BLOG - Fale com stevens fraga

Stevens Fraga - Coaching Financeiro - Cientista Contábil, Especialista em Direito Tributário, Especialista em Marketing

Você sabe qual a importância do plano de negócios para PMEs?

Você sabe qual a importância do plano de negócios para PMEs?

Mais de 95% dos negócios do país são representados por empresas de pequeno porte. Mesmo sendo em grande número, elas são as mais propensas a quebrar justamente por falta de planejamento e conhecimento de mercado.

Segundo pesquisa do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), 16,32% desses empreendimentos encerram suas atividades com menos de um ano de vida e 44,95% duram apenas cinco anos.

Não há dúvida da importância do plano de negócios para o crescimento e a segurança dessas empresas.

Pensando nisso, separamos tudo o que você precisa saber sobre o plano de negócios para a sua companhia. Confira!

O que é um plano de negócios?

É um documento criado pelo empreendedor onde são definidas as diretrizes do negócio.

Ele é composto de informações financeiras (quantidade de capital para cobrir as despesas), de marketing (ideias de produtos, perfil dos clientes, capacidade de vendas, número de concorrentes etc.) e operacionais (leiaute, estrutura física, nível de produção, número de empregados etc.).

O mais importante em um plano de negócios é que os detalhes estejam bem definidos. Assim, o empresário pode ter uma visão clara do que é a sua empresa e de que caminho ela tomará nos próximos anos.

Para os iniciantes, essa ferramenta é a garantia de criar um negócio bem mais estruturado.

Qual é a utilidade e a função dessa ferramenta?

O objetivo é que o empresário tenha uma orientação bem detalhada do seu negócio e que seja um guia para os planos de curto, médio e longo prazo.

O principal é que o auxilie na definição do ramo, produtos e serviços que serão oferecidos e que possa apresentar uma visão geral de todos os aspectos da empresa, comprovando assim que a ideia é válida.

O plano de negócios também é muito útil como representação do empreendimento quando há necessidade de conquistar novos investidores ou sócios.

Também pode ser uma ferramenta útil para reconduzir companhias que já estão no mercado há certo tempo ou mesmo as que pretendem lançar um novo produto.

Quais são os benefícios de se ter um plano de negócios?

É uma ferramenta importante para os investidores

Esse documento tem papel fundamental para que investidores, sócios, acionistas e instituições financeiras possam compreender melhor o seu negócio. Além de apresentar a estrutura da sua empresa, auxilia na decisão sobre se vale ou não a pena aplicar no seu projeto.

Para se ter uma ideia, até para garantir os financiamentos é uma importante ferramenta, sendo na verdade um cartão de visitas para trazer boas propostas.

Auxilia no planejamento estratégico

Ao estar bem definido o que é a sua empresa e quais são os principais pilares de trabalho, será possível desenvolver esboços futuros.

Além disso, pelo perfil do seu empreendimento consegue-se arquitetar objetivos mais acertados e antecipar as ações para atingi-los.

Mais do que definir o agora, o plano de negócios ajudará a determinar as estratégias futuras da sua companhia.

Ajuda a criar uma visão global e com foco na empresa

Não tem jeito — no momento em que o empresário começar a definir o negócio, ele terá um conhecimento profundo de todas as suas partes.

Também será obrigado a estabelecer qual é a missão e os valores que constituem o seu modo de operar. Obviamente, isso permitirá ampla visão da sua companhia e se o projeto vale a pena ou não.

Afinal, sabemos que muitas ideias podem parecer muito boas no papel, mas quando colocadas na prática são um verdadeiro desastre. Com um plano de negócios ficará mais fácil lidar com essa questão.

Agora que você entendeu a importância do plano de negócios para a sobrevivência de uma empresa, comente se este post foi útil. Estamos ansiosos para saber!

Stevens Fraga

Fraga Contabilidade

Vila Velha ES

Busca

ALTERAÇÕES DO SIMPLES NACIONAL PARA 2018

DE R$ 100,00 por R$ 49,90

Anúncio

Anuncio

%d blogueiros gostam disto: