Valuation – Como calcular o valor para vender uma empresa?

Sumário

O que é Valuation
Cálculo do Valuation
Valuation e FDC
Venda de empresa
Fraga Contabilidade e Valuation
Valor para vender uma empresa
Valor para vender uma empresa

No artigo de hoje, vamos falar sobre o Valuation: que é o valor para vender uma empresa! Portanto, durante o processo de avaliação de uma empresa (CNPJ) no BR, por exemplo. Através do cálculo do Valuation é possível determinar quanto uma organização custa! Ou qual é o preço (em R$) mais próximo de sua venda naquele período em que ela está sob análise (%) dos investidores financeiros no BR.

Portanto, calcular o custo de uma empresa é uma dúvida recorrente dos empreendedores. Deste modo, para os empresários que estão no processo de compra e venda de negócios, estão consideradas uma série de características não mensuráveis que devem ser levadas em consideração na hora da elaboração do cálculo do Valuation no ES.

Além disso, para calcular o valor para vender uma empresa, é necessário que seja feita uma análise interna da empresa! Como, por exemplo, a avaliação dos seus objetivos em curto e médio prazo, a sua missão, os seus valores e colocar em prática um plano de ação e contingência para que determinados parâmetros de lucro e administração financeira possam representar vantagem ao empreendimento, por exemplo.

O que é Valuation

Valor para vender uma empresa: O que é Valuation?

No processo de cálculo do valor para vender uma empresa, o Valuation é uma etapa fundamental no processo de venda de uma empresa! Em outras palavras, ele é composto por uma série de cálculos e procedimentos que estimam de maneira simples e segura a quantia monetária para a compra e venda de empresas. Isso porque se o valor for muito alto, haveria desinteresse no mercado! E se o valor for muito inferior, haveria perdas financeiras.

Portanto, o propósito de saber como calcular o Valuation de uma empresa não se resume em estimar um preço para a venda, ele também pode ser feito com o objetivo de investigar quanto ela está valendo no mercado de ações, por exemplo! Deste modo, o intuito é adquirir empresas com um valor abaixo de seu valor. Sendo, portanto, uma ação fundamental não só quando há interesse de venda da organização, por exemplo.

Além disso, o cálculo do valor para vender uma empresa no BR não se resume a uma fórmula matemática! Em outras palavras, é uma metodologia que relaciona vários fatores subjetivos e que variam conforme cada investidor. Deste modo, significando que, apensar de sua relevância, calcular o Valuation de uma empresa não deve ser a única ação e, muito menos, o único critério utilizado pelo empreendedor que esteja considerando sua compra ou venda, por exemplo. Acima de tudo, é preciso mesclar diferentes alternativas de análise para se estimar o valor de uma empresa!

Cálculo do Valuation

Como calcular o Valuation de maneira simples?

Emitir notas fiscais no es/espírito santo
Emitir notas fiscais no es/espírito santo

Há algumas técnicas de avaliação de empresas que podem ser utilizadas para presumir o Valuation de uma empresa no BR, por exemplo. A que vamos tratar neste artigo, está relacionada com o cálculo do Fluxo de Caixa Descontado (FDC). Que pode estimar um valor do empreendimento bem próximo a realidade de compra e venda de empresas no mercado do Brasil! Confira:

A avaliação valor para vender uma empresa no BR pelo Fluxo de Caixa Descontado serve para definir o valor intrínseco da empresa em relação às projeções de lucro futuras. Ou seja: trata-se sobre a capacidade da corporação em gerar riquezas no futuro, por exemplo. Portanto, ele é definido mediante os investimentos realizados em seus ativos operacionais! Também são levados em conta o seu custo de capital e os riscos do empreendimento, por exemplo.

Deste modo, de forma mais simples, é possível dizer que ao fazer a avaliação de fluxo de caixa descontado, você utiliza o princípio clássico da matemática financeira de que o dinheiro de hoje é superior ao de amanhã, por exemplo. Além disso, nessa perspectiva, o fluxo de caixa positivo diminui ao longo do tempo, de modo que o DFC utiliza um cálculo que abate esse superávit cada vez mais! Deste modo, conforme o tempo passa, normalmente essa projeção é analisada pelos próximos 5 anos. Podendo ser projetada por um tempo maior, no máximo 10 anos, por exemplo.

