Especialidades

Conheça nossas especialidades e como elas podem ajudar o seu negócio a crescer.

Contabilidade para psicólogos no ES

Contabilidade para psicólogos no ES
Contabilidade para psicólogos no ES

Você sabia que a contabilidade para psicólogos no ES pode ser uma excelente opção para os profissionais desta área que desejam ampliar a sua atuação, captando mais clientes através de um CNPJ ativo? Pois nesta leitura, vamos falar como a Fraga Contabilidade pode ajudar os psicólogos com a abertura de empresa, o porquê estes profissionais não pode ser MEI e como um BPO Financeiro eficaz pode contribuir com o desenvolvimento de um plano de negócios e estratégias altamente eficazes para os profissionais de psicologia. Portanto, fique conosco que nesta leitura você vai entender também como funciona a carga tributária para psicólogos e como escolher a melhor modalidade tributária para um consultório de psicologia.

Deste modo, o desafio de muitos profissionais de psicologia e da área da saúde atualmente é ampliar a sua atuação profissional e consolidar os seus serviços e a sua credibilidade em um mercado cada vez mais competitivo e ao mesmo tempo com muitas oportunidades. Além disso, não basta apenas que os profissionais de psicologia atuem como pessoa física ou prestadores de serviços. É preciso também que eles possuam um CNPJ ativo e deixem a sua marca no mercado para que mais clientes possam procurar por seus serviços, e assim a sua empresa seja conhecida e tenha total credibilidade.

Em segundo lugar, a contabilidade para psicólogos no ES permite que os profissionais desta área ampliem a sua visão estratégica da atuação, não apenas com relação às questões administrativas e tributárias, mas também com relação a um plano de estratégico altamente eficaz que apenas o BPO Financeiro da Fraga Contabilidade pode proporcionar às empresas de consultórios de psicologia. Acompanhe os próximos tópicos desta leitura e entenda como funciona a contabilidade para psicólogos!

Como funciona a contabilidade para psicólogos no ES?

Em primeiro lugar, a contabilidade para psicólogos no ES funciona de modo consultiva e focada na gestão da cartela de clientes. Entretanto, é necessário que os profissionais da área de psicologia tenham um CNPJ aberto para que eles possam estar devidamente regularizados e emitir notas fiscais para os seus clientes, e não apenas recibos de prestação de serviços. Deste modo, acessando agora mesmo o link do nosso blog é possível saber quando é o momento exato de abrir um CNPJ de forma segura e que traga resultados.

Podemos dizer também que uma contabilidade consultiva e focada na gestão de clientes para psicólogos, funciona neste caso com base na análise do perfil de empresa que se deseja abrir e como o psicólogo vem atuando ao longo de sua trajetória profissional, ou seja: se ele atua como pessoa física, prestador de serviços ou se ele já possuí um CNPJ para a emissão de notas fiscais. Além disso, após esta análise ser realizada pelos nossos consultores, é hora de propor um plano de ação para que o psicólogo possa ter ao máximo da carga tributária reduzida e também enquadrá-lo no melhor regime de tributação.

Caso o psicólogo atue como pessoa física:

Caso o profissional da área de psicologia atue como pessoa física, é necessário avaliar se ele está em dia com a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)e se ele possui alguma pendência com a Receita Federal. Em outras palavras, o trabalho de nossos consultores é avaliar se a prestação de contas do patrimônio pessoal do psicólogo está interferindo com os seus ganhos como psicólogo na profissão.

Neste caso, é importante que estes profissionais saibam que a Receita Federal do Brasil está de olho em todas as movimentações do Pix e cartão de crédito. Isso quer dizer que mesmo se o psicólogo atue no momento como pessoa física, não é aconselhável que ele continue com os seus atendimentos nesta situação. Isso porque a Receita Federal, percebendo inconsistências no IRPF e incompatibilidade de ganhos e patrimônio, ela pode bloquear os bens dos profissionais que estão fora de conformidade com as suas obrigações tributárias.

