BLOG - Fale com stevens fraga

Stevens Fraga - Coaching Financeiro - Cientista Contábil, Especialista em Direito Tributário, Especialista em Marketing

6 dúvidas sobre NFe – Nota Fiscal Eletrônica esclarecidas

6 DÚVIDAS SOBRE NFE – NOTA FISCAL ELETRÔNICA ESCLARECIDAS
Quando a gente acredita ser a hora certa de empreender, muitas questões contábeis e administrativas começam a surgir, entre elas as dúvidas sobre a NFe (Nota Fiscal Eletrônica).

Pensando nisso, listamos neste post as principais dúvidas sobre esse documento para que você não perca tempo e aproveite o momento para abrir sua empresa. Confira!


1. O que é a NFe?

A NFe tem a mesma função de uma nota fiscal em papel mas é emitida eletronicamente.

Por isso, para que tenha validade legal como documento, a NFe depende de uma assinatura digital do vendedor e uma autorização de uso da Secretaria da Fazenda do Estado.

2. Quem precisa emitir a NFe?

As empresas em geral não são obrigadas a emitir NFe. Entretanto, muitas fazem essa opção para otimizar processos internos, com ganhos em organização, agilidade e sustentabilidade do negócio.

Mas há exceções. Os protocolos ICMS 10/07 e ICMS 42/09, disponíveis no portal do Conselho Nacional de Política Fazendária, do Ministério da Fazenda, estabelecem quais categorias são obrigadas a emitir a NFe.

Além disso, há outros 3 casos de empresas obrigadas a usar a NFe:

as que têm suas atividades ligadas, direta ou indiretamente, à Administração Pública;
as que fazem vendas para fora do Estado em que estão localizadas;
as que estão envolvidas em atividades de exportação ou importação.
3. Como emitir a NFe?

Como dissemos acima, para emitir a NFe, além de um CNPJ é preciso obter um Certificado Digital, credenciar a empresa na Secretaria da Fazenda do Estado e contar com um software emissor da NFe, que em geral pode ser baixado no portal da própria Secretaria.

Com isso, a Secretaria da Fazenda, a partir de um arquivo eletrônico enviado pelo vendedor, fará a verificação e enviará o protocolo com a autorização de uso para que a nota possa ser emitida.

4. O que é Certificado Digital?

De maneira bem simples, Certificado Digital é uma forma de fazer uma assinatura digital com validade jurídica.

Isso permite que empresas e pessoas possam assinar e se identificar de qualquer lugar, com garantia de segurança nas transações eletrônicas e em outros serviços on-line.

5. A NFe dispensa a necessidade da nota fiscal física?

Sim. Estabelecimentos credenciados na Secretaria da Fazenda mas que não são obrigados a emitir a NFe podem usá-la em substituição à nota fiscal em papel, modelo 1 ou 1A.

Já os estabelecimentos que são obrigados a emitir NFe devem fazer isso para todos os casos em que seria necessário emitir nota fiscal modelo 1 ou 1A (exceto em situações previstas na própria legislação).

Porém, no caso de empresa obrigada ou voluntariamente credenciada, a NFe substitui apenas as operações anteriormente cobertas por notas fiscais modelo 1 ou 1A. Nas demais situações, as versões físicas devem ser emitidas junto com a eletrônica.

6. É possível alterar uma NFe já emitida?

Não, pois qualquer alteração invalidaria a assinatura digital da nota. Mas há alternativas!

É possível cancelar a NFe em certas condições, gerando um arquivo XML específico. Nesse caso, o pedido de cancelamento deve ser autorizado pela Secretaria da Fazenda.

Também é possível emitir uma NFe complementar, ou uma NFe de ajuste, conforme o caso, de acordo com determinadas condições.

Além disso, no caso de erros em campos específicos da nota, é possível arrumá-los por meio de uma Carta de Correção, que deve ser enviada à Secretaria da Fazenda.

Em suma, essa é uma modalidade de documento que gera mais praticidade e organização à empresa. Agora que você já tirou várias dúvidas sobre a NFe, que tal aprimorar ainda mais seus conhecimentos sobre contábeis e administrativos? Assine nossa newsletter!

Gostou deste post? Assine nossa newsletter para receber mais conteúdos interessantes como este no seu e-mail!

Siga-nos no FacebookInstagram e Twitter, ou receba todos os conteúdos pelo nosso canal no Youtube!

Stevens Fraga

Vila Velha ES

 

Busca

Anúncio

Anuncio

Mídias Sociais como Estratégia de Vendas

× Como posso te ajudar?
%d blogueiros gostam disto:
Topo