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Stevens Fraga - Coaching Financeiro - Cientista Contábil, Especialista em Direito Tributário, Especialista em Marketing

Livro caixa para médicos economizarem impostos – IRPF

O livro caixa é uma escrituração quase que obrigatória para quem tem uma empresa. Esse material pode ajudar médicos economizarem impostos, isso porque você pode comprovar seus gastos e ganhos e economizar na hora de declarar o imposto de renda por exemplo.

médicos economizarem impostos

Mas o que bastante ocorre para atrapalhar de os médicos economizarem impostos é que, às vezes, as pessoas responsáveis pela parte financeira acabam esquecendo de elaborar o livro caixa, ou, quando não esquecem, acabam esquecendo de colocar os valores corretos de tudo que entra e tudo o que sai da empresa, isso desde as contas de energia até pagamento a funcionário de limpeza, por exemplo.

Quando isso acontece, a empresa não consegue fechar e comprovar corretamente todos os valores ganhos e gastos por ela. Assim, os médicos economizarem impostos fica mais difícil, pelo fato de não comprovarem corretamente os valores da empresa. Para evitar isso, nós vamos mostrar agora alguns erros comuns que são cometidos na hora de fazer a escrituração das despesas e ganhos da empresa no livro caixa.

A organização das finanças do consultório é fundamental.
Manter o controle dos gastos permitirá que o profissional de saúde encontre oportunidades de economia no dia a dia, afinal, conhece e identifica quais são suas principais despesas.

Além disso, o conhecimento dos procedimentos que mais fornecem receita, podem ajudar a clínica no ponto de vista estratégico e também financeiro.

Outra grande importância da gestão financeira  é o fisco.

Estar a par de suas responsabilidades fiscais o protegerá de problemas futuros com a Receita Federal – o que representa uma grande economia de tempo e dinheiro.

Neste artigo, mostraremos duas ferramentas para gestão das contas da clínica – o Fluxo de Caixa e o Livro Caixa – e suas diferenças, explicando as razões e ensinando para que serve cada um deles.

Também o ajudaremos a entender como eles podem ser utilizados no seu dia a dia como um aliado na gestão, mas principalmente na questão tributária do seu consultório ou clínica.

O que é Livro Caixa?

O registro em Livro Caixa deve ser feito por aqueles profissionais autônomos e liberais, que possuem rendimento de trabalho não assalariado.

Mas por que isso é importante? Os registros de pagamentos e recebimentos devidamente feitos no Livro Caixa servem, além de uma ferramenta financeira, para fins de imposto de renda, uma vez que muitas das despesas ali registradas podem ser deduzidas da base de tributação.

Com a utilização do Carnê Leão poderá ser feita a escrituração do Livro Caixa por sistema eletrônico, sendo que os valores recolhidos mensalmente ficarão devidamente registrados e deverão ser exportados no ajuste anual do IRPF.

 

Livro caixa e Fluxo de caixa

Aqui, são dois conceitos bem diferentes, pois no primeiro existe a necessidade de um registro obedecendo algumas formalidades, como data do registro, breve histórico, além das entradas e saídas e saldo atual utilizando a metodologia de débito e crédito.

Já o fluxo de caixa é um instrumento financeiro e sua utilização é somente gerencial, comparando as entradas com as saídas e apresentando o saldo final de movimentação de recursos de um determinado período.

Ajuste anual do Imposto de Renda

Ao proceder ao ajuste anual, o médico que trabalhou em consultas com diferentes pacientes e fez a escrituração do Livro Caixa informa os valores recebidos na parte denominada “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior”.

Caso o dentista ou medico tenha executado algum tipo de serviço para pessoa jurídica, o campo a ser preenchido é o “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Jurídicas”.

Exemplos de despesas e receitas

As receitas são facilmente apresentáveis, pois são os valores que um médico obtém decorrentes da atividade normal de sua clínica ou de seu consultório.

Estes valores podem vir de particulares ou de convênios médicos.

Já as despesas são aqueles gastos que um médico se obriga a realizar para poder exercer sua profissão normalmente, como materiais de procedimentos e até os gastos com uma secretária entram, pois permitem que a atividade seja melhor realizada.

