Contabilidade ES para Holding Patrimonial: Como realizar a gestão imobiliária?

Tópicos

Contabilidade ES para holding patrimonial
Contabilidade ES para holding patrimonial

A contabilidade ES para holding patrimonial, chamada também de holding patrimonial ou administradora, é uma pessoa jurídica criada exclusivamente para administrar uma carteira pessoal de imóveis, seja de uma única pessoa ou de uma família. Juntamente com o contador ES e a consultoria contábil ES, ela tem como objetivo absorver os ativos dessa carteira de imóveis, realizando a correta gestão e distribuindo os lucros ao proprietário e/ou aos acionistas com a ajuda do escritório de contabilidade em vila velha – ES.

A decisão de constituir uma holding imobiliária pode ser guiada por vários objetivos, como a sucessão, a proteção do patrimônio em caso de dívidas ou a otimização da gestão imobiliária. A causa mais frequente, no entanto, é uma diminuição no valor dos impostos devidos sobre o aluguel. Deste modo, a nossa contabilidade ES – Fraga Contabilidade pode oferecer o que há de melhor em administração tributária para holdings patrimoniais!

Além disso, agora, focando mais em investimentos, iniciar uma holding imobiliária com a contabilidade ES para holding patrimonial e com a consultoria contábil ES pode ser um investimento muito lucrativo, pois os retornos são maiores do que investir no mercado de ações. Em outras palavras, uma holding imobiliária é como um grande guarda-chuva que abriga e administra uma variedade de ativos imobiliários. Esses ativos podem incluir qualquer tipo de imóvel, desde apartamentos, casas, escritórios até galpões e shoppings.

O que é e como funciona a contabilidade ES para holding patrimonial?

Acima de tudo, quando falamos em contabilidade ES para holding patrimonial e consultoria contábil ES, deve-se imaginar que você tem vários imóveis alugados, comerciais e residenciais, cada um com seu próprio conjunto de regras, regulamentos e responsabilidades de gerenciamento. Portanto, Pode ser muito difícil acompanhar tudo por conta própria. É aí que entra a holding imobiliária. Ela assume o peso de gerenciar todos os seus ativos imobiliários, com suas peculiaridades, permitindo que você se concentre em outras coisas.

Além disso, de igual forma, o Código Civil também versa sobre as holdings, na Lei nº 10.406 de 2002, entre os artigos 1.097 e 1.102 quando trata de Sociedades Coligadas. Assim, a holding nada mais é que uma sociedade que participa de outras sociedades, ou seja, trata-se de uma sociedade controladora. Deste modo, a holding trabalha para maximizar o valor de seus investimentos. Em segundo lugar, ela lidará com tarefas recorrentes, como encontrar e negociar acordos, gerenciar manutenção e reformas de propriedades e lidar com relações com inquilinos.

Em suma, a consultoria contábil ES da Fraga Contabilidade é uma espécie de gestor profissional que o ajuda a crescer e a proteger sua carteira imobiliária. Mas, a decisão sobre como tudo irá ocorrer sempre será sua, proporcionando o controle de qualidade que você deseja para seu patrimônio. Deste modo, a holding patrimonial é constituída exclusivamente com a finalidade de se proteger determinado patrimônio, principalmente para fins de economia tributária e planejamento sucessório, sem a preocupação de proteção em relação a uma atividade de risco.

Pode-se dizer também que o principal patrimônio que se busca proteger dentro desse tipo de holding com a ajuda da consultoria contábil ES e o contador ES é o imobiliário! Principalmente pela economia tributária que se pode conseguir. Além disso, por ser a holding patrimonial uma administradora de bens próprios, também facilita a centralização e gestão desses bens. Mas afinal, como é feita a integralização desses imóveis dentro da holding, para que o patrimônio fique protegido com a assessoria do escritório de contabilidade em vila velha – ES? É o que vamos explicar nos próximos tópicos desta leitura! Portanto, fique conosco e nos acompanhe para saber mais a respeito da gestão imobiliária para holding patrimonial ES.

Contabilidade ES para holding patrimonial

Como é feita a integralização de imóveis com a holding patrimonial?

Consultoria contábil ES
Consultoria contábil ES

Com a consultoria contábil ES e com o contador ES para holding patrimonial da Fraga Contabilidade, é possível que realize-se a integralização de imóveis de forma segura e eficaz. Portanto, Se a empresa ainda não existir, o primeiro passo é redigir o contrato social, especificando as atividades da empresa e principalmente que a integralização do capital social se dará por meio da conferência de imóveis de propriedade dos sócios. Além disso, caso a empresa já esteja constituída, será necessário então apenas realizar uma alteração contratual de aumento de capital social com a integralização dos imóveis.

Deste modo, então, para que seja feita a integralização ou a incorporação dos imóveis no patrimônio da empresa com o apoio do escritório de contabilidade em vila velha – ES não é necessário realizar escritura pública, já que o próprio contrato social ou a alteração servem como título hábil à transmissão, desde que a integralização seja feita da maneira correta, contendo todas as informações previstas em lei. Em outras palavras, após realizado o procedimento de registro pela Junta Comercial ou pelo Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas competente, o contrato social ou a sua alteração é encaminhado ao Registro de Imóveis competente para que se seja feito o registro desse documento com a transmissão da propriedade imobiliária da pessoa física do sócio para a da pessoa jurídica, nesse caso a holding.

Em suma, a nossa contabilidade ES para holding patrimonial ainda salienta que há alguns impostos ( que incidem na integralização dos imóveis no capital da empresa! Deste modo, um ponto importante para se atentar na transmissão de imóveis é acerca do recolhimento do ITBI – Imposto de Transmissão sobre bens Imóveis. Via de regra não há incidência de ITBI quando da integralização de imóvel no capital social da empresa, mas há uma exceção à regra. Além disso, para não haver a incidência do ITBI a atividade empresarial não pode ser exclusivamente imobiliária, ou seja, a empresa não pode destinar sua atividade apenas para locação ou compra e venda de imóveis.

Portanto, assim, só haverá a incidência do ITBI quando mais do que 50% da receita operacional da empresa nos 2 anos anteriores ou posteriores à integralização do imóvel for de natureza imobiliária. Além disso, por esse motivo é que é muito importante que seja feita uma análise da viabilidade tributária dessa integralização, para que você não tenha surpresas desagradáveis com o pagamento desse imposto. Neste sentido, a Fraga Contabilidade pode oferecer soluções inovadoras e completas para a integralização imobiliária de holdings patrimoniais!

Por que formar uma holding para seus investimentos com a contabilidade ES para holding patrimonial?

Contador ES
Contador ES

Em primeiro lugar o nosso escritório de contabilidade em Vila Velha – ES é referência no estado do Espírito Santo em fornecer soluções contábeis completas e inovadoras para empresas e empreendedores brasileiros. Deste modo, estamos há mais de 50 anos entregando resultados às empresas do ES, contabilizando vários cases de sucesso! Portanto, confira abaixo algumas dicas do contador ES sobre como formar uma holding para investimentos ES através de uma contabilidade especializada – como a Fraga Contabilidade.

Confira abaixo algumas dicas que vão ajuda-lo a saber para quem uma holding imobiliária ES é indicada:

  • Para quem tem um portfólio diversificado de imóveis, ou seja, possui várias propriedades, por exemplo;
  • Ou ainda, quer aumentar sua carteira de imóveis.
  • Deseja delegar responsabilidades de gerenciamento, por exemplo.
  • Quer se concentrar em outras coisas. Se você tem um emprego em tempo integral ou está ocupado iniciando um novo negócio, a holding imobiliária vai lidar com todos os detalhes de seus imóveis, liberando seu tempo e energia para outras atividades.
  • Deseja proteger seus ativos. Isso pode ser especialmente importante se você estiver preocupado com questões de responsabilidade ou ações judiciais, por exemplo.
  • E por último, para quem quer diminuir os impostos cobrados sobre o rendimento do aluguel.

