

O ano de 2026 já começou e você sabe como vai funcionar o preenchimento da Nota Fiscal de Vendas? Pois é sobre isso que vamos falar! A Reforma Tributária tem três grandes objetivos principais: 1 – Simplificar o Sistema Tributário brasileiro e aumentar a transparência; 2 – Fomentar o crescimento econômico; 3 – Tornar o sistema tributário mais justo. Neste sentido, o preenchimento correto da nota fiscal de vendas 2026 Espírito Santo faz toda a diferença na hora de sua empresa se adequar à Reforma Tributária 2026.
Podemos dizer também que a Reforma Tributária busca criar um sistema mais simples, justo e eficiente, promovendo crescimento econômico e melhorando a vida de todos. Atualmente, os tributos incidem em parte na origem – Estados e municípios onde estão localizados as empresas que fornecem bens e serviços – o que acaba beneficiando as regiões mais ricas. Neste sentido, a emissão da nota fiscal de vendas 2026 Espírito Santo é um processo fundamental para as empresas e negócios localizados no estado.
Assim, com a adoção do princípio do destino pela Reforma Tributária, os tributos passarão a ser cobrados no local do consumo. Além disso, o princípio do destino beneficia, portanto, os estados e municípios menos desenvolvidos, promovendo uma redistribuição de receitas e reduzindo as desigualdades regionais.
Se sua empresa emite notas fiscais eletrônicas, a partir de janeiro de 2026 a emissão da nota fiscal de vendas 2026 Espírito Santo (NF-e e NFC-e) deverão incluir a criação dos novos tributos IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e IS (Imposto Seletivo), as notas fiscais precisam incluir campos específicos para informar esses impostos. É a materialização prática da reforma no dia a dia das empresas.
Principais Tópicos
1 – contador Espírito Santo: Este profissional possui uma função-chave no período de testes do IBS e CBS na NF-e e NFC-e no Espírito Santo. É somente o contador especializado e preparado que poderá bem orienta-lo a respeito de como preencher os novos campos da Nota Fiscal de Vendas para os impostos IBS e CBS Espírito Santo, garantindo que a sua empresa opere em conformidade e evite eventuais multas e penalidades.
2 – IBS: Este imposto substitui o ICMS e o ISS. Sua natureza é não-cumulativa, sendo gerado créditos ao longo da cadeia tributária. O imposto IBS é de competência estadual, municipal e distrital. Ele possui alíquotas uniformes e somam 19,2% no total da somatória de alíquotas (28%), onde o CBS (imposto sobre o consumo) tem a participação de 8,8%.
3 – CBS: É o imposto sobre o consumo. Também obrigatório na nota fiscal de vendas 2026 Espírito Santo, ele também é de natureza não-cumulativa e gera créditos tributários para empresas. Possui uma alíquota de 8,8% no montante de 28% da Reforma Tributária e substitui PIS, COFINS e IPI (mantido no Zona Franca de Manaus e limitado a 5%) e IOF-seguros. O CBS é um imposto de competência federal.
Nota Fiscal de Vendas 2026 Espírito Santo: O que muda na prática?
Novos Campos Obrigatórios
As Notas Fiscais de Vendas passarão a incluir grupos específicos de informações sobre os novos tributos. O nosso escritório de contabilidade Espírito Santo ainda esclarece que o Grupo UB das Notas Fiscais de Vendas vão detalhar o IBS, CBS e IS por item da Nota Fiscal de Vendas.
Além disso, este grupo vai incluir alíquota, base de cálculo e valor do tributo a nossa contabilidade ainda orienta que para o preenchimento da nota fiscal de vendas 2026 Espírito Santo o Grupo VB da Nota Fiscal de Vendas também deverá ser preenchido contando informações como, por exemplo, totalização dos valores por item, contemplando os novos tributos da reforma organizada.
Grupo W03: Totalização geral do IBS, CBS e IS no documento fiscal completo. Além dos valores básicos, os novos campos incluem informações sobre alíquota efetiva, diferimento, operações de devolução, monofasia e crédito presumido.