Uma vantagem está aqui, pois o trabalho que foi feito uma vez poderá ser aproveitado.

As deduções são incluídas na coluna Livro Caixa na parte conhecida como “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Físicas e do Exterior”.

Mas que deduções são estas?

Despesas de custeio

As despesas de custeio, desde que estejam ligadas à atividade principal do profissional, poderão ser deduzidas do imposto de renda.

Entre essas despesas estão o aluguel, os gastos com contas de consumo como energia elétrica, água e telefone, que são utilizados no dia-a-dia e possuem os documentos que comprovam a ocorrência.

Participação em congressos e seminários

As despesas gerais como passagens, hospedagem, deslocamento, alimentação e até mesmo inscrição em congressos e seminários da área podem ser relacionadas em Livro Caixa e deduzidas da base tributável do IR.

Aquisição de hardware, software e livros

Assim como as despesas de custeio, que podem ser classificadas como os gastos rotineiros, tais como utensílios e materiais de expediente, os gastos com aquisição de hardware e software que sejam utilizados para desempenho de atividades médicas, assim como livros pertinentes à área de saúde irão compor a base de deduções do IR.

Assinatura de publicações da área

Com a devida comprovação e registro, a assinatura de publicações da área poderá ser deduzida da base de tributação do IR.

No entanto, todos os documentos relativos a essa operação precisam estar disponíveis, já que podem ser requisitados.

Despesas não dedutíveis

Tome cuidado com as despesas não dedutíveis, que são aquelas que não poderão ser informadas em sua declaração.

Entre elas estão despesas com transporte e locomoção, tíquetes de caixa registradora que não discriminam o gasto envolvido, depreciação de bens e benfeitorias em imóveis próprios.

Erros que dificultam para os médicos economizarem impostos

O principal erro que as pessoas cometem e que dificulta para os médicos economizarem impostos são os erros na escrituração. Isso pode acontecer por alguns motivos. Às vezes o responsável por colocar alguma informação nos livros contábeis não é o indivíduo que habitualmente faz esse serviço, e, dessa forma, a chance de erro por parte dele é grande.

Outra atitude comum que pode acabar fazendo com que existam erros na escrituração é pelo fato da pessoa responsável pelo trabalho, acabar juntando vários lançamentos para passar de uma vez para o livro caixa. O ideal é que a cada mudança na parte econômica entro da empresa o responsável por esse segmento logo faça o lançamento deste serviço para o livro caixa, essa forma de trabalho diminui bastante a chance de erros acontecerem.

Os principais erros que acontecem são o lançamento de valor errado, rasuras na escrituração, lançamento duplicado de valor, inversão das contas, erro na redação do histórico da entrada ou saída de determinado valor, espaços em branco na escrituração, entre outros.

Caso esses tipos de erros aconteçam, você deve declarar detalhadamente o erro na escrituração. As retificações acontecem em estorno, lançamento retificativo, lançamento de transferência, lançamento complementar ou ressalva.

No caso de erros, o estorno é usado quando acontece uma duplicidade de um mesmo lançamento contábil, ou apenas pelo erro de lançamento da conta debitada ou da conta creditada. Para corrigir o erro, você deve realizar somente o estorno do lançamento feito a mais, ou seja, do lançamento “número 2” do mesmo valor.

O lançamento retificativo serve para que você consiga corrigir erros por conta dos valores lançados de maneira errada.

Com esse método, você consegue estornar parte do lançamento equivocado, e, assim, corrige os registros de maior importância.

Se o erro for de lançar um valor maior do que o real, você pode estornar todo o lançamento errado e depois faz o lançamento correto, outra opção é estornar apenas a diferença entre o lançamento errado e o valor real. No caso de o lançamento ser de um valor menor do que o real, você pode utilizar o método de lançamento complementar, que é similar ao retificativo.

Tudo isso ajuda a você não cometer erros na escrituração do livro caixa, dessa forma é possível de os médicos economizarem impostos. Para mais detalhes, você pode acessar as nossas mídias sociais e tirar dúvidas.

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