BLOG - Fale com stevens fraga

Stevens Fraga - Coaching Financeiro - Cientista Contábil, Especialista em Direito Tributário, Especialista em Marketing

BLACK FRIDAY NESSA SEXTA FEIRA FIQUE LIGADO

São Paulo — Nesta sexta-feira, acontece a Black Friday, a grande liquidação anual realizada depois do Dia de Ação de Graças. Tradicional nos Estados Unidos, a sexta-feira de ofertas vem ganhando força no Brasil. Mais de 300  lojas devem aderir neste ano e oferecer descontos que, em alguns casos, chegam a 70%. E, como sempre, a maioria das ofertas deve ser de produtos eletrônicos.

A data também é explorada por criminosos, que procuram atrair consumidores menos cuidadosos com ofertas irresistíveis na web. Sites falsos que coletam dados de cartões de crédito são um tipo de fraude comum nessas situações. Veja alguns cuidados com a segurança para se proteger desses crimes digitais.

1 Endereço

Certifique-se de que o endereço (URL) da página em que você está comprando é mesmo o da loja. Ele deve terminar em algo como “empresa.com.br”, onde “empresa”, claro, é o nome da loja. Cuidado com endereços como “empresa.servidor-x.com.br”. Nesse caso, você estaria se conectando ao servidor-x disfarçado com o nome da empresa. É um indício de que esse pode ser um site falso.

2 Conexão segura

Todas as lojas online sérias usam conexões criptografadas na hora de transmitir os dados dos consumidores em segurança. Isso é indicado pela sequência de caracteres “https://” no início do endereço da página onde é feito o pagamento. Se, nessa página, a sequência foi “http://” (sem o “s”), os dados serão transmitidos de forma insegura e poderão ir parar nas mãos de criminosos.

3 Observe os sinais

Os browsers sinalizaram quando uma conexão é segura e leva a um site com identidade confirmada. Um cadeado fechado é o símbolo normalmente usado para isso. Em alguns casos, o link aparece na cor verde. Clicando no símbolo do cadeado, podem-se ver outras informações sobre a segurança do site.

Reprodução

Informações sobre a segurança de um site no Google Chrome

Clicando-se no símbolo do cadeado, o browser (nesta imagem, o Google Chrome) exibe Informações sobre a segurança do site

Busca

REFORMA TRABALHISTA – Workshop gratuito

Anúncio

Anuncio

%d blogueiros gostam disto: