BLOG - Fale com stevens fraga

Stevens Fraga - Coaching Financeiro - Cientista Contábil, Especialista em Direito Tributário, Especialista em Marketing

Como controlar as contas a pagar e receber ?

Como controlar as contas a pagar e receber ?

 

bg-diferenciais-da-revisao-de-tributos-federais

Entenda direitinho cada um dos conceitos

Uma conta a pagar nada mais é que uma obrigação financeira qualquer assumida pela empresa — que pode ser relativa às contas de água, de luz e de telefone, assim como ao aluguel e muito mais. Até aí tudo dentro dos conformes, certo? Mas o que muitas vezes acontece é que, por mais que as empresas possuam o dinheiro para quitar tais obrigações financeiras, não têm organização e planejamento suficientes para colocar tudo devidamente em dia.

Já se você não sabe ao certo o que é uma conta a receber, vale dizer que esse direito está relacionado aos ativos que a empresa tem a receber, normalmente advindos de vendas a prazo. Esse é, portanto, um dos maiores bens de qualquer negócio. Independentemente do motivo, deixar de receber esses pagamentos ou cobrar os clientes de forma indevida gera péssimas consequências.

Uma vez que não manter as contas a pagar e a receber sob controle pode causar grandes problemas e prejuízos para a empresa, é fundamental que o responsável pelo setor financeiro do negócio faça um bom planejamento para evitar, assim, dores de cabeça no futuro.

Limite as dívidas à realidade da empresa

Muitas vezes, a empresa acaba contraindo um montante maior de dívidas para investir em algum item ou serviço, achando que, no futuro, essa aplicação será recompensada. Mas como não se pode ter certeza desse retorno, o melhor é nem sequer arriscar, evitando assim maiores problemas.

Conte com um bom planejamento financeiro

Um bom planejamento financeiro empresarial deve incluir um fluxo de caixa organizado, englobando todas as contas a receber, assim como os gastos e os pagamentos futuros do negócio. Isso porque a falta de conhecimento sobre o próprio empreendimento acaba se tornando um dos piores problemas que as pequenas e médias empresas podem ter que encarar.

Nesse contexto, uma boa dica é contar com softwares que o auxiliarão, avisando quando a data do pagamento estiver se aproximando. Assim, o empreendedor estará sempre por dentro de tudo que acontece na parte financeira do seu negócio, deixando uma margem bem menor para falhas.

Evite juros e antecipe os pagamentos

Já parou para pensar que eventuais multas e juros podem multiplicar exponencialmente as contas a pagar ao final de cada mês? Por isso, para não perder parte de seu orçamento nessa reparação, faça absolutamente de tudo para quitar seus débitos sempre nas datas corretas. Além do mais, vale ressaltar que é mais que possível obter descontos em algumas contas quando o pagamento é antecipado. Dessa forma, além de a empresa poupar dinheiro, também ficará com uma boa reputação perante seus fornecedores.

Renegocie suas contas a pagar

Ao manter as contas a pagar e a receber sob controle, é muito provável que a empresa consiga perceber que não será capaz de pagar as contas devidamente. Sabendo disso, o melhor é não perder tempo, procurando renegociar o valor o mais rapidamente possível. Lembre-se de que atrasar os pagamentos só fará com que os gastos e as preocupações aumentem.

Quando o gestor financeiro não consegue controlar os gastos e pagamentos da empresa, as chances de surgirem problemas são enormes! Então trate de manter as contas a pagar e a receber sob controle, prolongando ao máximo a saúde do seu negócio!

Aqui aqui para baixar sua PLANILHA DE CONTAS A PAGAR e CONTAS A RECEBER  GRATUITAMENTE.

botao

 

 

Stevens Fraga

Consultor

Fraga Contabilidade

 

%d blogueiros gostam disto: