BLOG - Fale com stevens fraga

Stevens Fraga - Coaching Financeiro - Cientista Contábil, Especialista em Direito Tributário, Especialista em Marketing

Conheça as 5 melhores dicas para quem quer abrir uma empresa

Conheça as 5 melhores dicas para quem quer abrir uma empresa

Abrir uma empresa é o sonho de muita gente. Também é possível dizer que essa é uma ótima opção para quem está procurando uma oportunidade para empreender ou até mesmo para superar alguma dificuldade.

Porém, é um processo que não pode ser feito de um dia para o outro, pois exige certa preparação e alguns cuidados devem ser tomados. Há muitas decisões importantes em jogo antes que esse sonho possa sair do papel.

É por isso que preparamos cinco dicas para qualquer pessoa que já esteja pensando em começar essa jornada. Confira!

1. Elabore um plano de negócios antes de abrir uma empresa

Antes de qualquer passo é bom entender quais são suas expectativas e também seus objetivos. Por isso, é essencial delinear um plano de negócios. Sem ele, a empresa pode fracassar em pouco tempo.

É esse documento que vai ajudar na organização e no cronograma de ações do investimento. Ou seja, ele será um guia para sua rotina. E o melhor é que, para começar um plano de negócios, não precisa de muita coisa.

Defina a estrutura operacional juntamente com um esquema financeiro bem detalhado, envolvendo capital de giro, custos e previsão de rentabilidade da empresa nos três primeiros anos.

Além disso, é preciso pensar desde o início na aquisição de clientes, então, é aconselhável desenvolver uma estratégia de marketing que ajude a identificar e restringir o mercado em que você vai trabalhar, seu público-alvo e possíveis modelos de venda.

2. Escolha o melhor regime de tributação

Você já deve imaginar que a abertura de uma firma envolve decisões burocráticas. Uma delas é optar por um regime de tributação e deve ser tomada logo nos primeiros momentos.

Estude todas as modalidades existentes, que são: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. Com isso em mente, observe as particularidades de cada uma e selecione a opção que melhor se encaixa em seu planejamento e no tipo de negócio.

A tendência entre a maioria dos empreendedores é optar pelo Simples Nacional ou pelo Lucro Presumido pelo fato de não haver histórico de margem de lucro da empresa. Mas, se há previsão de prejuízos no início, o Lucro Real pode ser a melhor escolha. Na dúvida, pesquisas na internet, uma consultoria especializada ou até um sócio com experiência podem ajudar.

3. Busque capacitação e conhecimento na área

Por mais que você já conheça o mercado em que está querendo entrar, a busca por conhecimento nunca é demais. É importante fazer cursos de capacitação na área, visando entender melhor as necessidades que você terá durante esse trajeto.

Também é preciso aprender mais sobre segmentos que não são o ponto forte da sua formação profissional. Nessa fase inicial, o dono do empreendimento deve fazer um pouco de tudo, por isso, diversos cursos podem ajudar a lidar com a operação diária.

4. Tenha capital de giro

Já sabe como vai fazer para manter as despesas de sua empresa no primeiro ano? Isso é o que chamamos de capital de giro e é essencial que ele seja pensado com cuidado antes de dar entrada no processo de abertura. Lembre-se: é normal e até esperado que não haja lucro logo de cara, mas os gastos continuarão aparecendo.

A principal razão para isso é o tempo de adaptação ao mercado que pode culminar em um fluxo de caixa muito baixo no início. Então, esteja sempre preparado para arcar com as despesas básicas que permitam a existência do negócio.

5. Deixe suas finanças pessoais bem separadas

Misturar as finanças pessoais do dono com as da empresa é uma das principais razões para um desastre no empreendedorismo.

Para evitar frustrações e confusões de natureza contábil, comece estipulando um salário para você mesmo. Ele deve ser retirado juntamente com os vencimentos dos demais funcionários.

Outro ponto importante é controlar corretamente o caixa: evite fazer retiradas fora da data estipulada para pagamentos. Assim, o dinheiro estará sempre bem controlado.

Você possui mais alguma dica para quem quer abrir uma empresa? Deixe um comentário nesse artigo!

Stevens Fraga

Fraga Contabilidade

Vila Velha ES

Busca

Anúncio

Anuncio

Mídias Sociais como Estratégia de Vendas

× Como posso te ajudar?
%d blogueiros gostam disto:
Topo