Validações automáticas
A partir de janeiro de 2026, o sistema da SEFAZ validará automaticamente todos os campos obrigatórios. Qualquer inconsistência resultará em rejeição imediata da nota fiscal. Isso significa que erros que antes passavam e podiam ser corrigidos depois agora travarão a emissão da nota no momento do envio. Sem nota fiscal autorizada, não há como concluir a venda com a emissão da nota fiscal de vendas 2026 Espírito Santo significando que a sua empresa precisa se atualizar a partir de já.
Notas de crédito e débito
Uma novidade importante é a possibilidade de emissão de “Notas de Crédito” e “Notas de Débito”, específicas para ajustes de IBS e CBS. Essas notas permitem corrigir operações sem depender de burocracias administrativas complexas. O nosso contador Espírito Santo ainda salienta que o suporte da nossa contabilidade especializada para esta fase de transição é de fundamental importância para a sua empresa.
Impacto por tipo de empresa
- Empresas no Lucro Real e Lucro Presumido: A partir de janeiro de 2026, todas as notas fiscais precisam incluir corretamente os campos de IBS, CBS e IS. Não há exceções nem períodos de tolerância. O impacto será significativo porque vocês lidarão com dois sistemas tributários simultaneamente durante o período de transição: precisarão calcular e informar tanto os tributos antigos quanto os novos.
- Empresas no Simples Nacional: Com os impostos IBS e CBS Espírito Santo, a partir de 2027, será obrigatório destacar IBS e CBS nas notas, mesmo permanecendo no regime simplificado. Porém, há uma exceção importante: se em 2026 você emitir nota de devolução ou ajuste referente a uma operação com empresa do Lucro Real ou Presumido, precisará incluir os campos dos novos tributos nessa nota específica.
Como preencher corretamente a Nota Fiscal de Vendas 2026 Espírito Santo?
Preenchimento da NF-e e NFC-e:
A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) assumem, portanto, um papel central em 2026 com o IBS e CBS. Elas deixam de ser apenas um registro da operação e passam a ser a base para um novo modelo: a apuração assistida. A Fraga Contabilidade vai orientá-lo sobre o correto preenchimento da nota fiscal de vendas 2026 Espírito Santo.
O conceito de apuração assistida é uma das grandes inovações da reforma. Sendo assim, nesse modelo, o Fisco usa as informações de cada nota fiscal emitida para calcular o valor do tributo devido (débito) e do crédito a aproveitar.
Isso significa que a nota fiscal com IBS e CBS é o elo principal que alimentará todo o sistema. Qualquer erro no preenchimento da nota fiscal de vendas 2026 Espírito Santo impactará diretamente o cálculo, podendo gerar pagamentos indevidos ou a perda de créditos.
Passo a passo para o preenchimento da NF-e e NFC-e:
Os novos campos permitem o registro padronizado das informações relacionadas aos tributos criados ou reformulados pela Reforma Tributária. Eles foram desenvolvidos com base nas especificações oficiais das tags dos XMLs fiscais, utilizadas em documentos como:
- Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
- Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)
- Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)
As principais mudanças incluem a inclusão dos impostos IBS e CBS Espírito Santo em novos campos de tributos: Inclusão de campos específicos para a base de cálculo e as alíquotas do IBS e da CBS. Além disso, o Código de Substituição Tributária (CST) conta com a criação de novos códigos para identificar o tratamento tributário de cada operação (alíquota padrão, reduzida, isenção, etc.).
Rastreabilidade: A estrutura da nota permitirá uma rastreabilidade completa do tributo ao longo de toda a cadeia produtiva, garantindo a não cumulatividade plena.
Passo a passo para a emissão da NF-e e NFC-e:
Os novos campos estarão disponíveis nas seguintes telas do sistema:
– Informações Fiscais dos títulos do Financeiro (Contas a Pagar e Contas a Receber);
– Emissão de notas fiscais;
– Notas fiscais avulsas;
– Cadastro de Notas Fiscais de Compra
Com a orientação especializada do nosso contador Espírito Santo, a empresa emite a nota fiscal com os novos campos de IBS e CBS. Em seguida, essas informações são transmitidas em tempo real para o sistema da Administração Tributária. O sistema consolida automaticamente todos os débitos e créditos do contribuinte.