Acompanhe o vídeo abaixo, que aborda este assunto:

Caso o psicólogo atue como prestador de serviços:

Caso o psicólogo atue como prestador de serviços, ele deve emitir um recibo que comprove que o atendimento foi realizado e apurar estas operações com as deduções no Imposto de Renda Pessoa Física. O nosso contador Espírito Santo recomenda que como profissional e para evitar problemas tributários com o fisco, os profissionais de psicologia realizem a abertura de um CNPJ ativo para que todos os comprovantes e recibos sejam declarados desta vez como Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ). Para que você possa saber mais sobre como funciona a prestação de serviços, acesse agora mesmo o link do nosso blog e confira como funciona a prestação de serviços para os profissionais da área.

Caso o psicólogo já atue com um CNPJ ativo:

Caso o profissional de psicologia já atue com um CNPJ ativo, é necessário saber se ele está com as contribuições em dia com a Receita Federal. Deste modo, os nossos consultores contábeis vão realizar a análise de débitos no CNPJ, situação da entrega de declarações do IRPJ, débitos fiscais, possíveis irregularidades e outras situações que podem ter impacto direto sobre a atuação dos psicólogos como empreendedores. Para isso, entrando em contato agora mesmo com a nossa contabilidade, é possível realizar todas as análises fiscais e tributárias para o seu CNPJ!

Formas de atuação do psicólogo no Espírito Santo
Formas de atuação do psicólogo no Espírito Santo

Procurando por um contador Espírito Santo, fica muito mais fácil e seguro que todas as suas questões fiscais e tributárias sejam analisadas e apuradas com total atenção e confiabilidade! A Fraga Contabilidade é uma contabilidade que também é especializada em apuração tributária para a área médica e psicólogos. Podemos orientá-lo passo a passo em como abrir um CNPJ ativo para o seu consultório de psicologia, como emitir notas fiscais e também propor um plano de ações e estratégias de negócios altamente eficazes para que os psicólogos possam ampliar a sua carteira de clientes e gerar mais receita.

Psicólogo pode ser MEI? Como uma contabilidade consultiva pode ajudar estes profissionais?

É importante dizer que o psicólogo não pode ser MEI! Isso porque serviços de psicologia não constam mais relações de atividades permitidas na categoria de microempreendedor individual (CNAE).Além disso, o MEI possuí um limite de faturamento de R$ 81 mil ao ano, e caso o empreendedor ultrapasse este limite em até 20%, será necessário comunicar imediatamente o desenquadramento da atividade MEI para ME.

Portanto, uma contabilidade para psicólogos no ES pode ajudar estes profissionais com a escolha do tipo de sociedade empresarial que desejam abrir para a atuação com um CNPJ ativo, ou seja: empresário individual, sociedade limitda (LTDA), empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI), ou cooperativa. Confira logo abaixo cada uma destes tipos de sociedades empresariais e como uma contabilidade especializada pode ajudá-lo com a escolha correta da modalidade empresarial:

Empresário Individual: O psicólogo pode optar por atuar como um empresário individual, operando o negócio sozinho. Neste caso, ele é responsável por todas as decisões e assume todo o risco financeiro.

Sociedade Limitada (Ltda): Neste tipo de sociedade, dois ou mais psicólogos podem se juntar para formar uma empresa onde cada sócio contribui com capital, trabalho ou ambos. A responsabilidade de cada sócio é limitada ao valor das cotas que ele possui na empresa.

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Esta é uma opção para aqueles que preferem operar sozinhos, mas com a proteção de responsabilidade limitada, o que significa que as dívidas da empresa não se misturam com as dívidas pessoais do proprietário.

Cooperativa: Os psicólogos podem formar uma cooperativa, na qual os membros compartilham os custos, recursos e lucros da empresa. Este modelo enfatiza a colaboração e o apoio mútuo entre os membros.

A nossa contabilidade ES pode também ajudar os psicólogos com a escolha da melhor modalidade tributária, como veremos a seguir! Acima de tudo, vamos conferir no próximo tópico desta leitura como abrir um CNPJ para um consultório de psicologia com a Fraga Contabilidade! Trata-se de um processo seguro e rápido, onde o profissional de psicologia deve estar devidamente credenciado no Conselho Federal de Psicologia, separar os documentos necessários e realizar o registro de suas atividades profissionais na Junta Comercial do seu Estado.

Quais são os impostos que o psicólogo deve pagar e como abrir um CNPJ?

Psicólogo Espírito Santo
Psicólogo Espírito Santo

Com relação aos impostos que o psicólogo deve pagar para a emissão notas fiscais no ES, separamos na Tabela abaixo alguns dos impostos essenciais que tanto os profissionais da área da saúde quanto os psicólogos devem informar à Receita Federal durante o período de declaração do IRPF ou do IRPJ, por exemplo. Portanto, confira a seguir as principais categorias de impostos a que um profissional da área de psicologia está sujeito a pagar durante o período de declaração:

ItemImpostoDescrição
1Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)Os psicólogos que trabalham como autônomos ou profissionais liberais geralmente são tributados pelo IRPF sobre sua renda pessoal.
2Contribuição PrevidenciáriaPsicólogos autônomos podem precisar contribuir para a previdência social como segurados facultativos ou podem estar isentos dependendo de sua renda e situação.
3Imposto sobre Serviços (ISS)Se você prestar serviços de psicologia em uma cidade ou município que cobre ISS, você pode precisar pagar esse imposto sobre os serviços que você oferece.
4ICMSSe você oferecer produtos, como materiais de terapia ou testes psicológicos, pode precisar pagar o ICMS, dependendo da legislação estadual.
5Imposto sobre o Lucro (se aplicável)Se você optar por estruturar seu negócio como uma empresa, pode estar sujeito ao Imposto sobre o Lucro (IRPJ), além de contribuições sociais.
6Contribuições SociaisDependendo da estrutura do seu negócio e da legislação local, você pode estar sujeito a contribuições sociais, como o PIS/PASEP e a COFINS.
Tabela I – Tributos para psicólogos no ES.

Como podemos observar os impostos de ISS, ICMS, IRPF e contribuição previdenciária são os principais tipos de tributos para psicólogos. Em outras palavras, quando um profissional psicólogo oferece produtos ou materiais para as suas consultas, comprados através do seu CNPJ, ele está também sujeito à esta incidência tributária. Já o ISS, que é o imposto sobre os serviços, esta categoria tributária é cobrada através dos serviços que o psicólogo oferece aos seus clientes, como, por exemplo: terapia cognitiva, consultas, avaliações psicológicas, testes psicológicos, etc.

Confira a seguir como abrir um CNPJ para os profissionais de psicologia:

O primeiro passo é obter o registro com o Conselho Federal de Psicologia (CFP) que é o responsável por supervisionar o profissional e dar todo o respaldo necessário. Com a contabilidade para psicólogos no ES é possível também que você separe os documentos para registrar na Junta Comercial da cidade, depois realizar o cadastro do CNPJ na Receita Federal, como também a Inscrição Municipal e o Alvará de Funcionamento para iniciar as atividades com os serviços que serão ofertados.

A documentação inicial é:
  • 1 (uma) cópia simples do comprovante de residência de cada um (se houver mais de um sócio, um para cada);
  • 2 Cópias autenticadas do RG e CPF de cada futuro dono (caso tenham sócios);
  • Uma cópia do espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano atual;
  • Cópia da certidão de casamento (caso aplicável).
E caso vá abrir um consultório:
  • Duas cópias simples do IPTU do Imóvel;
  • Duas cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

Deste modo, a nossa contabilidade para psicólogos no ES orienta que para saber os impostos, é preciso analisar se o psicólogo irá atuar como pessoa física ou jurídica. Na pessoa física está sujeito a uma tabela de imposto de renda, e essa tabela vai de 7,5% a 27,5% e mais o INSS autônomo com uma alíquota de 20%.

Como pessoa jurídica o mais indicado é o Simples Nacional, que possibilita tributar seu faturamento por uma alíquota de 6%, mas depende do fator R, que resumidamente, o relaciona ao total da sua Folha de Pagamento com o faturamento. Mas o ideal é procurar por um contador especializado em abertura de CNPJ e administração tributária – como os serviços da Fraga Contabilidade para que a sua empresa possa atrair sempre mais clientes e contar com um plano contábil seguro e eficaz.

Contabilidade para psicólogos no ES: Quais são as modalidades tributárias para psicólogos?

