especialmente quando há sócios ou diretores envolvidos na administração e gestão. Algumas das principais vantagens do pró-labore incluem:

Remuneração pelo Trabalho: O pró-labore permite que os sócios ou diretores recebam uma remuneração fixa mensal pelo trabalho que desempenham na empresa. Isso é especialmente importante quando os sócios estão envolvidos em atividades de gestão e administração em tempo integral, por exemplo.
  • Incentivo à Dedicação: Ao estabelecer uma remuneração fixa para o trabalho dos sócios, o pró-labore serve como um incentivo para que eles dediquem tempo e esforço à empresa! Garantindo que haja uma compensação financeira direta pelo seu envolvimento.
  • Equidade entre os Sócios: O pró-labore ajuda a estabelecer uma base equitativa para a remuneração entre os sócios ou diretores, independentemente da distribuição dos lucros. Isso pode ser importante para manter relações justas e evitar conflitos internos, por exemplo.
  • Contribuição para a Previdência Social: O pró-labore é considerado um rendimento tributável, o que significa que os sócios que o recebem contribuem para a previdência social. Isso pode ser benéfico para esses profissionais, pois garante acesso aos benefícios previdenciários, como aposentadoria e auxílio-doença.
  • Cálculo Simples de Impostos: O pró-labore simplifica o cálculo dos impostos! Pois é tributado na fonte, facilitando a gestão fiscal da empresa e dos sócios, por exemplo.

Deste modo, a nossa contabilidade ES ainda esclarece que é importante observar que o pró-labore é diferente dos lucros distribuídos, que representam a parcela dos ganhos da empresa. Destinada aos sócios após a cobertura de todas as despesas. Ambos desempenham papéis distintos na remuneração dos sócios, proporcionando flexibilidade e equidade na gestão financeira da empresa.

Qual o valor mínimo do pró-labore para empresas ES?

Com relação ao valor mínimo do pró-labore para empresas ES, quando o assunto é pró-labore ou distribuição de lucros, uma dúvida comum é a que diz respeito ao valor que deve ser pago pelas empresas aos seus sócios, a título de pró-labore. Em outras palavras, é importante esclarecer que o valor do pró-labore não pode ser inferior ao de um salário mínimo mensal. Por sua vez, não existe teto, ou seja, as empresas são livres para oferecer uma remuneração maior aos seus sócios.

Portanto, observado o valor mínimo, o pró-labore é normalmente definido com base na realidade financeira da empresa e nas responsabilidades dos empresários ou sócios. Além disso, não existe um valor mínimo estabelecido por lei para o pró-labore no Brasil.

A definição do valor do pró-labore é uma decisão interna da empresa! Geralmente determinada pelos sócios, diretores ou acionistas, de acordo com suas necessidades, acordos e considerações específicas. Confira algumas vantagens tributárias do pró-labore para empresas:

ItemVantagemDescrição
1Contribuição PrevidenciáriaO pró-labore está sujeito à contribuição previdenciária, que é a forma de os sócios contribuírem para a Previdência Social. Essa contribuição é obrigatória, mas ela permite que o sócio contribua para a aposentadoria e tenha direito a benefícios previdenciários.
2Redução da Base de Cálculo do IRPJ e CSLLO valor pago a título de pró-labore é considerado uma despesa operacional da empresa, o que reduz a base de cálculo do IRPJ e da CSLL, diminuindo, assim, o valor desses tributos.
3ISS (Imposto sobre Serviços)Em alguns municípios brasileiros, o ISS incide sobre a receita bruta dos serviços prestados pela empresa. Ao pagar pró-labore, parte da remuneração dos sócios é destinada aos serviços por eles prestados, o que pode impactar positivamente na base de cálculo do ISS.
4Compensação de Prejuízos FiscaisSe a empresa tiver prejuízos acumulados de exercícios anteriores, o pró-labore pode ser utilizado para compensar esses prejuízos, reduzindo a base de cálculo do IRPJ e da CSLL.
Tabela I – Vantagens tributárias do pró-labore.

Acima de tudo, o nosso escritório de contabilidade ES ainda afirma que é importante observar que o valor do pró-labore deve ser razoável e proporcional às responsabilidades e funções desempenhadas pelos sócios ou diretores na empresa. O montante precisa ser consistente com as práticas de mercado e a capacidade financeira da empresa.

Deste modo, o pró-labore deve estar em conformidade com as normas tributárias, uma vez que é tributado na fonte e está sujeito a contribuições previdenciárias. É fundamental que a empresa e os sócios estejam cientes das implicações fiscais e legais ao definir o valor do pró-labore.

Com os serviços do nosso escritório de contabilidade ES ainda é possível estabelecer o pró-labore, sendo aconselhável buscar orientação de profissionais da área contábil e jurídica. Para garantir que a remuneração esteja alinhada com as regulamentações vigentes e as melhores práticas empresariais.

O que é distribuição dos lucros e quais as diferenças entre pró-labore para empresas ES e distribuição dos lucros?

Uma vez que entendemos o que é pró-labore para empresas ES e qual o valor mínimo do pró-labore, quando a dúvida diz respeito a retirada de pró-labore ou distribuição de lucro, é muito importante que você conheça as diferenças básicas entre os conceitos.