Além disso, confira também alguns pontos importantes que esclarecem sobre porquê formar uma holding para seus investimentos imobiliários no ES:

  • Para simplificar o gerenciamento: centralizando todos os seus ativos imobiliários em um só lugar, facilita o gerenciamento e o acompanhamento de seus investimentos, por exemplo.
  • Para delegar responsabilidades: se você não tem tempo ou experiência para gerenciar seu portfólio imobiliário por conta própria, com uma holding você contrata facilmente especialistas que estarão sob seu controle.
  • Para proteger seus ativos: fornecer uma camada de proteção para seus investimentos imobiliários, separando-os de seus ativos pessoais. Isso pode ser especialmente importante se você estiver preocupado com questões de responsabilidade ou ações judiciais, por exemplo.
  • Para aproveitar os benefícios fiscais: dependendo da estrutura da sua holding, você poderá aproveitar certos benefícios fiscais que podem ajudá-lo a economizar dinheiro e aumentar sua riqueza.
  • Para expandir seu portfólio: com uma estrutura robusta, fica muito mais fácil investir e adquirir novos imóveis para seu patrimônio, por exemplo.

Deste modo, a nossa contabilidade ES para holding patrimonial – Fraga Contabilidade ainda esclarece que No geral, formar uma holding para seus investimentos imobiliários pode ajudá-lo a simplificar e otimizar seu portfólio, delegar responsabilidades a profissionais qualificados, diminuir erros, proteger seus ativos e potencialmente economizar dinheiro em impostos, por exemplo. Além disso, outro grande benefício a destacar com os serviços do escritório de contabilidade em vila velha – ES, é a possibilidade de contratar profissionais dedicados ao seu patrimônio.

Como ocorre a criação de uma holding imobiliária com a nossa contabilidade ES para Holding Patrimonial e quais são as tributações envolvidas?

A princípio, criar uma holding imobiliária com o contador ES é semelhante a iniciar qualquer outro tipo de negócio. Aqui está um guia passo a passo para ajudá-lo a começar:

1. Escolha uma estrutura de negócios: existem várias opções diferentes para escolher, incluindo uma corporação, sociedade de responsabilidade limitada (LTDA) ou parceria. Cada um tem seus próprios prós e contras, por isso é importante considerar suas necessidades e circunstâncias individuais antes de tomar uma decisão. Conte sempre com profissionais especializados neste momento, por exemplo.

2. Defina um nome: o nome deve ser único, descritivo e fácil de lembrar. É uma boa ideia fazer alguma pesquisa para ter certeza de que o nome escolhido não foi usado por outra empresa.

3. Arquive a papelada necessária: dependendo da estrutura e localização de sua empresa, você precisará arquivar artigos de incorporação, artigos de organização ou um contrato de parceria. Você também precisará obter todas as licenças e autorizações necessárias, por exemplo.

4. Estabeleça um conselho de administração: se você optou por formar uma corporação, precisará estabelecer um conselho de administração para supervisionar a empresa. Isso normalmente inclui um grupo de indivíduos responsáveis por tomar decisões importantes.

5. Transfira seus ativos imobiliários: depois de preencher a papelada necessária e estabelecer sua holding, você pode começar a transferir seus ativos imobiliários para a empresa. Isso normalmente envolve a assinatura de um contrato de transferência e a transferência das propriedades para a holding, por exemplo.

6. Contrate uma equipe de gestão: como proprietário de uma holding imobiliária, você precisará contratar uma equipe de profissionais para administrar seu patrimônio e cuidar de todos os detalhes do dia a dia.

