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Stevens Fraga - Coaching Financeiro - Cientista Contábil, Especialista em Direito Tributário, Especialista em Marketing

Atendimento ao cliente pode ser um diferencial para as empresas

Você sabia que o atendimento ao cliente pode ser um importante diferencial competitivo para a sua empresa? É que com ele é possível ter benefícios que vão desde a construção de um melhor relacionamento com um número maior de pessoas até o aumento no número de vendas realizadas.

Entretanto, oferecer um bom atendimento vai muito além de tratar bem o consumidor, algo que é essencial, sendo necessário adotar algumas práticas que nem sempre são valorizadas pelas organizações.

Quer saber quais são elas? Então, siga conosco e acompanhe.

Treinamento

Não tem segredo. O melhor caminho para tornar o atendimento de sua empresa qualificado e diferenciado em relação à concorrência é treinando a equipe. É preciso que cada ação tomada pelo colaborador aconteça de maneira previamente pensada, de modo que a empresa tenha total controle sobre a maneira como se dará o relacionamento com o cliente.

Ao estabelecer objetivos e treinar as pessoas para atingi-los, você direciona o foco das atividades e cria a política da casa. Além disso, é preciso treinar não apenas tecnicamente, mas também pensando nas atitudes e comportamentos necessários para que a relação com os colaboradores seja um ponto forte na maneira como os clientes veem a sua empresa.

Manutenção do relacionamento

É importante que a empresa não tenha a venda como ponto final no relacionamento com o cliente. É preciso que o pós-venda seja construído de maneira a oferecer ao consumidor a mesma quantidade de vantagens que a empresa oferece quando está para vender o produto.

Isso gera engajamento, faz com que os clientes se sintam seguros para fazer novos negócios com a sua empresa e, melhor, os motiva a divulgar a sua marca de maneira positiva, permitindo a ela conquistar novos clientes de maneira espontânea.

Personalização

Outro aspecto que costuma diferenciar companhias estabelecidas do mercado daquelas que tem tido dificuldades recorrentes é a personalização de seus serviços.

Quando isso acontece, o consumidor passa a ver a sua empresa como uma aliada na tomada de decisões, algo que é significativo diante de variadas oportunidades que o mercado apresenta, inclusive quando a concorrência tem soluções parecidas com as suas.

O atendimento personalizado garante uma experiência mais satisfatória ao consumidor, pois se dá no entendimento do seu comportamento, considerando hábitos, preferências e outras características próprias.

Disponibilidade

Um bom atendimento começa com uma boa exposição. É preciso mostrar ao cliente que ele pode contar com os seus serviços diante de qualquer eventualidade. Isso faz com que ele confie no seu trabalho.

Sendo assim, invista. Encontre os canais mais apropriados para o seu público e ocupe espaço neles. Se você atua no ambiente online, por exemplo, disponibilize opções como chats, e-mails e perfis nas redes sociais para atendimento imediato.

Soluções como FAQ’s também são muito interessantes, pois disponibilizam uma série de perguntas e respostas envolvendo as dúvidas mais frequentes em relação às atividades da sua organização.

Mensuração dos resultados

Trabalhe com indicadores de desempenho para saber se sua companhia tem apresentado resultados compatíveis com suas necessidades.

Essa é a melhor maneira para garantir a evolução dos processos dentro da empresa. Indicadores de efetividade e de desempenho de processos, por exemplo, bem como pesquisas de satisfação dos clientes, por meio de formulários e questionários, são essenciais para dar a você os parâmetros que precisa para mensurar seus resultados em atendimento. Não abra mão deles.

Alguma dúvida sobre como melhorar o atendimento ao cliente? Deixe sua pergunta aqui nos comentários.

Stevens Fraga

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