Especialidades

Conheça nossas especialidades e como elas podem ajudar o seu negócio a crescer.

Contabilidade para holding patrimonial no Espírito Santo

Você sabe quais são as vantagens da contabilidade para holding patrimonial no Espírito Santo? Então fique conosco nesta leitura! Por que mostraremos para você além das vantagens da holding patrimonial no ES. E o que é preciso para fazer para realizar o aprimoramento do planejamento sucessório em sociedades empresariais, por exemplo. Além disso, você vai conferir quais são as principais etapas de criação da holding e quais são as vantagens da holding patrimonial para as pessoas que buscam pela blindagem patrimonial no ES. Portanto, com a criação de uma holding patrimonial, é possível proteger o seu patrimônio contra perdas, prejuízos e complicações judiciais por conta da divisão da alíquota de bens distribuída entre os beneficiários de bens e imóveis, por exemplo.

Deste modo, a holding patrimonial no ES segue as diretrizes da Lei das Sociedades por Ações nº  6.404. Em outras palavras, esta legislação estabelece que os bens imóveis e patrimônios que, até então, estavam em nome de pessoas físicas, passem a ser administrados e geridos por uma sociedade empresarial no ES. Acima de tudo, configura-se uma holding patrimonial uma empresa que não pratica operações comerciais. Ou seja: ela apenas administra o patrimônio que está sob o ser poder e administração, por exemplo.

Acima de tudo, para que a contabilidade para holding patrimonial no Espírito Santo possa criar esta holding com segurança e rapidez, é preciso que algumas etapas sejam cumpridas durante este processo de criação da sociedade empresarial. Como, por exemplo: análise do patrimônio envolvido, entrevista preliminar com os sócios, planejamento tributário e definição dos tipos societários, apresentação do projeto de estrutura societária de como abrir uma holding patrimonial, elaboração da documentação e registro nos órgãos competentes para abrir uma holding patrimonial, implantação do acordo de acionistas (fideicomisso ou usufruto). E também o auxílio nas declarações de IRPF e assessoria pós-conclusão para abrir a holding.

Contabilidade para holding patrimonial no Espírito Santo 

Contabilidade para holding patrimonial no Espírito Santo
Contabilidade para holding patrimonial no Espírito Santo

O que é e como funciona a contabilidade para holding patrimonial da Fraga Contabilidade?

Em primeiro lugar, a contabilidade para holding patrimonial no Espírito Santo da Fraga Contabilidade oferece uma série de soluções e vantagens para o planejamento sucessório e as etapas de criação da holding em si! Acessando-se no nosso blog é possível encontrar matérias exclusivas no que se diz respeito aos processos de criação da holding patrimonial e holding familiar, por exemplo. Além disso, a Fraga contabilidade conta agora com mais um recurso para os empreendedores no ES e no Brasil: o nosso aplicativo – Fraga Contabilidade!! Diretamente no site da App Store que pode acessar-se aqui.

Portanto, com relação ao funcionamento da holding patrimonial no ES, como dissemos no começo deste artigo, ela é composta por uma sociedade empresarial. Em outras palavras, uma vez que esta sociedade detém o controle sobre bens imóveis, automóveis e apólices que estão registradas neste CNPJ. Além disso, para criar-se uma holding com a ajuda da contabilidade para holding patrimonial no Espírito Santo, é preciso que, primeiramente, realize-se a integração do capital social desta sociedade!

Deste modo, esta integração garante que a empresa seja criada. Em segundo lugar, realiza-se a divisão da administração dos bens particulares dos indivíduos participantes da holding patrimonial, por exemplo. Acima de tudo, após realizar-se a divisão da integralização do capital social entre os sócios da holding, é possível optar-se por um dos tipos de sociedade empresarial: holding patrimonial pura; holding patrimonial mista; holding de participação; holding de controle.

Além disso, a partir do momento em que opta-se pela criação da holding patrimonial no ES, é possível que a gestão e administração de bens sob o controle desta sociedade empresarial criada pela contabilidade ES conte com benefícios fiscais!

Em outras palavras, esta estratégia é bastante indicada para empreendedores que têm um patrimônio robusto a ser administrado pela contabilidade para holding patrimonial no Espírito Santo. Deste modo, há inúmeras vantagens neste processo. Sendo as que mais destacam-se são a redução tributária para um melhor planejamento sucessório. Portanto, a lista de benefícios é bem ampla e completa, confira:

  • Redução tributária;
  • Aprimoramento do planejamento sucessório;
  • Melhor administração do patrimônio;
  • Aumento da proteção dos bens;
  • Redução dos impostos pagos sobre os bens.

Portanto, viu só como uma contabilidade para holding patrimonial no Espírito Santo – como a Fraga Contabilidade pode auxiliar as pessoas físicas com a formação de uma sociedade empresarial no ES? Acessando-se o site da JUCEES (Junta Comercial do Estado do Espírito Santo) é possível obter-se informações, como por exemplo: processos administrativos para a criação de empresas; instruções de serviço; legislação; registro empresarial; resoluções; dentre outros serviços disponíveis para que todo o processo de criação da holding patrimonial no ES possa ser realizado com segurança e eficiência. Contando-se também com todo o apoio e suporte da Fraga Contabilidade!

