Como blindar meu patrimônio de forma segura?

 

 Blindar meu patrimônio de forma segura
Blindar meu patrimônio de forma segura

No artigo de hoje, você vai conferir como blindar meu patrimônio de forma segura! E como a Fraga Contabilidade pode ajudar com a criação da holding patrimonial e familiar, ajudando no planejamento sucessório e criação de sociedades empresariais para a proteção do patrimônio, por exemplo. Deste modo, a blindagem patrimonial é o mecanismo usado para proteger juridicamente o patrimônio pessoal de empresários, sócios e investidores. Além disso, em meio à instabilidade econômica e competitividade do meio empresarial e corporativo, preservar conquistas pessoais é mais que necessário. Para isso, existe a blindagem patrimonial.

Portanto, a blindagem patrimonial costuma ser realizada por indivíduos para evitar que bens pessoais sejam impactados por questões organizacionais. Em outras palavras, diante de situações inesperadas e repentinas. Esse é o procedimento ideal para se prevenir contra perdas, prejuízos e complicações judiciais. No entanto, antes de se beneficiar com a segurança e tranquilidade oferecida pela blindagem de bens, é importante entender como ela funciona. Deste modo, pensando nisso, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre blindagem patrimonial e como realizá-la corretamente. Aproveite!

Acima de tudo, a nossa contabilidade ES – Fraga Contabilidade pode ajudar a proteger o seu patrimônio familiar e empresarial de forma segura e 100% garantida! Acessando-se a nossa página é possível saber mais sobre a nossa contabilidade, conhecer os nossos serviços oferecidos, as nossas especialidades, uma série completa de artigos no blog, e também solicitar contato com um de nossos consultores no Espírito Santo. Vamos ter o enorme prazer em bem atendê-lo(a). E proporcionar o que há de mais inovador e seguro com relação à blindagem patrimonial no ES e no Brasil para blindar meu patrimônio de forma segura, por exemplo.

Blindar meu patrimônio de forma segura 

O que é blindagem patrimonial e como a Fraga Contabilidade pode ajudar neste processo?

Em primeiro lugar, para blindar meu patrimônio de forma segura e garantir-se a segurança com os processos administrativos e tributários durante o planejamento sucessório e criação da sociedade empresaria, necessita-se contratar uma contabilidade ES de confiança e experiente. Como a Fraga Contabilidade! Deste modo, possibilita-se que todos os documentos e processos administrativos junto à Receita Federal do Brasil realizem-se de forma sigilosa e com total eficiência, por exemplo.

Além disso, a blindagem patrimonial é um mecanismo usado para proteger juridicamente o patrimônio de pessoas físicas ligadas à alguma empresa. Em suma, esse tipo de procedimento envolve diversas medidas, tomadas para evitar que bens particulares sejam impactados por problemas e encargos de pessoas jurídicas. Portanto, por conta disso, a blindagem patrimonial é um procedimento comumente realizado por empresários, sócios e investidores de organizações. Em geral, ela pode ser aplicada em diversos tipos de patrimônio, como:

  • Imóveis: Que passarão a ser de propriedade de uma holding familiar ou patrimonial, por exemplo;
  • Investimentos: A partir da blindagem patrimonial, possibilita-se que uma contabilidade ES capacitada – como a Fraga Contabilidade acompanhe a declaração de impostos de renda. E também realize a transmissão de documentos à Receita Federal do Brasil;
  • Carros: Com uma holding familiar ou patrimonial, possibilita-se que os carros e outros automóveis estejam em nome da sociedade empresarial criada. Possibilitando-se o melhor uso e administração do planejamento sucessório, por exemplo;

Capital empresarial: A partir do momento em que decide-se blindar o patrimônio familiar ou empresarial de forma segura, o dinheiro (montante de capital) investido agora por esta sociedade de holding familiar ou patrimonial, poderá ser administrado de uma forma muito mais segura e eficiente.

Deste modo, quando realizada corretamente, ela “blinda” os bens pessoais e direciona ao acervo patrimonial da empresa quaisquer responsabilidades. Além disso, para blindar meu patrimônio de forma segura! Em outras palavras, se uma empresa for condenada em um processo judicial, por exemplo, com a blindagem, os bens individuais dos empresários são preservados. Acima de tudo, vale ressaltar que as estratégias usadas podem ser tributárias ou jurídicas. Além disso, a blindagem pode servir para proteger o patrimônio em disputas familiares e processos de divórcio, por exemplo.

