BLOG - Fale com stevens fraga

Stevens Fraga - Coaching Financeiro - Cientista Contábil, Especialista em Direito Tributário, Especialista em Marketing

Veja a importância do planejamento tributário para sua empresa!

Veja a importância do planejamento tributário para sua empresa!

Para empreender é preciso mais do que somente oferecer soluções relevantes para o mercado. É necessário também que a empresa se organize adequadamente. E quando falamos em organização devemos considerar os fatores externos, como a carga tributária. O Brasil é um país que possui um dos mais elevados impactos do mundo em termos de encargos, o que prejudica muito os empreendedores. É por isso que não devemos desprezar a importância do planejamento tributário.

A carga tributária é uma das causas para tantos casos de sonegação fiscal. Entretanto, é possível atuar para evitar esse impacto de maneira legal, ou seja, realizando o planejamento tributário. Saiba mais sobre ele e o que ele oferece para a sua empresa.

Permite uma ação preventiva em relação aos tributos

Um planejamento tributário, também chamado de elisão fiscal, permite a criação de procedimentos a serem adotados anteriormente ao fato gerador, ou seja, práticas que visam tornar a cobrança de impostos e taxas menos custosa para a empresa. É o oposto do que acontece na sonegação fiscal, que acontece quando as medidas são adotadas posteriormente ao fato gerador.

É perfeitamente legal usar estratégias para reduzir os custos da empresa via elisão fiscal, algo que profissionais da área contábil podem fazer de maneira criteriosa. Este é o melhor caminho para a adequada definição do regime tributário.

No Brasil, as empresas podem optar por determinado regime para a realização do cálculo de seus impostos. As opções disponíveis são:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Real;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Arbitrado.

O fato é que para escolher o regime ideal é preciso fazer uma análise ampla a respeito de fatores como lucro obtido e ocupação profissional da empresa. É neste ponto que trabalhar com um planejamento tributário faz toda a diferença.

Com uma equipe qualificada, torna-se mais fácil compreender as possibilidades da companhia dentro de cada opção e assim escolher o enquadramento mais vantajoso para ela.

Oferece mecanismos para reduzir gastos

Quando a empresa realiza um planejamento tributário, ela pode fazer melhor uso das possibilidades que a lei apresenta. Um exemplo disso são os Incentivos Fiscais. Com eles, você pode destinar parte dos seus tributos a projetos sociais do governo, consequentemente, obtém como benefício a exposição da sua marca diante de uma audiência considerável.

Isso significa que desenvolvendo um planejamento tributário eficiente, a empresa pode se aproveitar dos incentivos fiscais para direcionar a sua estratégia de marketing e assim economizar com campanhas.

Trata-se de uma maneira inteligente de gerar economia para o empreendimento.

Combate o desperdício

Assim como cidadãos comuns, empresas também sofrem com o desperdício de dinheiro. Gastos desnecessários como em impostos não obrigatórios, são comuns, principalmente entre empreendedores de primeira viagem.

É por isso que, com uma política voltada para o devido entendimento da lei e das obrigações que ela impõe, a companhia pode definir exatamente o que precisa ser gasto em cada obrigação. Isso ajuda na lucratividade e, consequentemente, permite ao negócio crescer de forma ordenada.

Entendeu a importância do planejamento tributário? Então não perca tempo e assine a nossa newsletter para saber mais sobre o assunto.

Stevens Fraga

Vila Velha ES

Busca

Anúncio

Anuncio

Mídias Sociais como Estratégia de Vendas

× Como posso te ajudar?
%d blogueiros gostam disto:
Topo