Quais são as principais etapas e vantagens da contabilidade para holding patrimonial no Espírito Santo?

Serviços financeiros em Vila Velha/Espírito Santo
Serviços financeiros em Vila Velha/Espírito Santo

Com relação às principais etapas da criação da contabilidade para holding patrimonial no Espírito Santo, podemos citar o passo a passo que segue abaixo! Além disso, quando falamos em holding patrimonial no ES, as empresas holding são compostas por ativos de outras companhias. Em outras palavras, isso quer dizer que ações, direitos autorais, títulos, patentes, imóveis, e marcas registradas pertencem agora a esta sociedade empresarial, por exemplo.

Confira a seguir as etapas de criação da holding patrimonial:

Etapa 1 – Análise do patrimônio envolvido: A primeira fase para abrir uma holding patrimonial é a análise do patrimônio envolvido. Deste modo, analisa-se o patrimônio tanto dos instituidores como dos beneficiários. Além disso, é nesta etapa que se define a estratégia dos principais negócios jurídicos. Que serão realizados para a implantação da holding patrimonial. Portanto, também é nesta fase que se define o quantitativo de pessoas jurídicas que serão necessárias para compor a estrutura.

  • Etapa 2 – Entrevista preliminar com os sócios: Superada a fase anterior, faz-se necessária a realização de entrevistas, de forma individual ou em grupo! Deste modo, as entrevistas deverão ser feitas com todos os envolvidos na constituição da holding patrimonial. Inclusive para  a definição dos objetivos pretendidos. Além disso, uma das etapas fundamentais de como montar uma holding patrimonial no ES é, justamente, a definição daquilo que se pretende alcançar com esse tipo de estrutura.

Etapa 3 – Planejamento tributário e definição dos tipos societários: Acima de tudo, uma vez analisado o patrimônio e conhecidos todos os envolvidos na operação, define-se, com o instituidor do patrimônio, os tipos societários (S/A, LTDA ou EIRELI), o número de empresas envolvidas. E também o objeto social de cada uma. Deste modo, nesse momento, será analisada a incidência de tributos na transferência de bens para a empresa. E qual o impacto tributário esperado com as atividades do dia a dia! Bem como a comparação de cenários.

  • Etapa 4 – Apresentação do projeto de estrutura societária de como abrir uma holding patrimonial: Com a posse das informações acima, faz-se um esboço gráfico da estrutura sugerida! Deste modo, esta fase funciona como revisão final das anteriores. Visando-se garantir que a vontade do instituidor do patrimônio seja plenamente respeitada. Além disso, neste momento é possível fazer determinados ajustes que garantam que os objetivos da constituição da empresa patrimonial serão alcançados.

Etapa 5 – Elaboração da documentação e registro nos órgãos competentes de como abrir uma holding patrimonial: Em primeiro lugar, a documentação das empresas, elaborada de acordo com os critérios definidos nas fases anteriores, é então submetida à aprovação do instituidor do patrimônio. Deste modo, existem diversos pontos cruciais que precisam ser observados aqui! Como critérios de governança corporativa; definição da forma de valuation; hipóteses de dissolução de sociedade; regulação de poder de voto; entre outros.

  • Etapa 6 – Implantação do acordo de acionistas, fideicomisso ou usufruto: Em suma, esta é a última fase antes da transferência da propriedade das quotas ou ações. Deste modo, é nela que se definem os critérios de gestão enquanto o instituidor do patrimônio for vivo. E também, em sua ausência! Portanto, esta fase é de suma importância, pois é nela que se garante a gestão dos bens. Além disso, nesta fase realiza-se uma importante etapa do Planejamento Tributário de todo o processo, por exemplo.

Etapa 7 – Auxílio nas declarações de IRPF e assessoria pós-conclusão de como abrir uma holding patrimonial: Após a conclusão do processo, a holding patrimonial está pronta! Portanto, agora, há necessidade de auxílio nas declarações de IRPF. E, ainda, na gestão documental da sociedade criada. Deste modo, com a elaboração de documentos relativos às reuniões de sócios, assembléias gerais ou revisões estatuárias, realiza-se este Passo 7. Além disso, embora todas as etapas sejam importantes, trata-se esta fase de um momento sensível! Pois é aqui que surgem algumas atuações fiscais. Já que esta é a etapa que o empresário comunicará a Receita Federal do Brasil o resultado de seu planejamento.

Agora, com relação às vantagens do processo de criação da contabilidade para holding patrimonial no Espírito Santo, na maioria dos casos, é preciso ter em mente que a holding patrimonial no ES não visa, obrigatoriamente, gerar faturamento. Como mencionamos nos tópicos anteriores, essas empresas não realizam operações comerciais. Portanto, sua formação se limita a administrar os patrimônios que estão sob a sua custódio.