Em suma, com relação à importância da blindagem patrimonial, o benefício principal da blindagem patrimonial é evitar que as dívidas ou pendências legais de uma empresa atinjam o acervo privado de empresários. Deste modo, basta imaginar que sua empresa, mesmo buscando agir em conformidade com a lei, sofra com um processo trabalhista por jornadas de trabalho alongadas ou desvio de função.

Nesse caso, se houver condenação, o prejuízo pode desequilibrar as finanças do negócio e atingir o seu patrimônio, assim como o dos seus sócios. Além disso, para blindar meu patrimônio de forma segura através dos serviços de holding familiar e holding patrimonial da Fraga Contabilidade, com o patrimônio blindado, entretanto, seus bens não são usados para responder pelas falhas da organização.

Como blindar meu patrimônio de forma segura?

Serviços financeiros em Vila Velha/Espírito Santo
Serviços financeiros em Vila Velha/Espírito Santo

A seguir, separamos um passo a passo de como blindar meu patrimônio de forma segura! Além disso, a blindagem de capital é indicada para qualquer indivíduo que possua algum tipo de patrimônio e queira reduzir o risco de perdê-lo. Deste modo, para que esse mecanismo seja considerado válido, ele deve ser realizado antes de qualquer problema. Como, por exemplo: cobrança de multas, disputa judicial, cumprimento de sentença. Confira:

Holdings patrimoniais: A criação de uma holding patrimonial serve para abrigar os bens próprios de uma pessoa ou família. Para isso, são criadas duas empresas! Sendo uma “principal” e outra “sucessória”, com objeto social de administração de bens. A holding patrimonial tem a finalidade de administrar o patrimônio. E também exercer a gestão de forma despersonalizada. Sendo uma pessoa jurídica diferente, ela permite que o patrimônio não seja atingido caso a pessoa física sofra prejuízos com indenizações ou execuções de dívidas. Outro ponto positivo dessa fragmentação são os maiores benefícios fiscais e tributários. Já que os impostos sobre os bens são cobrados da pessoa jurídica.  Consequentemente, essa característica diminui a tributação do patrimônio em diversos processos judiciais. Com diversos tipos de holding existentes, contar com uma assessoria jurídica e contábil na constituição desse tipo de empreendimento é fundamental.

  • Empresas offshore: As offshores são empresas abertas em territórios com menor tributação e legislação mais permissiva. Por serem beneficiadas com o sigilo fiscal, elas são atrativas para pessoas físicas e jurídicas com alta renda. Afinal, são quase sempre inacessíveis ao Fisco e outros credores. Essa estratégia, indicada para negócios que também operam fora do país, assegura a alocação do patrimônio em local inacessível às altas tributações e outras obrigações. Apesar do uso inadequado, a criação de offshores não é algo ilegal! Devendo ser declarada à Justiça brasileira. Quando aliadas a um correto planejamento tributário, as offshores representam uma maior flexibilidade empresarial e proteção para patrimônios individuais.

Doação de bens com reserva de usufruto: A doação de bens com reserva de usufruto é um processo em que o proprietário doa seus bens! Mas mantém o poder sobre a sua administração. Em geral, o usufruto pode durar ao longo de toda a vida, evitando a liquidação dos bens para pagamento de dívidas. No entanto, existe a chance de penhora do direito de usufruto de bens, que pode causar a transferência do benefício ao devedor. Para evitar isso, contar com assistência especializada é fundamental.

  • Falência e recuperação judicial: Uma ação extrema para a proteção de patrimônio é a decretação de falência e pedido de recuperação judicial. Essa medida protetiva provoca o deslocamento da competência das dívidas trabalhistas da Justiça do Trabalho para a Justiça comum. Uma outra vantagem, nesse caso, é o aumento da atratividade do negócio para a venda. Já que o futuro proprietário não herdará as pendências ou passivos tributários e trabalhistas.

Fundos exclusivos: O aporte em fundos exclusivos possibilita que a execução de dívidas de empresas não atinja o patrimônio investido neste tipo de fundo. Como cada fundo possui um CNPJ próprio, o patrimônio da pessoa jurídica é automaticamente desvinculado da pessoa física. É possível, além de aplicar o capital próprio, investir junto com um grupo de pessoas (como a família) em um fundo exclusivo. Desse modo, garantindo a blindagem patrimonial dos indivíduos e se prevenindo contra qualquer problema financeiro da sua organização.