Ao final do período, o Fisco apresenta uma “declaração pré-preenchida”, cabendo à empresa apenas validar, ajustar ou contestar os valores. A nossa contabilidade especializada orienta ainda sobre os próximos passos do preenchimento da nota fiscal de vendas 2026 Espírito Santo.
Próximos passos para o preenchimento da NF-e e NFC-e:
- A nota fiscal com IBS e CBS é o elo principal que alimentará todo o sistema. Qualquer erro no preenchimento de um documento fiscal impactará diretamente o cálculo, podendo gerar pagamentos indevidos ou a perda de créditos.
- Campos de IBS, CBS, ES para a emissão da nota fiscal de vendas 2026 Espírito Santo que o sistema irá apresentar relativos a cada item novo:
| Item | Campo | Descrição |
| 1 | Base de cálculo (R$) | Valor base utilizado para o cálculo do imposto |
| 2 | CST | Código de Substituição Tributária Aplicável |
| 3 | Código de Classificação Tributaria | Classificação Tributária correspondente ao item |
| 4 | Alíquota Estadual (%) | Percentual da alíquota IBS para a esfera estadual |
| 5 | Alíquota Municipal (%) | Percentual da alíquota de IBS para a esfera municipal |
| 6 | Alíquota CBS (%) | Percentual aplicável ao CBS |
| 7 | Diferimento Estadual (%) | Percentual de diferimento para IBS estadual |
| 8 | Diferimento municipal | Percentual de diferimento para IBS municipal |
Os valores de IBS, CBS e IS, após preenchidos e salvos, passam a ser utilizados pelo motor de cálculo do Sienge, garantindo a correta apuração e a emissão dos documentos fiscais em conformidade com a Reforma Tributária.


O motor de cálculo corresponde à API oficial disponibilizada pelo Governo, responsável pelo cálculo dos novos tributos.
Escrituração fiscal:
Via XML: quando a escrituração é realizada por meio de XML, o Sienge utiliza as informações já existentes no arquivo.
Via lançamento manual: quando o documento fiscal é escriturado manualmente, os dados são enviados ao motor de cálculo para validação e cálculo dos tributos, assegurando a conformidade exigida pelo Governo.
Municípios no ES que vão aderir ao Sistema Emissor Nacional da NF-e/NFC-e e municípios com sistema próprio
Transição para o Sistema Emissor Nacional da NFS-e no Espírito Santo
Neste caso, de acordo com a análise do nosso escritório de contabilidade Espírito Santo, a transição para o Sistema Emissor Nacional da NFS-e no Espírito Santo segue as diretrizes da Reforma Tributária, com marcos importantes em 2026.
Cidades como Vitória e Barra de São Francisco já confirmaram a migração total para o portal do Governo Federal. Nesses locais, os contribuintes abandonam os sistemas locais para emitir notas diretamente no ambiente unificado da Receita Federal.
Municípios capixabas optaram por um modelo híbrido
Por outro lado, grandes municípios capixabas optaram por um modelo híbrido, mantendo a autonomia tecnológica de suas plataformas atuais. Para a nota fiscal de vendas 2026 Espírito Santo. É o caso de Vila Velha e Serra, que continuarão utilizando sistemas próprios para a emissão das notas fiscais de serviço. Contudo, essas prefeituras são obrigadas a integrar seus dados automaticamente ao Ambiente de Dados Nacional (ADN).
Escolha entre aderir ao emissor público ou manter o sistema municipal
A escolha entre aderir ao emissor público ou manter o sistema municipal depende da infraestrutura de cada prefeitura e das necessidades locais para os impostos IBS e CBS Espírito Santo, de acordo com a nossa contabilidade.
Enquanto o sistema nacional oferece gratuidade e padronização total para pequenas cidades, os sistemas próprios permitem customizações específicas para a gestão tributária municipal. Ambas as modalidades precisam, obrigatoriamente, suportar os novos tributos IBS e CBS.
Padronização do layout XML
Independentemente do sistema utilizado, a padronização do layout XML é uma exigência para todos os 78 municípios do estado até o início de 2026 para a nota fiscal de vendas 2026 Espírito Santo. O objetivo é simplificar a vida do prestador de serviços, garantindo que a emissão seja feita sob as mesmas regras técnicas. Para quem atua em múltiplas cidades, essa unificação reduz drasticamente a burocracia e os custos de conformidade.
Como funciona o Sistema Nacional para Nota Fiscal de Vendas 2026 Espírito Santo?
A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica – NFC-e – é um documento de existência apenas digital,emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar as operações comerciais devenda presencial ou venda para entrega em domicílio a consumidor final (pessoa física ou jurídica)em operação interna e sem geração de crédito de ICMS ao adquirente.
Deste modo, para a emissão da nota fiscal de vendas 2026 Espírito Santo, a NFC-e substitui a nota fiscal de venda a consumidor, modelo 2, e o cupom fiscal emitido por ECF. Portanto é utilizada na venda a consumidor final.
A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica – NFC-e visa oferecer uma nova alternativa totalmente eletrônica para os atuais documentos fiscais em papel utilizados no varejo, reduzindo custos de obrigações acessórias aos contribuintes, ao mesmo tempo que possibilita o aprimoramento do controle fiscal pelas Administrações Tributárias.
Neste sentido, o contador Espírito Santo ainda esclarece que ela possibilita ao consumidor a conferência da validade e autenticidade do documento fiscal recebido, como também propõe o estabelecimento de um padrão nacional de documento fiscal eletrônico, baseado nos padrões técnicos de sucesso da Nota Fiscal Eletrônica modelo 55, todavia adequado às particularidades do varejo.
Como configurar o IBS/CBS na Nota Fiscal de Vendas?
Nota Fiscal Eletrônica:
No sistema, vá na engrenagem e em seguida em Documentos Fiscais. Clique em Nota Fiscal Eletrônica e você vai encontrar os campos para preenchimento da Reforma Tribuária. Observe a tela a seguir:


Preencha as informações e clique em salvar.
NFC-e: Nota Fiscal do Consumidor Eletrônico
Ainda em documentos fiscais, mas agora sobre o ícone do cupom fiscal eletrônico, selecione os campos disponíveis para “gerar contas a receber”:


Preencha as informações e clique em salvar.
Como funciona o Sistema Municipal para Nota Fiscal de Vendas 2026 Espírito Santo?
Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS)
A Receita Federal do Brasil (RFB) e o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS) publicaram o Ato Conjunto RFB/CGIBS nº 1, de 22 de dezembro de 2025, que dispõe sobre as obrigações acessórias exigíveis para o fornecimento de informações destinadas à apuração do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) ao longo do ano de 2026. A nossa contabilidade traz informações detalhadas sobre a nota fiscal de vendas 2026 Espírito Santo.
A norma estabelece o rol de documentos fiscais eletrônicos que deverão ser recepcionados pelos regulamentos do IBS e da CBS, bem como os prazos e condições para sua observância durante o primeiro ano de vigência dos novos tributos, que terá caráter de ano de testes.
De acordo com o ato, o sujeito passivo do IBS ou da CBS, ao realizar operações com bens ou serviços, incluindo importações e exportações, deverá emitir documento fiscal eletrônico. Entre os documentos já recepcionados pelos regulamentos estão a NF-e, NFC-e, NFS-e, CT-e, CT-e OS, BP-e, MDF-e, GTV-e, NF3e, NFCom, DC-e e a NFS-e de Exploração de Via.
O ato conjunto também prevê a futura instituição de outros documentos fiscais eletrônicos, como a Nota Fiscal de Água e Saneamento Eletrônica (NFAg), a Declaração de Regimes Específicos (DeRE), a Nota Fiscal Eletrônica de Alienação de Bens Imóveis (NF-e ABI) e a Nota Fiscal Eletrônica do Gás (NFGas), cujas regras específicas serão detalhadas em atos posteriores.
Detalhes das principais operações do Sistema Municipal do ES para a emissão de Nota Fiscal de Vendas 2026:
- Sincronização com o Ambiente Nacional (ADN): para a apuração dos impostos IBS e CBS Espírito Santo, municípios com sistema próprio, como Vila Velha e Aracruz, operam com integração obrigatória ao Ambiente de Dados Nacional. Todas as notas emitidas localmente devem ser enviadas automaticamente para a base da Receita Federal em formato XML padronizado. Essa operação garante que o fisco federal tenha acesso em tempo real aos dados para a futura apuração unificada.