Seguindo estas etapas, que o nosso escritório de contabilidade em Vila Velha – ES e o contador ES recomendou você pode criar uma holding imobiliária e começar a desfrutar dos benefícios de uma gestão profissional e proteção patrimonial. Como falamos, conte sempre com especialistas em cada etapa da criação desta empresa, pois qualquer erro mínimo pode se tornar um grande problema.

Com relação à tributação de uma holding imobiliária ES, a holding requer a consideração do planejamento tributário, o que implica na escolha de um regime. Para isso é necessário conhecer os programas disponíveis, suas necessidades e como eles podem ser mais ou menos vantajosos para sua administração:

  • Simples Nacional: condição mais ágil, econômica e simplificada voltado para microempresas com faturamento bruto anual de até R$ 360 mil, pequenas empresas com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões e Microempreendedores Individuais (MEIs), por exemplo.
  • Lucro Presumido: regime em que se presume o lucro bruto da pessoa jurídica, juntamente com os demais rendimentos tributáveis. A base de cálculo pré-fixada pode sofrer alterações em função da atividade da empresa.
  • Lucro Real: sistema baseado no faturamento mensal ou trimestral da empresa! Onde a tributação incide apenas sobre o lucro líquido obtido durante o período de apuração, por exemplo.
  • Imposto sobre o valor do aluguel e venda: Na locação, a pessoa física que receba aluguéis está sujeita a tributação máxima de 27,5% sobre os rendimentos. Por sua vez, a pessoa jurídica (holding) que administrar aluguéis terá uma tributação de 14,53% (Imposto de Renda, CSLL, PIS e Cofins na modalidade de capital imobilizado).

Além disso, já a compra e venda de imóveis está sujeita a 6,73% de imposto sobre o lucro bruto (IRPJ, CSLL, PIS, Cofins). Deste modo, ao procurar por um contador ES para questões de holding imobiliária ES e patrimonial, o principal objetivo é simplificar a gestão imobiliária e obter vantagens fiscais. Isso torna a estratégia ideal para empreendedores que têm um patrimônio de vários imóveis. Deste modo, há benefícios como, por exemplo: benefícios fiscais, facilidade com a gestão de bens e imóveis, melhor planejamento sucessório, possibilidade de renda passiva, e obtenção de blindagem patrimonial.

Por que a nossa contabilidade ES para Holding Patrimonial – Fraga Contabilidade pode oferecer as melhores soluções em administração de bens e imóveis?

Na busca por um parceiro confiável em consultoria contábil e contador ES, a Fraga Contabilidade se destaca como um escritório de contabilidade no Espírito Santo. Combinando expertise contábil sólida e uma abordagem voltada para soluções, a Fraga Contabilidade oferece consultoria que vai além da análise de números. Nossa equipe está pronta para revitalizar seu negócio, fornecendo insights estratégicos e orientação personalizada para maximizar o potencial de crescimento. Entre em contato e descubra como a consultoria contábil pode ser o impulso necessário para o sucesso duradouro do seu negócio.

Fazemos toda sua contabilidade. Cuidamos desde as questões da contabilidade ES para holding patrimonial até o seu gerenciamento tributário. Atendemos você com dedicação, responsabilidade e excelência com o objetivo de agregar valor ao seu negócio e aos nossos parceiros. Nossos serviços são adequados à realidade e a necessidade de cada cliente. Se você deseja ter assistência presencial, nós oferecemos. Já se a sua preferência é o atendimento virtual, você só precisa enviar suas informações via sistema, ou seja, online, que nós teremos o prazer em lhe atender.

Gostou do nosso post sobre as nossas soluções em gerenciamento, administração financeira e consultoria contábil para os procedimentos de abertura e gerenciamento de holdings patrimoniais no Espírito Santo? Então acompanhe as postagens da Fraga Contabilidade no Instagram! E conheça mais sobre os serviços administrativos e contábeis que podemos trazer a você e à sua empresa no ES e no Brasil. 

Escreva-nos e entraremos em contato com você

Compartilhe esse post

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Nós utilizamos cookies: Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.