  • Alienação fiduciária em garantia: Essa modalidade permite que seja feito um acordo entre o devedor e o credor. Onde um bem é oferecido como garantia até a quitação da dívida. Alienação fiduciária significa literalmente “transferir algo em confiança” e pode ser uma forma de honrar seus débitos, antes que o credor tome posse de algum bem seu de forma litigiosa. Essa modalidade permite que bons acordos sejam feitos, e processos que seriam longos e custosos, se resolvam de forma bem mais amigável.

Investimentos em planos de previdência privada: Aumentar seu patrimônio para ter uma velhice confortável é fundamental, e nesse caso, um plano de previdência privada pode ser uma alternativa bem interessante para blindar o seu patrimônio atual. Lembrando que a previdência privada é algo além daquela obrigatória paga pelo INSS, por isso é possível possuir ambas, porém a privada, dependendo do plano pode garantir maior qualidade de vida. Geralmente a aplicação em um fundo de previdência privada requer aportes mensais, e esse dinheiro é como um investimento que vai se valorizar ao longo dos anos, e após um tempo previamente estipulado, vai te render um valor mensal equivalente a uma aposentadoria.

  • Instituição de bem de família: Essa modalidade de blindagem de patrimônio é mais indicada para proteção de imóveis, pois envolve o bem enquanto moradia de cônjuge, filhos ou até de um parceiro de união estável. Ou seja, o bem de família compõe uma necessidade básica, como uma casa onde os filhos e/ou parceiros residem, por isso não pode ser penhorado, uma vez que esteja vinculado em testamento ou escritura pública à proteção legal dessa propriedade. É muito recomendado esse tipo de blindagem, pois em casos de morte do titular o bem passa a ser de posse dos familiares indicados no documento de forma bem menos burocrática.

Regime de casamento e contrato de união estável: Os tipos de união mais conhecidos são o de comunhão total, parcial ou separação total de bens entre as partes, mas você sabe como a união estável se encaixa nisso? Via de regra, uma entidade familiar derivada de uma união estável comprovada, já se enquadra automaticamente em regime de comunhão parcial de bens. No entanto, é possível fazer um contrato específico de união estável, assim como no casamento, como forma de proteger os seus bens em caso de separação.

Portanto, viu só que para blindar meu patrimônio de forma segura é preciso estar atento a estes pontos? Além disso, se a empresa já estiver citada em processos de execução fiscal, trabalhista, civil ou previdenciária, a proteção de capital pode ser considerada fraude aos credores. Portanto, se você não se enquadra em nenhuma das situações, está livre para iniciar o processo de blindagem patrimonial, por exemplo.

Blindar meu patrimônio de forma segura 

Quais são as outras situações em que a blindagem patrimonial se aplica e quais são os riscos e cuidados de proteção patrimonial?

Serviços administrativos em Vila Velha/Espírito Santo
Serviços administrativos em Vila Velha/Espírito Santo

Para blindar meu patrimônio de forma segura, é preciso estar atento à outras situações em que a blindagem patrimonial se aplica e quais são os riscos e cuidados de proteção patrimonial. Em outras palavras, o processo de blindagem patrimonial envolve um planejamento bastante detalhado relacionando todos os bens de um indivíduo. Deste modo, naturalmente, esse esforço faz com que seja possível conhecer a fundo diversos aspectos relacionados ao patrimônio. Assim, abrindo caminho para uma melhor administração de ativos e passivos e adequação às exigências do fisco em relação à gestão fiscal e tributária.

Portanto, outra questão relacionada ao processo de blindagem é a proteção contra riscos societários e disputas matrimoniais, sucessórias ou familiares. Em suma, ainda que você planeje ou possua uma sociedade com amigos ou familiares, se resguardar contra possíveis disputas ou comportamentos de má-fé sempre é a melhor opção. Deste modo, afinal, até mesmo os piores casos de parceria societária foram iniciados com entusiasmo e motivação em prol de um objetivo em comum. Em situações de divisão de herança ou separação, a proteção de capital também impede que bens pessoais se misturem aos bens jurídicos.

Agora, com relação aos riscos de blindar meu patrimônio de forma segura,se formos ser bem claros aqui, risco na verdade é não proteger seu patrimônio, pois diante de tantas variáveis possíveis, perder parte dele pode acontecer num piscar de olhos. Além disso, no entanto, a blindagem patrimonial não é algo a ser feito na correria, é preciso planejamento e principalmente ter um objetivo final em mente. Portanto, seja para uma aposentadoria tranquila, ou deixar uma herança substancial a seus entes queridos, o fato é que você vai precisar de uma boa consultoria para fazer isso da forma correta, senão pode sofrer implicações legais.