- Cálculo Demonstrativo do IBS e CBS: Em 2026, os sistemas municipais capixabas passam a incluir campos específicos para o cálculo simulado do IBS e da CBS. Embora o recolhimento desses novos tributos ainda não seja efetivo nesta fase, a operação de emissão exige o preenchimento dessas alíquotas. O objetivo é adaptar o contribuinte e testar a integridade dos cálculos antes da substituição total dos impostos.


- Gestão de Itens e Serviços via Tabela NBS: As operações nos sistemas de cidades como Serra agora exigem a vinculação rigorosa dos serviços à Nomenclatura Brasileira de Serviços (NBS). O emissor municipal valida se o código de serviço local corresponde à padronização nacional exigida pela Reforma Tributária. Essa medida elimina divergências de interpretação entre diferentes prefeituras e facilita a fiscalização e o compartilhamento.
- Controle de Acessos via Conta GOV.BR: Os especialistas do nosso escritório de contabilidade Espírito Santo ainda orientam que para garantir maior segurança jurídica, os sistemas próprios municipais integraram o login unificado através da conta GOV.BR (níveis Prata ou Ouro). As operações de cancelamento, substituição ou emissão de notas agora dependem dessa autenticação centralizada ou de certificados digitais válidos. Essa unificação de acesso impede fraudes e simplifica a gestão de senhas para empresas que atuam no estado.
Fraga Contabilidade: Contabilidade no Espírito Santo para ajudar a sua empresa com o preenchimento da Nota Fiscal de Vendas 2026
Somente a Fraga Contabilidade conta com mais de 50 anos no mercado de contabilidade do Espírito Santo oferecendo serviços e soluções especializados em cada necessidade da sua empresa. Em nossa página de especialidades você pode conferir todas as modalidades contábeis que trabalhamos.
Para que a sua empresa consiga emitir a nota fiscal de vendas 2026 Espírito Santo de forma ainda mais segura, temos o nosso aplicativo que permite você organizar todas as atividades contábeis da sua empresa na palma da mão. E o melhor de tudo? O aplicativo da Fraga Contabilidade funciona para iOS e Android! Então não perca mais tempo. Veja os resultados acontecerem para a sua empresa através de nossos serviços.
Quer saber mais? Então entre em contato com o nosso contador Espírito Santo ou solicite uma proposta personalizada para a sua empresa. Estamos preparados em bem atendê-lo(a) e garantir a todas as áreas da sua empresa eficiência e resultados.
Assuntos relacionados:
escritório de contabilidade es – papel contador, contabilidade tributária – santa maria de jetibá, contabilidade consultiva jaguaré – papel contador, contabilidade de custos sooretama – contador profissional, contabilidade para licitações es – escritório de contabilidade es, cnpj empresas regiao metropolitana es, cnpj empresas conceição da barra, cnpj empreendimenros alegre, cnpj empresas baixo guandu, cnpj empresas ibatiba, cnpj empresas mimoso do sul, cnpj empreendimentos iúna, cnpj empresas vila velha, cnpj empresas santa teresa, cnpj empreas rio bananal, cnpj empresas pancas, cnpj empresas vargem alta, cnpj empresas montanha – prestacao contas, contabilidade para empresas muniz freire – gestão transparente, contabilidade para empresas joão neiva – auditorias empresariais, contabilidade empresas vila valério – emissão de notas fiscais, contabilidade para empresas irupi – prestacao contas, como abrir cnpj empresas es-castelo, conheça melhor contabilidade holding familiar vila velha, conheça melhor contabilidade de custos es, contabilidade – essencial para cafeterias es, contabilidade para empresas de telefonia em domingos martins, contabilidade para padarias espírito santo, contrate contabilidade especializada es, folha de pagamento – contabilidade consultiva es, folha de funcionários – contabilidade tributária são gabriel da palha, melhor contabilidade para empresas es – inovando sempre, obrigações contador para empresas es, salario contador e imposto de renda es, serviços para administração de empresas no es, serviços para conciliação bancária em afonso cláudio es, contabilidade para emissão do DARF em vitória com qualidade.