Valuation e FDC

Valor para vender uma empresa: Como calcular o Valuation através do FDC?

Para chegar ao Valuation de sua empresa através do FDC, por exemplo, você precisa se atentar às etapas que ele requer! Confira abaixo algumas das etapas que o FDC propõe para calcular o valor para vender uma empresa, por exemplo:

  • Calcule o fluxo de caixa histórico: A primeira etapa consiste em calcular o fluxo de caixa histórico, por exemplo. Em outras palavras, a entrada (receitas) e a saída de dinheiro da empresa (despesas). O quanto se paga de impostos (em R$). E o valor que se investe, obtendo o resultado final de lucro ou prejuízo durante o ano, por exemplo.

Projete o fluxo de caixa: Em seguida, é necessário analisar o histórico do fluxo de caixa (FDC). Definir premissas. E as regras usadas para prever os resultados financeiros vindouros! E, ainda, projetar as finanças futuras para um determinado período de tempo. No mínimo 5 anos e no máximo 10 anos. Com relação às premissas, é fundamental observar: se as despesas aumentaram, aproximadamente 5% ao ano! Use esses resultados, agora se elas caíram 2% ao ano, em média. Então utilize esses números.

  • Calcule a taxa de desconto: A taxa de desconto trata sobre o fluxo de caixa presente, considerando os riscos das atividades e outras oportunidades de investimento. Pense no seguinte cenário! O empreendedor possui um retorno de 14% no ano por meio do Tesouro Direto. Essa é uma aplicação extremamente segura! Então por qual motivo ele iria arriscar seu recurso monetário em uma corporação que possui um rendimento inferior a isso? Neste caso, a taxa de desconto da empresa precisa ser maior que 14%. Para valer o investimento.
  • Mensure o valor do Fluxo de Caixa Projetado: Mensurar o valor do Fluxo de Caixa Projetado é a última etapa para definir o valor de sua empresa através do FCD. A fórmula básica para descontar ou trazer o valor presente é: Valor Presente Líquido (=VPL).
Venda de empresa

Como são realizados os cálculos do valor para vender uma empresa?

Contador es/espírito santo
Contador es/espírito santo

Em primeiro lugar, o cálculo do valor para vender uma empresa é realizado com base na seguinte equação matemática:

Cálculo do Valuation
Cálculo do Valuation

Onde:

CFi = Fluxo de Caixa gerado no período i, estimado dos períodos 1 a T, por exemplo;

Kc = Taxa de Desconto (WACC), por exemplo;

g = Taxa de crescimento no longo prazo, por exemplo;

EV = Enterprise Value ou Valor da Empresa; e, portanto

TV = Valor Terminal ou Valor Residual, por exemplo;

Calcular o Valuation não é o único indicativo que você pode mensurar em sua empresa! Há diversas formas e cálculos específicos. Como o cálculo de turnover (para identificar a rotatividade)! O ROI em treinamento para saber se seus treinamentos têm trazido o resultado que almeja.

 E é possível também contar com um cálculo que mede o sucesso de sua empresa! É o que chamam de Break even. Quer saber mais sobre? Confira o link deste site e saiba como calcular o sucesso da sua empresa.

Fraga Contabilidade e Valuation

Por que a Fraga Contabilidade pode ajudar os empreendedores com o Valuation?

A Fraga Contabilidade pode ajudar no cálculo do valor para vender uma empresa, porque possuímos uma equipe de contadores e consultores bem treinada e capacitada em contabilidade para finanças no ES! Além disso, contamos com uma infraestrutura única, sistemas ERP! Acesso ao Conta Azul e sistemas interligados com o banco de dados da Receita Federal do Brasil.

Deste modo, estamos preparados para ajudar os empreendedores no BR com o cálculo do Valuation. Agregando valor ao seu empreendimento e contabilizando histórias de sucesso! Portanto, se você quiser que a sua empresa também venha fazer parte desta história, entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores e informe-se sobre os nossos serviços e especialidades no Estado do Espírito Santo!

CONTATOS

Telefone: (27) 3239-3352 

E-mail: contato@fragacontabilidade.com.br

https://pt-br.facebook.com/fraga.contabilidade/

https://www.instagram.com/fragacontabilidade/

Escreva-nos e entraremos em contato com você

Compartilhe esse post

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Nós utilizamos cookies: Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.