Em segundo lugar, para blindar meu patrimônio de forma segura, por exemplo, jamais inicie um processo de blindagem patrimonial se há débitos em aberto e descritos em processos judiciais, pois isso pode ser considerado fraude, e aí o prejuízo é muito maior. Antes de tudo é importante regularizar a situação dos bens para poder dar início ao processo de forma legítima. Em caso de imóveis, o IPTU tem que estar em dia, bem como outros tributos e documentações.

Por falar em tributos, a situação fiscal do seu patrimônio deve estar regularizada também, pois tudo que você não quer é que seu processo de proteção patrimonial seja interpretado pela Receita Federal como tentativa de evasão fiscal. Agora que você conhece as principais opções para proteger seus bens, busque uma assessoria que possa te auxiliar, como a Fraga Contabilidade no ES. Deste modo, opte sempre por quem tem experiência comprovada e credibilidade no mercado, pois a segurança do seu futuro financeiro é o que está em jogo!

Por que a nossa contabilidade para sociedades empresariais no ES Fraga Contabilidade pode ajudar a blindar meu patrimônio de forma segura?

Conte com o suporte de uma contabilidade especializada em contratos sociais para empresas, como a Fraga Contabilidade. O escritório contábil oferece atendimento segmentado e especializado em atividades de holding familiar e holding patrimonial para pessoas físicas no ES. Tenha o apoio de uma contabilidade on-line para acompanhamento da identificação dos sócios, planejamento sucessório, capital social, dentre outros passos importantes para a abertura administração de holding familiar e patrimonial.

Conheça alguns dos serviços oferecidos pela nossa contabilidade ES: abertura de empresa no ES, assessoria fiscal, assessoria contábil no ES, assessoria trabalhista, dentre outras soluções que podemos propor para os empreendedores e empresas no Espírito Santo e no Brasil.

A Fraga Contabilidade conta com 50 anos de experiência em assessoria contábil e tributária para soluções de administração de holding familiar e holding patrimonial! E pode ajudar com o planejamento sucessório das sociedades empresariais no ES propondo as melhores soluções tributárias e administrativas em Vila Velha – ES. Somos especialistas em gerenciar e administrar as atividades financeiras e também tributárias no ES para as empresas capixabas! 

Gostou do nosso post sobre holding familiar, holding patrimonial e blindar meu patrimônio de forma segura? Então acompanhe as postagens da Fraga Contabilidade no Instagram e conheça mais sobre as soluções administrativas e contábeis que podemos trazer à sua empresa no ES e no Brasil. 

Quer saber mais sobre a gestão de empreendimentos? Acompanhe nosso blog e aprenda como emitir notas fiscais para a sua empresa! 

Assuntos relacionados:
escritório de contabilidade es – papel contadorcontabilidade tributária – santa maria de jetibácontabilidade consultiva jaguaré – papel contadorcontabilidade de custos sooretama – contador profissionalcontabilidade para licitações es – escritório de contabilidade escnpj empresas regiao metropolitana escnpj empresas conceição da barracnpj empreendimenros alegrecnpj empresas baixo guanducnpj empresas ibatibacnpj empresas mimoso do sulcnpj empreendimentos iúnacnpj empresas vila velhacnpj empresas santa teresacnpj empreas rio bananalcnpj empresas pancascnpj empresas vargem altacnpj empresas montanha – prestacao contascontabilidade para empresas muniz freire – gestão transparentecontabilidade para empresas joão neiva – auditorias empresariaiscontabilidade empresas vila valério  – emissão de notas fiscaiscontabilidade para empresas irupi – prestacao contas, como abrir cnpj empresas es-casteloconheça melhor contabilidade holding familiar vila velhaconheça melhor contabilidade de custos escontabilidade – essencial para cafeterias escontabilidade para empresas de telefonia em domingos martinscontabilidade para padarias espírito santocontrate contabilidade especializada esfolha de pagamento – contabilidade consultiva esfolha de funcionários – contabilidade tributária são gabriel da palhamelhor contabilidade para empresas es – inovando sempreobrigações contador para empresas essalario contador e imposto de renda esserviços para administração de empresas no esserviços para conciliação bancária em afonso cláudio escontabilidade para emissão do DARF em vitória com qualidade.

Escreva-nos e entraremos em contato com você

Compartilhe esse post

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Nós utilizamos cookies: Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.