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Stevens Fraga - Coaching Financeiro - Cientista Contábil, Especialista em Direito Tributário, Especialista em Marketing

5 dicas de planejamento prévio para empreendedores

Antes de dar início a qualquer empreendimento, é fundamental realizar um planejamento prévio para que todos os procedimentos a serem realizados ocorram de maneira adequada. Assim, é possível acompanhar a evolução do negócio e ter parâmetros para atuar, caso alguma coisa saia do controle.

Parece racional? Então, confira nossas cinco dicas de planejamento prévio para empreendedores.

1. Garanta o foco na sua atividade principal

É fundamental que você evite a figura do gestor “faz tudo”, ou seja, aquele empreendedor que abre sua empresa e se desdobra para exercer a função de diversos profissionais de diferentes áreas.

Esse tipo de profissional cuida não somente das tarefas que domina, mas também de questões ligadas a contabilidade, legislação, entre outras. Consequência: as chances que ele tem de cometer erros são muito maiores.

Nesse caso o ideal é se planejar para contar com especialistas nas questões mais complexas do empreendimento, como a questão financeira. Considerar a terceirização pode ser a garantia de sucesso do empreendimento.

2. Realize um controle de gastos

O ideal é que você sempre tenha o controle a respeito daquilo que sua empresa pode gastar. Determine isso já na fase do planejamento.

Do contrário, possivelmente boa parte de suas ideias não serão colocadas em prática, pois mesmo que você estime os rendimentos futuros, nada garante que na realidade os resultados serão como os previstos.

Sendo assim, considere aquilo que pode gastar e obtenha uma visão mais realista das ações da empresa e dos impactos que ela poderá sofrer.

3. Defina objetivos

Esse é o grande benefício do planejamento estratégico. Por meio dele, sua empresa consegue atuar em função dos objetivos previamente estabelecidos para que os resultados respeitem a ideia inicial.

Sendo assim, tudo depende de uma definição da sua meta no longo prazo. A partir dela você define as metas para a companhia no curto e médio prazos de modo que cada ação seja na verdade um passo em direção ao alcance desses objetivos.

Para tanto, lembre-se sempre de ser realista.

4. Crie missão, visão e valores da empresa

Como saber de que maneira sua companhia pode se destacar no mercado?

Pode não parecer tão importante, mas a definição da missão, visão e valores permite à você ter um entendimento mais preciso daquilo que sua empresa pode oferecer para que a busca por metas seja feita de maneira adequada.

Esses elementos são fundamentais para que ela se organize em função de objetivos. Por isso, não deixe de fazer esse trabalho.

5. Conheça o mercado e o público-alvo

Por fim, jamais comece qualquer atividade sem saber em que terreno está pisando. Com um estudo de mercado, por meio de pesquisas, você tem maiores chances de encontrar brechas para inserir seu produto ou serviço na vida dos consumidores da maneira ideal.

Da mesma forma, é no entendimento do comportamento desse público que você pode se mostrar relevante. Por isso, esteja sempre atento às características de seu público-alvo e às melhores maneiras de se comunicar com ele.

Procedimentos assim, quando pensados previamente, garantem uma melhor entrada de um negócio no mercado, por isso, não abra mão deles.

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