Deste modo, a distribuição de lucros refere-se à prática de dividir os ganhos ou resultados positivos de uma empresa entre seus acionistas, sócios ou membros. Essa distribuição é realizada após a empresa cobrir todas as suas despesas operacionais, incluindo salários, custos fixos e variáveis! Pagamento de dívidas e provisionamento para futuros investimentos. Em outras palavras, os lucros distribuídos são uma parte do excedente financeiro gerado pela empresa.

Além disso, a distribuição de lucros ES é uma forma de remunerar os investidores ou proprietários da empresa pelo capital que eles aportaram. Esses lucros podem ser distribuídos periodicamente, como em dividendos, ou no final de um período contábil, quando são apurados os resultados financeiros. Confia logo abaixo a importância:

  • Obrigatoriedade: O pró-labore é obrigatório para todos os sócios que prestam serviços para a empresa, enquanto que a distribuição de lucros não é obrigatória. Ou seja, cabe à organização decidir por ofertar ou não essa forma de remuneração, por exemplo.
  • Incidência de impostos: Sobre o pró-labore podem incidir a contribuição previdenciária, o INSS e o IRPF (imposto de renda pessoa física). Por sua vez, sobre a distribuição de lucros, não há incidência de impostos ou contribuições.
  • Valor mínimo: O pró-labore não pode ser inferior a 1 salário mínimo! Enquanto que a distribuição de lucros não tem valor mínimo, já que depende diretamente do resultado da empresa. No entanto, se o resultado for prejuízo, não há distribuição, por exemplo.
  • Periodicidade de pagamento: O pró-labore precisa ser pago mensalmente. Enquanto que a distribuição de lucros pode ser paga anualmente ou em períodos menores, a depender do que for definido pela empresa.

Acima de tudo, o nosso contador Espírito Santo ainda esclarece que a distribuição de lucros é comumente regulamentada por estatutos sociais, acordos de sócios ou acionistas. E também está sujeita a regulamentações fiscais e contábeis. Em muitos países, incluindo o Brasil, a distribuição de lucros está sujeita a tributação específica! Como o Imposto de Renda sobre a Pessoa Física (IRPF) para os beneficiários.

Contabilidade ES
Contabilidade ES

Posso receber apenas a distribuição dos lucros e como o pró-labore é aceito como comprovante de renda?

Entendendo agora a diferença entre pró-labore para empresas ES e distribuição de lucros, uma vez que é importante observar que a distribuição de lucros é diferente do pró-labore. O pró-labore é uma remuneração fixa paga aos sócios ou diretores da empresa pelos serviços que prestam à organização. Enquanto a distribuição de lucros representa uma participação nos resultados financeiros da empresa, geralmente proporcional à participação acionária de cada investidor.

No que diz respeito à escolha entre pró-labore ou distribuição de lucros, muitos empresários questionam se podem optar por receber apenas a distribuição de lucros, já que essa forma de remuneração é isenta de impostos. Deste modo, Em meio a esse tipo de dúvida, precisamos reforçar o entendimento da Receita Federal, que já se pronunciou alertando que todo sócio que presta serviços para a empresa da qual detém participação, é obrigado a retirar pró-labore.

Distribuição de lucros ES
Distribuição de lucros ES

Além disso, a nossa contabilidade ES ainda afirma quena prática, isso significa que se você atua diretamente na gestão ou em alguma outra atividade da organização, deverá ser remunerado através do pró-labore, por mais que também receba distribuições periódicas de lucros.

Deste modo, a boa notícia é que os sócios que não trabalham na empresa, mas apenas investiram ou investem recursos e, por isso, possuem parte do negócio, podem receber apenas a distribuição dos lucros.

Com relação ao comprovante de renda, o nosso contador Espírito Santo salienta que sim, via de regra, o pró-labore é aceito como comprovante de renda pelo próprio governo e também pelas instituições financeiras e de crédito. Além disso, por ser uma remuneração paga pelo trabalho executado na empresa, ele é considerado uma forma de renda regular e pode ser utilizado como comprovante para fins de solicitação de empréstimos, financiamentos, etc.

Pró-labore para empresas ES: Por que Fraga Contabilidade pode ajudar as empresas com as questões tributárias e distribuição dos lucros?

Ao contar com os serviços da Fraga Contabilidade para distribuição de lucros ES, os empreendedores no Espírito Santo podem estar formalizados com a legalização tributária para a prestação de serviços com um CNPJ ativo.

Além disso, os profissionais que atuam como pró-labore podem estar mais bem orientados e seguros com relação às obrigações contábeis, para que eles possam prestar serviços e emitir a nota fiscal no ES.

Deste modo, podemos propor o que há de mais novo e eficaz em soluções tributárias e regularização do CNPJ, consultoria contábil, orientação para emissão e cadastro de empresas, pró-labore para empresas ES, e muito mais!

Acessando-se a página das nossas especialidades no Espírito Santo é possível conferir todas as soluções que nós – da Fraga Contabilidade podemos oferecer para pessoas jurídicas e empreendedores autônomos no Brasil.

Gostou das dicas sobre contabilidade 2024 no ES? Deixe o seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais. Siga a Fraga Contabilidade no Instagram!

Compartilhe esse post

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Nós utilizamos cookies: Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.