BLOG - Fale com stevens fraga

Stevens Fraga - Coaching Financeiro - Cientista Contábil, Especialista em Direito Tributário, Especialista em Marketing

Conheça 4 dicas de contratação que vão te ajudar

Conheça 4 dicas de contratação que vão te ajudar

Quem está abrindo uma empresa e iniciando sua jornada na vida de empreendedor precisa entender uma coisa: você estará por conta própria na maior parte do tempo. Grandes companhias, já estabelecidas no mercado, podem contar com uma equipe especializada em cada setor, ou possuem caixa disponível para contratar uma consultoria externa. Não é o caso do pequeno empresário, que deve encarar múltiplas funções ao executar seu plano de negócios, como o recrutamento de novos colaboradores, por exemplo.

Pensando nisso, separamos 5 dicas de contratação que irão ajudá-lo a formar uma equipe capaz de levantar seu empreendimento!

1. Anuncie a vaga nos locais adequados

Escolher onde anunciar a vaga é o primeiro passo, e a maioria dos pequenos empreendedores não ão a devida atenção a esse momento, divulgando em mídias que seu futuro colaborador não consome.

O público jovem, por exemplo, tende a ser mais ligado em redes sociais. Portanto, se você pensa em profissionais da geração Y, vale anunciar a vaga em grupos do Facebook. Se a intenção é formar um time mais adulto, por volta dos 40 anos, é muito provável que eles ainda utilizem recursos como banco de vagas em sites especializados ou até os classificados de um jornal de grande circulação.

2. Ouça mais durante a entrevista

Sempre que falamos em dicas de contratação, isto deve ser lembrado: o entrevistado é quem deve falar mais.

Procure fazer perguntas que dêem margem a uma resposta mais aberta por parte do candidato. Em vez de perguntar especificamente sobre cada experiência profissional anterior, peça para o entrevistado contar um pouco sobre seu histórico no mercado. Isso é bom para avaliar a comunicação e desenvoltura ao falar em público, ideal para cargos que envolvam relação direta com seus clientes.

3. Tenha cuidado com o conhecimento técnico

Esta é uma das dicas de contratação mais valiosas, principalmente se você não conhece a técnica do cargo que está contratando.

Para fugir dessa armadilha e evitar confiar cegamente no que o futuro empregado diz, é simples: faça perguntas rápidas, seguidamente, de maneira que o candidato não pare e pense em uma resposta. Acompanhe com o que está descrito no currículo e, se alguma informação não for verdadeira, será possível reconhecer por meio da reação do entrevistado.

4. Faça um contrato de experiência

Nem todos sabem, mas com um pouco de conhecimento na legislação trabalhista, as relações de emprego em fase inicial podem ter um custo reduzido em caso de rescisão.

A CLT permite um contrato de experiência de até 90 dias. Formalize esse tipo de relação entre a empresa e o empregado e, durante esse período, dedique um pouco de atenção para instruir seu novo colaborador dentro dos seus processos. Mesmo que ele já tenha exercido essa função anteriormente, cada negócio tem suas particularidades, portanto, acompanhe-o até que ele se sinta à vontade com o que está fazendo. Caso o colaborador esteja rendendo abaixo do esperado, a rescisão dentro do período de experiência é bem menos onerosa e não vai prejudicar suas finanças.

5. Contrate devagar, demita rápido

A maioria dos pequenos negócios costuma fazer o contrário: contratar rápido e demitir devagar. Isso é um grave erro, que ocasiona resultados econômicos desastrosos.

Dedique o tempo que for necessário para o período de contratação e analise os candidatos cautelosamente. Se o empregado estiver com um baixo desempenho e, mesmo assim, não pedir demissão, evite essa “queda de braço”: demita rápido. No fim das contas, as perdas em decorrência de um colaborador insatisfeito serão maiores que os gastos de uma rescisão.

Gostou das nossas dicas de contratação? Atenção total a esse momento decisivo em sua empresa, pois você precisa de alguém que abrace o seu sonho e compre seus objetivos, não pode ser qualquer pessoa. Muitos pequenos empreendedores não sabem, mas a solução para uma crise pode estar em uma equipe mais alinhada com a cultura de suas empresas. Leia e releia o que passamos aqui e forme um time de sucesso!

Conhece outros colegas empreendedores? Colabore com seus negócios compartilhando este conteúdo em suas redes sociais!

 

Stevens Fraga

Fraga Contabilidade

 

Busca

Anúncio

Anuncio

Mídias Sociais como Estratégia de Vendas

× Como posso te ajudar?
%d blogueiros gostam disto:
Topo