Deste modo, por estarem administrando os bens como pessoas jurídicas, a tendência é que haja a redução dos custos provenientes com pagamento de impostos. Em outras palavras, o resultado são lucros maiores! Especialmente no que se refere à gestão de alugueis. Confira abaixo algumas vantagens da holding patrimonial:

Redução tributária: Uma questão que se destaca bastante quando se opta pela criação de uma holding patrimonial é que a receita gerada em uma administração jurídica de imóveis sofre tributos menores que as cobradas de pessoas físicas.

  • Aprimoramento do planejamento sucessório: A holding patrimonial também gera mais segurança a todos que estão relacionados, de alguma forma, com os bens administrados. Além disso, o motivo é que é possível determinar previamente como será realizada a divisão dos patrimônios se o titular falecer. O mesmo princípio é utilizado em situações de doações de cotas.
  • Melhor administração do patrimônio: O patrimônio, como casas, apartamentos, veículos e o montante financeiro investido pelas pessoas físicas no ES poderão ser melhor administrados com a holding patrimonial.
  • Aumento da proteção dos bens: Bens como, por exemplo, casas e apartamentos comerciais poderão estar mais seguros e protegidos com a holding patrimonial! Isso porque, juntamente com a administração do capital financeiro, evita-se que as propriedades sob proteção da holding sejam vendidas ou liquidadas para o pagamento de dívidas das pessoas físicas, por exemplo.
  • Redução dos impostos pagos sobre os bens e suas receitas: Com a holding patrimonial, também é possível gerar a redução da carga tributária sobre os bens e suas receitas. Em outras palavras, isso porque no Brasil ocorre a redução da carga tributária para empresas como uma holding, por exemplo.

Contabilidade para holding patrimonial no Espírito Santo 

Por que é preciso realizar o aprimoramento do planejamento sucessório?

Com relação ao aprimoramento do planejamento sucessório da contabilidade para holding patrimonial no Espírito Santo, é preciso que realize-se este procedimento para que a holding patrimonial tenha mais segurança! Deste modo, todas as pessoas que estão relacionadas com esta holding patrimonial no ES possam administrar de uma melhor forma os bens desta sociedade. Como, por exemplo: casas, prédios comerciais, automóveis, dentre outros.

Além disso, o principal motivo para realizar-se o aprimoramento do planejamento sucessório é que possibilita-se determinar previamente como será feita a divisão dos patrimônios. Caso o titular das alíquotas venha a falecer, por exemplo. Acima de tudo, o mesmo princípio de planejamento sucessório é feito utilizando-se situações de doações de cotas.

Ficou interessado(a) e quer saber mais como colocar em prática o conteúdo desta página, criando-se uma holding patrimonial no ES com segurança, confiabilidade, agilidade e 100% garantida? Então conte com a nossa contabilidade no ES – Fraga Contabilidade! Estamos há mais de 50 anos no mercado empreendedor no Espírito Santo e no Brasil. Podendo oferecer à sua sociedade empresarial soluções completas em gerenciamento tributário e serviços administrativos em Vila Velha/Espírito Santo. Portanto, acessando-se a nossa página de contado no ES solicite um orçamento com um de nossos consultores especializados em bem atendê-lo(a).

Serviços administrativos em Vila Velha/Espírito Santo
Serviços administrativos em Vila Velha/Espírito Santo

Por que a nossa contabilidade para holding patrimonial no Espírito Santo – Fraga Contabilidade pode ajudar com a criação de sociedades empresariais para a administração patrimonial?

Conte com o suporte de uma contabilidade especializada em sociedades empresariais, como a Fraga Contabilidade. O escritório contábil oferece atendimento segmentado e especializado em atividades comerciais. Tenha o apoio de uma contabilidade online para empresas do holding patrimonial a fim de auxiliar em todo o funcionamento e administração dos bens constituídos na sociedade empresarial. Conheça alguns dos serviços oferecidos: abertura de empresa no ES, assessoria fiscal, assessoria contábil no ES, assessoria trabalhista. Dentre outras soluções que podemos propor para os empreendedores e empresas no Espírito Santo e no Brasil.

A Fraga Contabilidade conta com 50 anos de experiência em assessoria contábil e tributária para soluções de imposto de renda (IR) e pode ajudar a sua holding patrimonial no Espírito Santo com a redução dos impostos cobrados sobre as atividades de compra e venda de imóveis em 2023! 

Gostou da nossa página sobre contabilidade para holding patrimonial no Espírito Santo? Então acompanhe as postagens da Fraga Contabilidade no Instagram e conheça mais sobre as soluções administrativas e contábeis que podemos trazer à sua empresa no ES e no Brasil. 

Entre em contato conosco:

Nome:

E-mail:

Comentários:

Nós utilizamos cookies: Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.