Site que cria documentos jurídicos legais automaticamente chega ao Brasil

Site que cria documentos jurídicos legais automaticamente chega ao Brasil

documentos juridicos

SÃO PAULO – Obter documentações com validade na justiça é uma atividade que, além de trabalhosa, leva tempo e dinheiro que nem sempre estão disponíveis para quem precisa. Podendo demorar dias ou até meses, a busca por advogados especializados e a obtenção de papeis simples pode ser cansativa e dificultar trabalho e rotina.

Para melhorar este cenário e facilitar a obtenção de documentos que são praticamente padrões, a startup francesa Wonder.Legal usa inteligência artificial para,a partir de questionário simples ao usuário, criar a estrutura completa dos documentos mais comuns buscados por pessoas físicas e jurídicas. Lançada na França em 2015, a empresa chega agora também ao Brasil.

Criar um documento depende apenas de duas etapas: a escolha do modelo e o preenchimento de um questionário com respostas simples. O documento é elaborado automaticamente conforme as respostas e, em alguns minutos, está pronto.

O acesso ao resultado é fornecido mediante pagamento de taxa que, de acordo com a assessoria, sai muito mais em conta do que o cobrado por advogados especializados. Diferentes documentos, claro, possuem valores e questionários específicos.

Entre os papéis criados pelo Wonder.Legal estão contratos de locação de imóveis, autorização de responsável para viagem desacompanhada de menores de idade, contratos de trabalho, termo de confidencialidade e contrato social para empresas. “Em menos de um ano, serão mais de 150 modelos, como já acontece na França”, diz a assessoria de imprensa da companhia.

Para criar essa plataforma intuitiva, a empresa precisou de três anos de pesquisa e desenvolvimento (P&D). “O maior desafio era programar um sistema que adaptasse os documentos às necessidades individuais de cada usuário”, analisa Jeremie Eskenazi, fundador do Wonder.Legal.

O site emprega uma equipe de juristas internacionais que desenvolvem a base dos documentos do site e “programam” as alternativas de personalização.

Apesar disso, a empresa garante não ter a intenção de competir com advogados, mas sim oferecer um complemento a este trabalho. De acordo com um comunicado da companhia, não há trabalho de resolução de dúvidas individualmente e consultas com especialistas muitas vezes ainda são necessárias.

Por enquanto, cada documento tem seu valor, mas a equipe trabalha em uma oferta de assinatura que permitirá que os advogados acessem toda a biblioteca de modelos jurídicos ilimitadamente.

Mensagem do Editor

Ei, tudo bom?

Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.

E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!

 

Infomoney

comentário:

O advogado pode ser o taxista da vez. Por isso, precisamos inovar sempre! será novo Uber?

Compartilhe esse post

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Nós utilizamos cookies: Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.