Contabilidade ES
Contabilidade ES

O nosso contador Espírito Santo esclarece que as modalidades tributárias para psicólogos devem considerar diversos fatores. E, para isso, é fundamental entender as opções: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Cada regime tem suas particularidades e adequações específicas para diferentes perfis profissionais. Confira logo abaixo as especificidades de cada opção a ser escolhida por estes profissionais:

  • Simples Nacional: Trata-se da escolha mais comum para os psicólogos. O Simples Nacional, por sua vez, é frequentemente escolhido por sua praticidade e menor carga tributária para pequenos negócios. Neste regime, os impostos são unificados, o que simplifica o processo tributário. Para um psicólogo com renda anual até um determinado limite (que deve ser verificado, pois se atualiza anualmente), o Simples Nacional pode ser uma opção vantajosa. Por exemplo, se a receita bruta anual for de R$ 100.000,00, a alíquota inicial é de aproximadamente 6%, mas isso varia conforme a receita aumenta.
  • Lucro Presumido: É para quem supera o limite do Simples Nacional. Deste modo, se a receita do psicólogo exceder o limite do Simples Nacional? Então, o Lucro Presumido pode ser uma alternativa. Neste regime, o imposto é calculado sobre um lucro presumido da atividade. Para serviços de psicologia, a presunção de lucro é de 32% sobre a receita bruta. Assim, se a receita for de R$ 200.000,00 ao ano, o lucro presumido será de R$ 64.000,00, e os impostos incidirão sobre esse valor.
  • Lucro Real: É a modalidade escolhida para grandes estruturas. Além disso, ele é indicado para empresas com receitas elevadas ou despesas significativas. Aqui, a tributação ocorre sobre o lucro líquido real, o que exige uma contabilidade mais rigorosa. Embora complexo, para alguns psicólogos com grandes clínicas, esse regime pode ser mais econômico.

Portanto, em todas essas opções, a orientação de um contador especializado em tributação para psicólogos é fundamental. O profissional contábil não apenas ajudará na escolha do regime mais adequado, mas também na gestão tributária eficiente, garantindo que você, psicólogo, foque no que faz de melhor: cuidar da saúde mental de seus pacientes. Ficou interessado(a)? Entre agora mesmo em contato com a Fraga Contabilidade e solicite agora o seu orçamento personalizado!

Contabilidade para psicólogos no ES: Como Fraga Contabilidade oferece consultoria especializada para a abertura de CNPJ para psicólogos?

Se você ficou interessado(a) sobre as soluções da Fraga Contabilidade para contabilidade para psicólogos no ES, entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores especializados em bem atendê-lo(a)! Somente a Fraga possuí mais de 50 anos de experiência de mercado no Espírito Santo e no Brasil. Podemos oferecer soluções completas e inovadoras em apuração tributária, contabilidade para a área médica e BPO Financeiro especializado para operações de emissão de notas fiscais no ES e terceirização de serviços administrativos.

Podemos também oferecer consultoria especializada para a abertura de CNPJ para psicólogos e emissão notas fiscais no ES. Trabalhamos analisando a situação da sua empresa ou projeto de empreendimento, realizando um plano de negócios completo para a sua clínica de psicologia e traçando estratégias eficientes para que mais clientes possam procurar pelos seus serviços. Além disso, apenas a Fraga Contabilidade conta com um know-how e cases de sucesso que são a prova de como os nossos serviços são desenvolvidos com qualidade e comprometimento com os resultados do seu negócio.

A nossa consultoria especializada em abertura de CNPJ para psicólogos no Espírito Santo funciona de modo que este profissional tenha o registro no Conselho Federal de Psicologia (CFP), para que na seqüência ele separe todos os documentos necessários para que possa dar entrada na Junta Comercial do seu Estado, e para que na seqüência o psicólogo possa realizar o cadastro do CNPJ junto à Receita Federal. Quer saber mais sobre como abrir um CNJ? Então acesse o link do nosso blog e confira!   

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre as novidades da nossa contabilidade ES? Então siga-nos no Instagram e acompanhe as nossas postagens semanais sobre os nossos serviços contábeis e soluções em abertura de empresas e emissão de CNPJ. Ou se preferir, entre em contato conosco através do formulário abaixo que um de nossos consultores retornará a sua mensagem o mais rápido possível! Lembre-se que a Fraga Contabilidade apóia os pequenos empreendimentos e é a solução ideal para psicólogos no Espírito Santo e no Brasil.

Nós utilizamos cookies: Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.